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Curso - Avaliação e Aprendizagem

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Apresentação em tema: "Curso - Avaliação e Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Curso - Avaliação e Aprendizagem
Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO

2 Propostas para o mês de OUTUBRO
O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de ações de melhoria do ensino de leitura e matemática na sua rede a partir dos resultados da Prova Brasil Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

3 Propostas para o mês de OUTUBRO
Para a análise dos resultados finais da Prova Brasil 2015 de todas as escolas da rede municipal você poderá acessar o link abaixo: Colocar 2015 na escolha do ano.  Logo depois escolhe: Estado, Município e a dependência administrativa, no seu caso município e clicar em pesquisar. Irá aparecer um quadro com todas as escolas e uma coluna a direita: Resultado Final. Escolha a escola e clique no resultado Final. O Boletim da Escola com os indicadores contextuais e os resultados da Prova Brasil 2015 será disponibilizado. Selecionar a planilha de resultados por município.

4 Propostas para o mês de OUTUBRO
O que consta neste Boletim: Indicadores Contextuais Participação na avaliação Distribuição percentual dos alunos do 5o ano e 9o ano do Ensino Fundamental por nível de proficiência – Língua Portuguesa e Matemática. DCONT/SCHF

5 Consolidado resultados 2013 – 5o ano LP
Vamos começar a sistematização dos resultados da Prova Brasil Siga as mesmas orientações do slide 3 e no ano coloque Siga os demais passos e preencha os quadros abaixos com os resultados de cada escola no 5o e 9o ano de LP e MAT. Análise de resultados Prova Brasil 2013 LP 5º Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB

6 Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT
Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB

7 Consolidado resultados 2013 – 9o ano LP
Análise de resultados Prova Brasil 2013 LP 9o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB

8 Consolidado resultados 2013 – 9o ano MAT
Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 9o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB

9 Consolidado resultados 2015
Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado. Análise de resultados Prova Brasil 2015 LP ( ) MAT ( ) 5o. Ano ( ) º Ano ( ) NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB

10 Análise dos resultados
Atividade 1 – Analisar os resultados da Prova Brasil, respondendo as seguintes questões: Qual o percentual de alunos que realizaram a Prova Brasil em 2013 e 2015? Este indice melhorou a cada escola? Caso tenha sido abaixo de 95% em 2015, quais variáveis podem explicar as ausências? Houve aumento no número de alunos com desempenho adequado em Língua Portuguesa e Matemática no ano de 2015? Quais diferenças se observa entre os resultados 2013 e 2015 para Língua Portuguesa e Matemática para cada ano de escolaridade avaliado? Qual percentual de alunos nos níveis mais baixos de proficiência em 2015? Analisando a distribuição das proficiências em níveis, houve avanços no número de alunos nos níveis acima de 4 nos resultados 2015? Que ações realizadas na rede podem ter provocado impacto nesses resultados?

11 Roteiro das atividades
Atividade 2 – Agora chegou a hora de vocês planejarem! Considerando a análise realizada anteriormente e compreendendo que para os alunos chegarem ao final do 5º ano e 9º ano no nível mais avançado (nível 4 em leitura e matemática e nível 5 em escrita) as experiências e oportunidades das práticas de leitura e resolução de problemas devem ser realizadas intencionalmente no cotidiano escolar em toda a escolaridade. Propomos que vocês elaborem um plano de ação para apoiar as escolas da rede na melhoria do ensino e aprendizagem.

12 Plano de Ação Programa Avaliação e Aprendizagem
Plano de Ação Secretaria Municipal de Educação de _CAJATI__________ Período de realização das ações: Metas de curto prazo: 1. Ampliar o número de professores que participam do projeto professor que faz a diferença; 2. Reorganizar e aumentar o número de salas de leitura das escolas municipais,; 3. Reestruturar o acompanhamento, pelos técnicos do Dec para monitoramento dos projetos em andamento e subsidiá-los com livros. Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados Dinamizar a divulgação do Projeto “Professor que faz a Diferença” na rede municipal. Divulgação in loco pelos técnicos do DEC; Reformulação dos prêmios; Intensificação de estratégias para acompanhamento. Cópias da Resolução; Mobilização dos técnicos;Disponibilidade de carros. Oldair e Diomar DEC / G ESTORES Agosto a Outubro 50% dos professores inscritos para a 8º edição do Projeto Professor que faz a diferença. 2. Monitorar os espaços físicos, para readequá-los numa sala de leitura. Levantamento dos espaços adquiridos através de visitas e promover junto a equipe escolar um espaço adequado de leitura. Carros disponíveis, Recursos humanos, acervo diversos. Dec e Equipe gestora Dec e equipe Gestora Durante o ano letivo 90% das Unidades Escolares com espaço adequado a leitura dos alunos. 3.Aumentar o número de visitas nas Unidades Escolares, e organizar reuniões para elaborar cronograma. Levantamento de números de projetos inscritos e divisão dos responsáveis para o acompanhamento;Reorganização das rotinas dos técnicos do DEC;Incentivo ao gestor que acompanhar e apoiar os projetos em sua U.E. Ficha de Acompanhamento (nova versão) ,Prêmios variados (parcerias); Mobilização dos técnicos e Disponibilidade dos carros. DEC DEC e Equipe Técnica e Orientadores de Estudo Classificar todos os projetos inscritos . 4.


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