Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O jogo de me ver é te ver jogando:
Da presença paralela para o olhar de intervenção
2
Informações Gerais: Projeto elaborado pelo pibidianos:
- Bruno Flores Prandini; - Thais Pegoraro; Docentes: Carlos Roberto Mödinger(orientador) e Marli Susana Carrard Sitta Graduação: Teatro Licenciatura Desenvolvido em: Ciep - Colégio Estadual Ivo Buhler em Montenegro.
3
Introdução: Além de sensibilizar e oportunizar novas experiências, o teatro surge problematizando e desnaturalizando questões latentes no cotidiano da sociedade.
4
Objetivos da Oficina: Provocar a discussão social por meio das intervenções teatrais; Utilizar o teatro como agente problematizador do autoconhecimento; Descobrir novos olhares para o espaço escolar; Experimentar diferentes materiais para composição de arquétipos sociais pelos alunos;
5
Metodologia: As oficinas são permeadas por problemas sociais advindos da comunidade escolar; Diferentes recursos são utilizados para composição de figuras; Para a construção coletiva das intervenções, optamos por maquiagens e figurinos exagerados. A conclusão da oficina se dará com a construção de um exercício cênico;
6
Participantes: Alunos do Colégio Estadual Ivo Bühler:
1 turma de até 15 alunos de 8º ano
7
Desdobramentos até 24 de Agosto de 2016:
Observações no colégio durante o período de Março/2016 e Abril/2016 ; Foram realizadas 6 intervenções na escola durante os intervalos e contraturnos de Maio a Junho/2016; Reuniões em Julho e início de Agosto para concepção das oficinas. 17/Agosto realizada a 1º oficina, que contou com 10 alunos de duas turmas de 8º ano. Média de alunos por oficina: 10 alunos Média de idade: 14 anos
8
“ Faça uma ação com poder/ Tome o espaço para si/ Construa uma causa que seja de todos/ Jogue os dados e avance cinco casas/ Convoque a comunidade para vivenciar a dificuldade e a alegria/ Domine a técnica diante de todos os obstáculos/ Deixe flutuar sobre a água/ Permita que todos participem da arte/ Jogue os dados e avance até o infinito.” ( SRUR, 2012 pág.140)
9
Intervenções: BRIGÕES
10
“PATRICINHAS”
11
RELIGIOSOS
12
FAMÍLIA
13
“NERD”
14
CRIANÇA E CAPITÃO MORRUGA
15
1º DIA DE OFICINA
16
2º DIA DAS OFICINAS
17
Referências: SRUR, Eduardo. Manual de intervenção urbana. São Paulo: Bei Comunicações, 2012. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não- atores. Editora Record, 1998. BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.