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Engenharia de Software I

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Apresentação em tema: "Engenharia de Software I"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software I
Conferencia # 5 Diagrama de Atividades

2 Recordando…

3 MARCO DE TRABALHO COMÚN - IR
ENGENHARIA DE REQUERIMENTOS Estudo de Viabilidade Obtenção/Elicitação Análise Especificação Validação Administração de Requisitos

4 DIAGRAMA DE ATIVIDADES

5 Contéudos Diagrama de atividades.
Modelação dos processos do negôcio com diagrama de atividades

6 Bibliografía Pressman, Roger S.; “Ingeniería del Software. Un enfoque práctico”. 6ta Edición. Capítulo 7. Ingeniería de Requisitos. Sommerville, Ian. “Ingeniería de software”. 7ma Edición. Capítulo 6. Wiegers, Karl E. “Software Requirements”. 2da Edición. Microsoft Press Young, R. “The Requirements Engineering Handbook”. 2004

7 Diagrama de atividades. Definição
Artefacto de engenharía de software para representar os fluxos de trabalho ou sequência de operações (paso a paso) de um determinado processo de negôcio.

8 Principais elementos Inicio do proceso de negôcio Inicio
Todos os diagramas de atividades començam com o elemento “inicio”. Também pode-se representar com um circulo cheio

9 Principais elementos Fim do proceso de negôcio Fim
Todos os diagramas de atividades terminam com o elemento “fim”. Também pode-se representar com um circulo com o centro cheio,

10 Principais elementos Atividade o tarefa
Representa um único paso num processo de negôcio. Têm uma notação que descreve explícitamente o qué faz a operação. Utiliza verbos para a descripção da atividade

11 Principais elementos Transição
Representam o paso de um estado à outro, tanto de actividade como de acção. Esta transição é producida como resultado da finalização de uma tarea e començõ de outra.

12 Ejemplo Ligar TV Ver futebol

13 Principais elementos Bifurcação
Representam uma condiçao. Divide o fluxo em dois caminhos. Inclui dentro a pergunta que faz a condição. Tem que identificar suas saídas com as notações SIM e NÂO.

14 Ejemplo Não Sim TV Ligado Ver futebol Estudar

15 Principais elementos Fork ou ramificação
Representam a ramificação do fluxo para a execução de tarefas ao mesmo tempo.

16 Principais elementos Join ou união
Representam a unificação do fluxo apartir do um fork ou tareas que conducem à execução de uma mesma atividade

17 Principais elementos Objecto resultante de uma operação ou atividade
Representam um objecto resultante da execução de uma operação. Inclui uma notação da operação executada utilizando []. Geralmente são expressados os documentos obtidos no processo (relatorios, facturas, etc)

18 Exemplos Factura de venda Vender produto [Criado] Listado de usuarios
Actualizar usuario [Actualizado]

19 Principais elementos Swimlanes
Representam o espaço de execução das tarefas para um actor ou trabalhador do negôcio

20 Regras para os diagramas
Um diagrama de atividades por cada processo de negôcio. O desenho tem que seguir o fluxo no ordem de esquerda à dereita e de acima à baixo. Tem que ser incluir todos os actores e trabalhadores que participam no processo de negôcio. Um trabalhador ou actor por cada swimlane. As atividades debem ser precisas, claras e entendívels.

21 Exercicio Realice o diagrama de atividades do processo de solicitação de livros na biblioteca do ISUTIC.

22 Engenharia de Software I
Conferencia # 5 Diagrama de Atividades


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