A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida"— Transcrição da apresentação:

1 Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida
Etapa OUTUBRO

2 Propostas para o mês de OUTUBRO
O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de ações de melhoria do ensino de leitura e matemática na sua rede a partir dos resultados da Prova Brasil Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

3 Propostas para o mês de OUTUBRO
Para a análise dos resultados finais da Prova Brasil 2015 de todas as escolas da rede municipal você poderá acessar o link abaixo: Colocar 2015 na escolha do ano.  Logo depois escolhe: Estado, Município e a dependência administrativa, no seu caso município e clicar em pesquisar. Irá aparecer um quadro com todas as escolas e uma coluna a direita: Resultado Final. Escolha a escola e clique no resultado Final. O Boletim da Escola com os indicadores contextuais e os resultados da Prova Brasil 2015 será disponibilizado. Selecionar a planilha de resultados por município.

4 Propostas para o mês de OUTUBRO
O que consta neste Boletim: Indicadores Contextuais Participação na avaliação Distribuição percentual dos alunos do 5o ano e 9o ano do Ensino Fundamental por nível de proficiência – Língua Portuguesa e Matemática. DCONT/SCHF

5 Consolidado resultados 2013 – 5o ano LP
Vamos começar a sistematização dos resultados da Prova Brasil Siga as mesmas orientações do slide 3 e no ano coloque Siga os demais passos e preencha os quadros abaixos com os resultados de cada escola no 5o e 9o ano de LP e MAT. Análise de resultados Prova Brasil 2013 LP 5º Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB EMEF Britânia  93,51  15,99 14,7 17,35 16,7 17,07  18,14

6 Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT
Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB EMEF Britânia  93,51 11,79  11,6 13,43 14,45 15,04  33,71

7 Consolidado resultados 2013 – 9o ano LP
Análise de resultados Prova Brasil 2013 LP 9o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB  EMEF Monte Carlo  82,18 34,09 20,28 12,55 19,76 9,79 3,53

8 Consolidado resultados 2013 – 9o ano MAT
Análise de resultados Prova Brasil 2013 MAT 9o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB  EMEF Monte Carlo  82,18 25,77 16,63 22,55 20,42 8,34 6,29

9 Consolidado resultados 2015
Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado. Análise de resultados Prova Brasil 2015 LP 9o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB EMEF Britânia 93,75 3,57 8,19 22,6 17,2 20,26 28,72

10 Consolidado resultados 2015
Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado. Análise de resultados Prova Brasil 2015 MAT 9o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB EMEF Britânia 93,75 2,98 2,88 10,59 17,94 22,07 43,56

11 Consolidado resultados 2015
Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado. Análise de resultados Prova Brasil 2015 LP 5o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB EMEF Pedrinhas 85,71 33,33 5,56 16,67 44,44

12 Consolidado resultados 2015
Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado. Análise de resultados Prova Brasil 2015 MAT 5o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB EMEF Pedrinhas 85,71 5,56 33,33 11,11 50

13 Consolidado resultados 2015
Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado. Análise de resultados Prova Brasil 2015 LP 9o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB EMEF Monte Carlo 82,35 24,52 19,29 16,5 20,71 14,56 4,41

14 Consolidado resultados 2015
Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado. Análise de resultados Prova Brasil 2015 MAT 9o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB EMEF Monte Carlo 82,35 18,54 17,2 26,41 17,4 16,75 3,69

15 Análise dos resultados
Atividade 1 – Analisar os resultados da Prova Brasil, respondendo as seguintes questões: Qual o percentual de alunos que realizaram a Prova Brasil em 2013 e 2015? Este indice melhorou a cada escola? Caso tenha sido abaixo de 95% em 2015, quais variáveis podem explicar as ausências? Houve aumento no número de alunos com desempenho adequado em Língua Portuguesa e Matemática no ano de 2015? Quais diferenças se observa entre os resultados 2013 e 2015 para Língua Portuguesa e Matemática para cada ano de escolaridade avaliado? Qual percentual de alunos nos níveis mais baixos de proficiência em 2015? Analisando a distribuição das proficiências em níveis, houve avanços no número de alunos nos níveis acima de 4 nos resultados 2015? Que ações realizadas na rede podem ter provocado impacto nesses resultados?

16 Análise dos resultados
Atividade 1 – Analisar os resultados da Prova Brasil, respondendo as seguintes questões: Qual o percentual de alunos que realizaram a Prova Brasil em 2013 e 2015? Este indice melhorou a cada escola? Caso tenha sido abaixo de 95% em 2015, quais variáveis podem explicar as ausências? Em 2013, 93,51% realizaram a Prova Brasil na EMEF Britânia e 82,18% na EMEF Monte Carlo. Em 2015, a taxa foi de 93,75% na EMEF Britânia, 85,71% na EMEF Pedrinhas e 82,35 na EMEF Monte Carlo. Acreditamos que as ausências podem ser explicadas pela grande extensão do município e devido à dificuldade de locomoção em dias de mau tempo.

17 Análise dos resultados
Atividade 1 – Analisar os resultados da Prova Brasil, respondendo as seguintes questões: b) Houve aumento no número de alunos com desempenho adequado em Língua Portuguesa e Matemática no ano de 2015? Houve progresso tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, nas escolas Britânia e Monte Carlo. A EMEF Pedrinhas foi avaliada pela primeira vez, obtendo bons resultados em Língua Portuguesa e Matemática. Quais diferenças se observa entre os resultados 2013 e 2015 para Língua Portuguesa e Matemática para cada ano de escolaridade avaliado? A porcentagem de alunos em nível adequado é maior nos Anos Iniciais do que nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

18 Análise dos resultados
Atividade 1 – Analisar os resultados da Prova Brasil, respondendo as seguintes questões: d) Qual percentual de alunos nos níveis mais baixos de proficiência em 2015? Em Língua Portuguesa, 3,57% dos alunos ficaram em nível insuficiente na EMEF Britânia, nenhum aluno na EMEF Pedrinhas e 24,52% na EMEF Monte Carlo. Em Matemática, 2,98% dos alunos ficaram em nível insuficiente na EMEF Britânia, nenhum aluno na EMEF Pedrinhas e 18,54% na EMEF Monte Carlo. e) Analisando a distribuição das proficiências em níveis, houve avanços no número de alunos nos níveis acima de 4 nos resultados 2015? Houve progresso tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, nas escolas Britânia e Monte Carlo. A EMEF Pedrinhas foi avaliada pela primeira vez, obtendo bons resultados em Língua Portuguesa e Matemática.

19 Análise dos resultados
Atividade 1 – Analisar os resultados da Prova Brasil, respondendo as seguintes questões: f) Que ações realizadas na rede podem ter provocado impacto nesses resultados? Formação continuada dos professores e equipes gestoras, avaliação da aprendizagem em processo e aplicação de planos de ação nas escolas, reforço escolar, professor auxiliar, equipe multifuncional (Fonoaudiólogo, psicólogo, Atendimento Educacional Especializado), uso do material Ler e Escrever, EMAI e São Paulo faz Escola, projetos educacionais e esportivos.

20 Roteiro das atividades
Atividade 2 – Agora chegou a hora de vocês planejarem! Considerando a análise realizada anteriormente e compreendendo que para os alunos chegarem ao final do 5º ano e 9º ano no nível mais avançado (nível 4 em leitura e matemática e nível 5 em escrita) as experiências e oportunidades das práticas de leitura e resolução de problemas devem ser realizadas intencionalmente no cotidiano escolar em toda a escolaridade. Propomos que vocês elaborem um plano de ação para apoiar as escolas da rede na melhoria do ensino e aprendizagem.

21 Plano de Ação Programa Avaliação e Aprendizagem
Plano de Ação Secretaria Municipal de Educação de Ilha Comprida Período de realização das ações: 2016 Metas de curto prazo: Avançar os níveis de proficiência do Abaixo do Básico/Básico para o Adequado/Avançado. Busca ativa dos alunos propensos à evasão e à retenção. Potencializar a integração das áreas do conhecimento. Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 1. Rede psicossocial Reuniões semanais para atendimento educacional, social psicológico aos alunos com baixo nível de proficiência e vulnerabilidade social. Estudo de casos Departamento de Educação, Departamento de Saúde, Departamento Social, Conselho Tutelar, CRAS e escolas Diretores de departamento, supervisores, coordenadores, técnicos e comunidade. Ao longo do ano letivo Integrar as famílias ao contexto social e escolar 2. Convênio com o Senar Seleção dos alunos; organização dos horários e do transporte; planejamento de atividades Apostila, computador, materiais próprios do curso Departamento de Educação, equipe gestora Departamento de Educação, equipe gestora, alunos Aumentar a responsabilidade e o engajamento do aluno nas atividades escolares e prepará-los para o ensino técnico

22 Materiais necessários
Plano de Ação Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 3. Estudo avançado Atendimento dos alunos com potencial avançado em Matemática Livro didático, Caderno do Aluno, sistema Ilha Educa Professores e coordenadores Alunos, professores e equipe gestora Até o final do ano letivo Desenvolvimento de habilidades avançadas em Matemática 4. Professor auxiliar Atendimento dos alunos com defasagem durante as aulas de Língua Portuguesa e Matemática Livro didático, Caderno do Aluno, Ler e Escrever, EMAI, materiais didático-pedagógicos Resgate das habilidades em defasagem em cada nível de proficiência 5. Oficinas em contraturno Acolhimento dos alunos em projetos esportivos e culturais Materiais esportivos e artísticos Professores e equipe gestora Ampliação do repertório cultural; desenvolvimento cognitivo e psicomotor. 6. Atendimento Educacional Especializado Desenvolver trabalho com os alunos com necessidades educacionais especiais Computador, internet, prancha de comunicação alternativa, atividades adaptadas e jogos pedagógicos Professor especialista em parceria com o professor da sala regular e coordenação Pais, professores, alunos e equipe gestora Desenvolvimento das potencialidades dos alunos com necessidades educacionais especiais

23 Materiais necessários
Plano de Ação Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 7. Adequação curricular Criar estratégias de aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais Atividades adaptadas para cada tipo de deficiência Professor especialista em parceria com o professor da sala regular e coordenação Pais, professores, alunos e equipe gestora Até o final do ano letivo Apropriação das habilidades essenciais do Currículo pelo aluno, respeitando suas limitações 8. Atendimento multidisciplinar no espaço escolar e CAE (Centro de Atendimento Educacional) Acompanhamentos clínicos (psicólogo, fonoaudiólogo, psicomotor, oftalmologista) e atendimentos pedagógicos Materiais específicos de cada área Professor, técnicos especialistas e equipe gestora Pais, professores, alunos, técnicos especialistas e equipe gestora 9. Orientação de pais Estabelecer diálogo constante com as famílias Vídeos motivacionais, palestras e materiais pedagógicos Departamento Municipal de Educação, equipe gestora e professores Equipe gestora, professores e famílias No decorrer do ano letivo Aumento do comprometimento das famílias com as atividades escolares 10. Formação em serviço Realizar ações de formação de acordo com a necessidade de cada Unidade Escolar Formadores em áreas específicas Departamento Municipal de Educação, consultoria e equipe gestora Equipe gestora, professores, equipe de apoio Melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo município na educação


Carregar ppt "Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google