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PublicouEric Sacramento Van Der Vinne Alterado mais de 6 anos atrás
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Recursos Humanos II Professora: Ana Paula Cossmann 4 período 2017.2
UDC- Faculdade Educacional de Medianeira
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A terceirização em RH No final da década de 90, as organizações aderiram ao sistema de terceirização de alguns serviços, sob o argumento de que, nessas condições, há um menor custo e uma maior especialização nos serviços executados.
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O que é terceirização? É o ato de repassar a execução de uma ou mais tarefas ou serviço a um profissional ou empresa sem vínculo empregatício com a tomadora desse serviço, estabelecendo-se condições contratuais de custo, prazo e resultados esperados, entre outras.(Marras p )
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Na ARH, as áreas mais terceirizadas segundo MARRAS (2000), são:
Restaurante; Limpeza; Segurança patrimonial; Transporte; Segurança e medicina do trabalho; Treinamento.
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Ao se falar em terceirização de RH, é importante deixar claro dois pontos:
O que se terceiriza é a execução e eventualmente o controle operacional dos serviços; A gestão e a responsabilidade dos resultados devem sempre ser atribuídos à ARH.
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A pesquisa realizada por Tose (1997) mostra-nos que a atividade menos terceirizada (ou aquelas em que menos se pensa em terceirizar), pela ordem são as seguintes: Tabela: Atividades menos terceirizadas, segundo TOSE Atividades % Planejamento de RH 54,1 Avaliação de Desempenho 51,8 Registros e Controles 49,7 Folha de Pagamento 46,7 Comunicações 43,7 Cargos e Salários 42,2 Administração de Benefícios 41,4 Administração da Qualidade de Vida 40,0
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Certos contratos de terceirização permitem pensar, pelos resultados que apresentam, que realmente é compensador do ponto de vista: - Custo -Qualidade Para algumas empresas é preferível assumir um custo maior ao realizá-los com pessoal da própria empresa, tendo em vista o nível de qualidade que se exige dos resultados finais e que em determinados casos não são atingidos com empresas contratadas (terceirizadas).
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Um outro ponto que se deve levar em conta na decisão de terceirizar o RH ou não é a: Confidencialidade Quando as questões envolvem programas de treinamento, desenvolvimento, motivação ou políticas de RH é de extrema importância análise com extremo cuidado, pois envolvem atitudes e comportamentos tanto da empresa como dos funcionários da empresa.
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Como exemplo: A decisão de terceirizar um serviço de seleção de pessoal traz uma importante questão de avaliar, nos candidatos, o conjunto de valores e crença que sustentam toda a organização. Por isso é importante que a equipe de selecionadores esteja intimamente ligada com todos os aspectos culturais da organização e observe o candidato sob um ângulo holístico.
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Referências MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3ª ed. São Paulo: Futura, TOSE, Marília de Gonzaga e Silva. A evolução da gestão de recursos humanos no Brasil. Dissertação de mestrado, FEA-PUC-SP, 1997)
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