A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controle aversivo PUNIÇÃO, FUGA, ESQUIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controle aversivo PUNIÇÃO, FUGA, ESQUIVA."— Transcrição da apresentação:

1 Controle aversivo PUNIÇÃO, FUGA, ESQUIVA

2 Controle aversivo O controle é aversivo porque o indivíduo se comporta para que algo não aconteça, para subtrair um estímulo do ambiente ou para fazer com que ele nem mesmo ocorra. O controle aversivo diz respeito à modificação na freqüência do comportamento utilizando-se do REFORÇO NEGATIVO,PUNIÇÃO POSITIVA e NEGATIVA e ESTÍMULOS AVERSIVOS Eles reduzem a freqüência do comportamento que os produzem (PUNIDORES POSITIVOS), ou que aumentam a freqüência do comportamento que os retiram (REFORÇADORES NEGATIVOS).

3 PUNIÇÃO É um tipo de conseqüência do comportamento que torna sua ocorrência menos provável, com base no princípio de que quem é PUNIDO apresenta menor possibilidade de repetir seu comportamento. Pode ser: Punição Positiva: é uma contingência em que um comportamento produz a apresentação de um estimulo aversivo que reduz sua probabilidade de ocorrências futura. Ex: Uma criança introduz uma haste de metal na tomada e leva um choque. O choque é umestímulo aversivo que diminuirá a possibilidade desse comportamento voltar a ocorrer.

4 Punição Negativa: é uma contingência em que a conseqüência de um comportamento é a retirada de reforçadores de outro comportamento. Essa conseqüência tornará o comportamento menos provável futuramente. Ex: Se Não comer todo almoço, não poderá jogar vídeo game, o que diminui a possibilidade da criança deixar de almoçar tudo da próxima vez. Jogar vídeo game é o estimulo reforçador retirado devido ao comportamento de não almoçar tudo. Com a quebra da contingência punitiva, é natural que o comportamento volte a ocorrer, e o reforço deve ser mantido. Para isso é preciso que o organismo se exponha outras vezes às contingências para que discrimine a mudança percebendo que o estímulo punidor não é mais contingente ao comportamento.

5 Fuga Comportamento de Fuga: é uma fuga quando um estímulo aversivo está no ambiente e esse comportamento retira o estímulo aversivo do ambiente. São comportamentos de fuga aqueles em que um estímulo aversivo está presente no ambiente no momento em que o comportamento é emitido e em que a conseqüência produzida por ele é a retirada do estimulo aversivo do ambiente. Ex: A mãe reclama com o filho que ele não está levando os estudos a sério, e o filho começa apassar mais tempo no quarto dizendo estar estudando (ESTÍMULO REFORÇADOR NEGATIVO) para que a mãe pare de reclamar.

6 esquiva Comportamento de Esquiva: é uma forma de evitar ou adiar o contato com um estímulo aversivo. O estímulo aversivo não está no ambiente e o comportamento de esquiva faz com que esse estímulo não apareça ou demore a aparecer. São comportamento de esquiva, aqueles em que um estímulo aversivo não está presente no ambiente no momento em que o comportamento é emitido, e suaconseqüência é o atraso ou cancelamento do contato com o estímulo aversivo. EX: O filho passa mais tempo no quarto dizendo que está estudando para q a mãe não reclame que ele não está se dedicando pouco aos estudos (ESTÍMULO REFORÇADOR NEGATIVO).

7 Bibliografia “Ciência e Comportamento Humano” – B.F Skinner – Capítulos XI e XII


Carregar ppt "Controle aversivo PUNIÇÃO, FUGA, ESQUIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google