Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Luiza Aveiro Gusmão Alterado mais de 6 anos atrás
1
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
Prof. Esp. Flávio Euripedes deOliveira
2
O que é Aprendizagem?
3
Aprendizagem Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
4
FORMAS DE TRANSMISSÃO A informação é transmitida geneticamente e culturalmente, ambas possibilitadas pela evolução. A transmissão genética é produzida quando um indivíduo transfere sua informação a um novo indivíduo ao longo do processo de reprodução. A transmissão cultural, é realizada por meio da aprendizagem e do ensino.
5
TIPOS DE APRENDIZAGEM Tentativa e erro Imitação Imitação e correção
Ensino intencional
6
Tentativa e erro Um organismo pode aprender por si mesmo, por meio de tentativa e erro. Provavelmente, a tentativa e o erro puros não existam em nenhum caso, e o organismo seja sempre guiado por alguma conduta prévia. Este é um tipo de aprendizagem solitária.
7
IMITAÇÃO Um indivíduo tenta realizar a conduta que está sendo feita por outro. Nessa situação, possívelmente não se possa dizer que o que realiza uma conduta esteja realizando-a para que o outro o imite e, portanto, não se pode falar ainda em ensino.
8
IMITAÇÃO E CORREÇÃO É o que realiza quando o indivíduo que produz a conduta corrige a imitação do que está tentando aprender.
9
Ensino intencional Um indivíduo transmite intencionalmente a outro uma conduta ou um conhecimento, estabelecendo- se uma relação de ensino e aprendizagem. Deve considerar os estados mentais daquele que aprende, suas dificuldades a sua capacidade de compreensão para modificá-los.
10
Este tipo de aprendizagem requer a presença de um tutor (pessoa que ensina)
Precisa-se ter didática e metodologia para transmitir algum conhecimento.
11
Exemplo de ensino intencional
Refletindo a partir de uma situação vivenciada em sala de aula do ensino fundamental, na disciplina de biologia, onde o professor desenvolvia sua aula sobre genética (eritroblastose fetal), com uma metodologia que usava a letra de uma música, para passar a informação para os alunos.
12
Música “ Criança feliz, doença fatal, nasceu com eritroblastose fetal, ta vendo mamãe que rolo que dá passando pra mim anticorpo Rh. Mamãe Rh-, Papai Rh+, os dois brincando de abraços, me fez + também.”
13
CONCLUSÃO Concluímos, então, dizendo que os seres humanos não só tem uma notável capacidade para a aprendizagem, o que lhes permite adquirir quase tudo o que necessitam para sobreviver, mas também têm uma capacidade peculiar para ensinar, o que lhes permite colocar-se na mente do aprendiz. Mas isso não deve fazer com que esqueçamos que, definitivamente é o aprendiz que deve formar seus novos conhecimentos e ajudar- lhes a construí-los.
14
Atividade Montar 04 grupos e cada um deles montar exemplos de tipos de aprendizagem
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.