A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEATRAR E BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEATRAR E BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL"— Transcrição da apresentação:

1 TEATRAR E BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2 Informações Gerais: Projeto elaborado pelos estudantes:
- Ewerton Rodrigues Mendes Netto; - Larissa de Souza Deon; - Rodrigo Santos Reis; Docentes: Marli Susana Carrard Sitta (orientadora), Carlos Roberto Mödinger (co-orientador) Graduação: Teatro Licenciatura Universidade: Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) Desenvolvido em: E.M.E.F Esperança

3 Introdução: Ao ingressarmos no Pibid/Teatro/Uergs, unidade em Montenegro, em setembro de 2015, logo iniciamos nossas observações na escola Esperança – Montenegro; ao processarmos o ambiente escolar, corredores, pátio, praça de brinquedos, refeitório e sala de aula, o Jardim B II nos acolheu, nos chamou à prática pedagógica teatral. Fomos escolhidos e escolhemos. Como em contos de pequenos e gigantes, três pibidianos, de média estatura, encolheram e misturaram-se aos pequenos num movimento fantástico de descobertas, tudo aguarda para ser inventado, criado, imaginado.

4 Público: Alunos da escola Esperança:
Turma: Jardim BII com idades de 5 e 6 anos; Entre 12 e 15 alunos;

5 Objetivos: Descobrir junto com as crianças o teatro através de brincadeiras, jogos e sonoridades; Observar o comportamento das crianças durante as atividades; Compor textos poéticos a partir das observações Compreender o ser artistico/docente e o seu papel dentro da escola. Exercitar o ser artístico elaborando ações dramáticas a partir dos textos criados.

6 Metodologia: Aprender e ensinar brincadeiras para chegar numa teatralidade espontânea. Aprender e ensinar musicas que se relacionam com a educação infantil. Realizar textos a partir das observações de uma forma sensível e poética; Alternância entre brincar e observar. Enquanto dois brincam com as crianças, um assume o papel de observador.

7 Desdobramentos: Inicio do projeto: 08 de agosto de 2016;
Dia da semana: Segunda-feira; Horário: 14:30 até as 15:15 Local: Sala de aula e o Pátio da Escola Professora: Graziela Kranz Kniest Assistente: Sandra Kerber Supervisora: Cândida Kerber

8 Publicações: ”Um circulo se forma certo silêncio se estabiliza num interior de um corpo chamado sala, lança-se nesse pequeno lugar um barco formado por uma tripulação de pequenas pessoas, mas grande em imaginação balões surgem em meio as velas do barco e partem até a rua do sabão. Seres inanimados invadem o barco em variadas formas, abstratas, concretas, pequenos, grandes.  Todos esses seres tinham caretas como se fosse um sinal dos antepassados para espantar o mal. Essa foi uma a primeira parada nessa jornada, a caravela chamada Esperança atraca no porto chamado educação esperando para o próximo passo.” Ewerton Netto

9 Publicações:      Acredita-se que lá em cima, o mais alto que nosso dedos podem tocar, existe um lugar cheio de emoção O reino estava montado, um príncipe muito dos bonito, cheio de estilo estava no aguardo da Rosa, a princesa do castelo que havia sido envenenada por um bruxo muito querido, mas não se engane não, ele era muito malvado. O reino foi atacado e o descontrole foi total, até parecia real. de aventura e de aconchego. Alcançar o teto, segurar o balão sem deixar cair e numa surpresa ele esvaziar deitando-se na rua de sabão, é quase como um ritual. No esvaziar-se é encher-se O barulho chama atenção, e quando é a gente que faz ele chama mais ainda. A disputa deve haver e o prêmio de não falar é muito rico, o ouvir. de alegria de sorrisos A gente vai fala bem baixinho, que é pra todo mundo ouvir, ironia? Não, é conquista.  de energia É tão baixinho que é quase segredo, eu passo pra ti e tu passa pra ele de amigos. Mas que amigos são esses? De escola, de turma, de rua, de bola? na roda se faz. "Que?" vezes Que amigo é esse que passa lá na casa do João é pega o pão? "Eu não entendi nada"  É, você! Acontece, o que vale é interação, o toque, o som e o nós. Eu? Eu não. Os sorriso se fazem a cada segundo a cada gesto, a cada olhar. Que a alegria nos invada assim com invade a Esperança. Alguém pegou o pão que tava na janela do João. Mas não importa, a gente não é amigo? Segundo a Jeni, TODO MUNDO PEGOU PÃO NA CASA DO JOÃO, TODO MUNDO PEGOU PÃO NA CASA DO JOÃO. Ufaa, ainda bem, os amigos estão aí pra aprender e ensinar. Alguém aqui conhece a música da Rosa Juveneu? -JUVENIIIILL- Larissa Deon

10 Fotos

11

12

13

14

15

16

17

18 Algumas Referências: SLADE, Peter. O jogo dramático infantil.
ICLE, Gilberto. Pedagogia teatral como cuidado de si. Problematizações na companhia de Foucault e Stanislavski. Porto Alegre, UFRGS, 2012. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não- atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,


Carregar ppt "TEATRAR E BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google