A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenação: Vani Kenski

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenação: Vani Kenski"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenação: Vani Kenski
Aprendendo com Arte: a Educação a Distância na formação de professores de artes. Sirlene Giannotti Clarissa Suzuki Julia Kenski Coordenação: Vani Kenski

2 Segundo ano de oferecimento.
O Aprendendo com Arte Objetivo é envolver e auxiliar o educador na compreensão aprofundada do papel da arte, da cultura, dos potenciais educativos da disciplina, dos espaços culturais e causar um impacto real no ensino da Arte em sala de aula. Segundo ano de oferecimento. Neste ano foram inscritos para 200 vagas. Foram abertas mais 320 vagas posteriormente.

3 O que é o Aprendendo com Arte?
Curso gratuito de formação continuada em Arte e Educação. Oferecido para professores de Artes do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Duas modalidades: semipresencial e totalmente a distância. Resultado de parceria entre a Fundação Volkswagen e o Instituto Arte na Escola.

4 Conteúdo do Aprendendo com Arte
Nos dois formatos (totalmente a distância e semipresencial), abordam: História do Ensino da Arte; Mediação Cultural; Artes Brasileiras; Artes Híbridas; Metodologias de Projetos em Arte; Patrimônio Cultural; Introdução ao uso das tecnologias como recurso didático.

5 Conteúdo dos módulos Os seis módulos do curso contam com: Texto-base sobre o tema elaborado por um autor convidado, reconhecido no assunto; Vídeos com o autor, explorando diferentes aspectos do tema, em entrevista ou depoimento; Recurso multimídia sobre o tema; Atividades propostas pelos tutores.

6 Estrutura de tutoria 8 tutoras, cada uma responsável por duas turmas. Turmas com 40 alunos. Tutor é conhecedor do tema. Atividades semanais/quinzenais são propostas por cada tutor, depois de discussão com os demais tutores em fórum específico na ‘sala de tutores’. Coordenação analisa as propostas e adequa aos objetivos gerais propostos antecipadamente.

7 Estrutura de tutoria Tutores trocam proposições e sugestões sobre a melhor forma de trabalhar os temas. Encontros síncronos quinzenais para troca de experiências. Objetivo final do curso é a elaboração de um projeto em artes e seu desenvolvimento na escola.

8 Ampliar conhecimentos e vivências nos campos das Artes e da Educação
Objetivos da tutoria Ampliar conhecimentos e vivências nos campos das Artes e da Educação Relacionando conhecimento e cultura; Cultivando o diálogo, a curiosidade, a cooperação, a pesquisa, a experimentação e a inventividade. Auxilio para que os cursistas instaurem processos de criação e realização de projetos significativos para os professores, alunos e a comunidade onde vivem.

9 Formação a distância Proposta de atividades abertas, que possam seguir por diferentes caminhos e que devam evoluir para diferentes espaços de atuação dos cursistas.

10 Formação semipresencial
Parceria nesse ano com as Secretarias Municipais de Educação de Carapicuíba e Diadema (estado de SP). 120 participantes. 56 hs presenciais e 94 hs a distância. 1 encontro presencial por módulo. Mapeamento dos espaços e equipamentos culturais das cidades participantes.

11 Gestão colaborativa da equipe
Equipe composta por 4 coordenadores; 8 professores-tutores; 3 assistentes, além de equipe de apoio na produção de recursos. Parte da equipe atua remotamente, com reuniões síncronas quinzenais. Autonomia no trabalho de cada profissional. Tutores podem conduzir as atividades da forma que considerem apropriadas. Equipe de gestão acompanha e intervém somente quando necessário, sempre junto ao tutor, auxiliando-o.

12 Gestão colaborativa da equipe
Avaliação e acompanhamento do trabalho pedagógico de cada tutor acontece em reuniões individuais com a equipe gestora. Alinhamento entre o projeto e as propostas pessoais; Definição de metas de desenvolvimento; Contribuições para o aprofundamento e fortalecimento das ações desse no ambiente.

13 Construção das atividades
Cada tutor constrói sua pauta por módulo. Considera as necessidades de seu grupo de alunos; Privilegiando a troca dos diferentes repertórios profissionais. Coordenador pedagógico fornece previamente os objetivos educacionais. Cuidado com o foco e estratégias previstas pelos tutores. Supervisão de EAD auxilia a pensar a viabilidade das propostas e forma estruturar no AVA. Construção das pautas é feita por discussão em fórum na sala de tutores, com mediação da coordenação pedagógica.

14 Moodle customizado na Plataforma do Letramento.
Formação a distância Moodle customizado na Plataforma do Letramento. 150 horas de formação a distância. Base da formação está nas discussões e compartilhamento de práticas pelo fórum. Também usado para reflexão sobre a prática. Processo de construção coletiva de conhecimentos por meio de práticas mediadas e reflexão sobre elas.

15

16

17

18

19

20 Resultados para as tutoras
Sentimento de que fazem parte de uma equipe e podem ‘ousar’ tendo ideias novas, que serão amparadas pela coordenação. Confiança na supervisão e nos colegas. Coordenação funciona como apoio ao trabalho com os alunos. Impacto na forma como tutores e cursistas se relacionam: também mais aberto e confiante.

21 Resultados Não há uma única forma correta de conduzir o trabalho: ela é fluida e variável. Respeito às diferentes leituras e linguagens do tutor. Harmonia do projeto se dá pelo trabalho da coordenação.

22 Obrigada Sirlene Giannotti – tapiroicos@gmail.com
Clarissa Suzuki – Julia Kenski –


Carregar ppt "Coordenação: Vani Kenski"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google