A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Geórgia Feitosa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Geórgia Feitosa"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Geórgia Feitosa

2 INÍCIO Final do século XIX Princípio Chave:
Uma análise das partes nunca poderá proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo é definido pelas relações e interdependências. Não existe identidade separada do todo.

3

4

5 O sujeito seleciona o que é de seu interesse num dado momento.
Nossos desejos mobilizam a nossa percepção Nossos desejos são acionados pelo conhecimento de mundo que guardamos na nossa memória

6

7

8 CONCEITOS PRINCIPAIS O ORGANISMO COMO UM TODO o organismo em si
o organismo em seu meio não há diferença entre atividade física e mental as necessidades dominantes emergem como primeiro plano contra o fundo ( personalidade total) A ação responde a necessidade dominante

9 CONCEITOS PRINCIPAIS Movimento e energia

10 CONCEITOS PRINCIPAIS ÊNFASE NO AQUI E AGORA
o presente surge como ponte para situações (inacabadas) que ocorreram no passado os planos

11

12 CONCEITOS PRINCIPAIS A preponderância do como sobre o porquê
Todo elemento causa e é causado por outros A ideia é compreender as maneiras pelas quais esses elementos se comportam e nao seus porquês.

13 O que tem a ver com a arquitetura?
Gestalt também pesquisa outras qualidades de estética como: - Equilíbrio (por peso e direção, simetria e assimetria); - Desequilíbrio; - Contraste (por luz e tom, cor, vertical e horizontal, movimento, dinamismo, ritmo, passividade, proporção, escala, e agudeza);

14 Em um projeto arquitetônico uma ou mais unidades formais podem ser percebidas por meio de pontos, linhas, planos, volumes, cores, sombras, brilhos, texturas e vários outros atributos, isolados ou combinados entre si. Fazendo um circulo, podemos ter como intuito representar uma roda ou uma bola. Cabe-nos adotar critérios visuais que facilitem a interpretação visual da forma, afinal um objeto pode ser constituído por numerosas unidades.

15

16

17 A boa gestalt Agora vamos falar do que chamaremos de boa gestalt, as forças de organização da forma tendem a se dirigir tanto quanto permitem as condições dadas no sentido da clareza, da unidade e do equilíbrio, ou seja, as unidades que compõe o objeto alteram sua forma, seu equilíbrio, e assim o seu contexto.

18

19

20 Atividade Com base nesta aula, pense em incorporar ao seu projeto algum elemento de gestalt. Avalie se o perfil de seu cliente é compatível com o perfil de um sujeito ator ou observador. Verifique até que ponto o desequilíbrio pode deixá-lo desconfortável ou simplesmente encantado.


Carregar ppt "Professora Geórgia Feitosa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google