A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.”"— Transcrição da apresentação:

1

2 “A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.”

3 Escola: Centro de Ensino Maria Angelim Cidade: Manaus (AM)
“A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.” Escola: Centro de Ensino Maria Angelim Cidade: Manaus (AM) Categoria: Práticas Pedagógicas Professor responsável: Juliana Amanda da Costa Lima. Coordenadora: Iara Gomes.

4 “A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.”
Em meio a textos multimodais e grandes obras literárias interpretadas à estrutura de séries, filmes e telenovelas, é importante se pensar nas mudanças sofridas pelos atrativos culturais nos últimos anos. Nesse questionamento, percebe-se que o gosto pela leitura caiu drasticamente no país, e os questionamentos em torno do problema são muitos, mas as resoluções dificilmente são empreendidas. Dessa forma, é necessário que a escola não se mantenha incólume à situação, pelo o contrário, é necessário que se entenda os anseios dos discentes e, nesse sentindo, buscar métodos para tornar a leitura um meio atrativo e enriquecedor para a cognição deles. Partindo dessa lógica, o objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos estratégias de estímulo à leitura: alicerçadas na produção de peças teatrais e quadrinhos (HQ’s).

5 Estimular a leitura através de aplicações em outros gêneros textuais.
“A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.” OBJETIVOS Estimular a leitura através de aplicações em outros gêneros textuais. Trabalhar o teatro e o quadrinho nas salas baseados em livros. Aumentar o número de leitores na escola.

6 “A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.”
Fases de Implementação 1ª: Recomendação das leituras. Livros utilizados: Macunaíma de Mário Andrade (turma 3º ano médio) e O grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald (turma 2º ano médio). 2ª: Orientações gerais sobre o trabalho a ser realizado com o as turmas. Explanações sobre os gêneros teatro e quadrinho. 3ª: Separação dos grupos para os trabalhos. Equipes de no máximo cinco (5) pessoas, as quais ficariam livres para expressar a obra através do teatro ou do quadrinho. Todo caso, em ambas os grupos seriam feitos perguntas críticas pela professora sobre as obras. Tais perguntas englobavam desde o contexto histórico de produção até aspectos estéticos da obra. No caso da obra Macunaíma, cada grupo ficou com dois capítulos da obra para interpretação de teatro ou quadrinho.

7 4ª: Ensaio dos grupos e análise sobre o andamento das produções.
5ª: Apresentação dos grupos. Tanto do teatro como do quadrinho. Perguntas críticas sobre o entendimento da obra. 6ª: Análise das obras feita pela professora na sala cuja explanação serviu para acrescentar detalhes esquecidos pelos grupos. Vale ressaltar que foram explicados os contextos de produção de cada obra, trabalho do autor, aspectos literais e extra-literais (socioculturais e artísticos).

8 “A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.”
1ª: Recomendação das leituras. Data: 17/03/2017 3ª: Separação dos grupos para os trabalhos. Equipes de no máximo cinco (5) pessoas, as quais ficariam livres para expressar a obra através do teatro ou do quadrinho. Data: 17/03/2017 4ª: Ensaio dos grupos e análise sobre o andamento das produções. 5ª: Apresentação dos grupos. Tanto do teatro como do quadrinho. Perguntas críticas sobre o entendimento da obra. Data: 11/04/2017 6ª: Análise das obras feita pela professora na sala cuja explanação serviu para acrescentar detalhes esquecidos pelos grupos. Data: 17/04/2017

9 Especificação do gasto
Desperdício Zero Custo previsto (exemplo) Especificação do gasto Valor Materiais (cartolina, pincel, giz de cera, lápis de cor) – Material dos próprios alunos. - TOTAL

10 Obrigado! Obrigado!


Carregar ppt "“A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google