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A pesquisa Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

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Apresentação em tema: "A pesquisa Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC"— Transcrição da apresentação:

1 A pesquisa Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Funções da Universidade Ciência, conhecimento científico e noções de pesquisa e teoria Profa. Ms. Nicole Glock Maceno

2 Questionamentos: O que vem a ser a pesquisa
Questionamentos: O que vem a ser a pesquisa? Quais as funções de uma Universidade? O que compreendemos por Ciência?

3 Pesquisa Possibilidade de estudo, de autonomia na aprendizagem;
Permite o desenvolvimento psíquico e intelectual; Exige postura de auto-atividade didática e criatividade; O resultado dependerá fortemente do próprio estudante, conferindo responsabilidade (ter mais disciplina); Contribui com a comunidade acadêmica e com a sociedade na medida em que pesquisar permite a construção de novas compreensões sobre os fenômenos investigados.

4 Funções da Universidade
Pesquisa, ensino, extensão e reflexão; Construir e contribuir para a construção da Ciência; Promover a articulação entre pessoas, fatos e ideias, do lógico e a realidade, superando o mero levantamento de dados; Permitir a compreensão de fenômenos e de mundo; Qualificar para a inserção do indivíduo no mundo do trabalho.

5 Ciência: As ciências possuem:
“É todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação” (FERRARI apud LAKATOS, 2010, p.62). As ciências possuem: Objetivo ou finalidade: distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos; Função: Aperfeiçoamento – crescente acervo/relação do homem com seu mundo; Objeto, subdividido em: material (aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral) e formal (o enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material).

6 Classificação e divisão da Ciência:
Lógica Matemática FORMAIS Física Química Biologia e outras CIÊNCIA NATURAIS Antropologia Cultural Direito Economia Política Psicologia Social Sociologia FACTUAIS SOCIAIS

7 Ciência e Conhecimento Científico
Os quatro tipos de conhecimento. Conhecimento Popular: Não sistematizado, falível e baseado nas apreensões sensoriais. Conhecimento Científico: Sistematizado, baseado em fatos para a compreensão da realidade, verificável. Conhecimento Filosófico: Sistematizado, recional, não verificável. Conhecimento Religioso: Inspiracional, sistemático, não verificável, Infalível.

8 Aplicação da Ciência: A ciência é aplicada em diversas áreas:
Em todas as áreas da Engenharia; Medicina, Biologia, Física, Química, Farmacologia, Bioquímica, ; Educação, Sociologia, Psicologia, ; Política, Direito, ; Administração, Contabilidade, Economia, ; entre outros.

9 TEORIA Envolve os princípios básicos e elementares de uma arte ou ciência; Conhecimento que se limita à exposição, sem passar à ação, sendo, portanto, o contrário da prática. (Dic. Michaelis) Teorias: conceitua-se como “um meio para interpretar, criticar e unificar leis estabelecidas, modificando-as para se adequarem a dados não previstos quando de sua formulação e para orientar a tarefa de descobrir generalizações novas e mais amplas” (KAPLAN apud LAKATOS, 2010, p.106).

10 Fatos: No senso comum, fato é “realidade”, verdadeiro, definitivo, inquestionável e auto evidente; Na Ciência, fato é uma observação empiricamente verificada. Lei: É a ordem que declara a existência de um padrão estável em eventos e coisas; geralmente expressam enunciados de uma classe isolada de fatos ou fenômenos. Também pode ser compreendida como “Relação constante e necessária entre fenômenos ou entre causas e efeitos (Dic. Michaelis)”. Exemplo: Lei de Newton, Lei da Oferta e Procura, Leis da Natureza

11 Papel dos fatos em relação à teoria:
Papel da teoria em relação aos fatos: - Orienta os objetivos da ciência; Oferece um sistema de conceitos; Resume o conhecimento; Prevê fatos; Indica lacunas no conhecimento. Oferece um sistema de conceitos: Representa os fatos, emitindo sua verdadeira concepção; Fornece um universo vocabular científico; expressas uma relação entre fatos estudados; classifica e sistematiza os fenômenos, acontecimentos, aspectos e objetos da realidade; Resume a explicação dos fenômenos, expressando sua concepção e correlação. Papel dos fatos em relação à teoria: O fato inicia a teoria; reformula e rejeita teorias; redefine e esclarece teorias; clarifica os conceitos contidos nas teorias; LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7ª. Ed. – São Paulo : Atlas, 2010.

12 Questionamentos: Sobre que assunto farei minha pesquisa?
Porque escolhi este assunto? O que me perturba ou me inquieta em relação a esse assunto? Qual destas perguntas irei me propor a responder? Quais fontes deverão ser acessadas para aprofundar meus conhecimentos sobre o assunto e sobre minha questão de investigação? Onde, com quem e como obterei as informações para tentar responder esta pergunta? Quando e em quanto tempo (cronograma) será realizada cada etapa da pesquisa?


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