A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Corporativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Corporativa"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Corporativa

2 Produção conhecimento
INTRODUÇÃO Surgimento Influência Produção conhecimento Modismo Necessidade atual

3 Educação corporativa: contexto de surgimento, conceitos e objetivos A universidade corporativa surge no século XXI , para compreender a importância das UCs como novo padrão para a educação superior e, em um sentido mais amplo, como instrumento-chave de mudança cultural, é importante compreender também as forças que sustentaram o aparecimento desse fenômeno.

4 Em essência, tais forças são cinco: (Meister, 1999) Organizações flexíveis Era do conhecimento Rápida obsolescência do conhecimento Empregabilidade Educação para a estratégia global

5 A UC é um 'guarda-chuva estratégico' para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de que estes cumpram as estratégias empresariais da organização.

6 OBJETIVO DE UMA UC De acordo com Meister, o objetivo real de uma UC é preparar todos os empregados de uma organização para tirar vantagem dessas mudanças emergentes e institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua alinhada às estratégias centrais do negócio.

7 Scott Parry (1997) e Donald Kirkpatrick (1998), dois autores de renome internacional quando o tema é avaliação e transferência de treinamento, estão convencidos de que apenas entre 10% e 20% do que se aprende em um programa de treinamento é aplicado um mês após o retorno do participante às atividades de trabalho.

8 O papel das lideranças no êxito de um Sistema de Educação Corporativa Um outro assunto associado à educação corporativa que desperta muito interesse refere-se ao papel das lideranças no êxito desse sistema. Afinal, como é (ou deveria ser) a participação das lideranças em um SEC?

9 Na Europa também é crescente o número de UCs, destacando-se as seguintes experiências nos países mencionados a seguir: • Alemanha: DaimIerChrysler, Siemens e Volkswagen; •França: Accor, Carrefour, Schneider Electric; • Grã-Bretanha: Bae Systems, British Telecom, Unilever; • Itália: Isvor Fiat e Telecom Itália; • Países Baixos: Abn Amro, Centerparcs e Heineken; • Rússia: Alfa Bank e Gazprom; • Suíça: ABB e Nestié.

10 Educação corporativa: a realidade brasileira Na década de 1990, em torno de dez empresas criaram suas UCs. - Academia Accor (1992) - Universidade Martins do Varejo (1994) - Universidade Brahma (1995) - Universidade do Hambúguer, do Mc Donald’s (1997) - Universidade Algar (1998) - Alcatel Universitye o Siemens Management Learning (1998) - Boston School, do Bank Boston (1999) - Universidade Datasul (1999) - Universidade Visa (2001)

11 A partir de 2000, é expressivo o crescimento dos casos de UCs no Brasil. Para se ter uma idéia, hoje são aproximadamente 500 organizações brasileiras ou multinacionais, tanto na esfera pública quanto privada, que já implantaram e estão operando seus SEC — Sistemas de Educação Corporativa.

12 Movimentos, tendências e desafios para a educação corporativa no Brasil Tendo em vista o notável crescimento das atividades de educação corporativa no Brasil e o conseqüente surgimento de necessidades específicas nesse âmbito, a evolução natural desse movimento foi a união das maiores empresas do Brasil na criação da ABEC — Associação Brasileira de Educação Corporativa, cuja visão é "tornar a educação corporativa um dos pilares do desenvolvimento de trabalhadores, empresas e sociedade".

13 No Brasil de hoje: "As empresas entendem que essa formação é um diferencial de competitividade. Por meio das UCs, as empresas se preparam para mudanças na economia global e volátil", diz Marcos Baumgartner, presidente da Associação Brasileira de Educação Corporativa (AEC Brasil).


Carregar ppt "Universidade Corporativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google