CMS Manoel José Ferreira

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Apresentação em tema: "CMS Manoel José Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 CMS Manoel José Ferreira
CMS SAMORA MACHEL 2º Seminário de Gestão/ Accountability Gerente: Cíntia Mariano Link do Blog da Unidade: Link do Regimento Interno: ?

2 Ficha Técnica da Unidade
Nome: CNES: CNPJ: SMS CMS SAMORA MACHEL AP 31 Razão Social: CPF da Direção: Personalidade: SMS RIO CMS SAMORA MACHEL AP 31 JURÍDICA Logradouro: Número: Telefone: RUA PRINCIPAL S/N (21) Tipo Unidade: Bairro: CEP: Município: UF: CENTRO DE SAÚDE/UNIDADE BASICA COMPLEXO DA MARÉ RIO DE JANEIRO - IBGE RJ Data Inauguração: Data de Inicio das atividades da Saúde da Família Numero de ESF e ESB Número de profissionais que atual na unidade (total: estatutário, CLT, prestadores de serviço ):  08/09/1996 02/01/2010 Três equipes de ESF e duas equipes de SB 41 Nome do Diretor / Gerente da Unidade da unidade CINTIA CRISTINA MARIANO Link do Blog: Link do Regimento Interno no Blog: Dias e Horário de funcionamento: Seg a Sex 7 h ás 17 h Sábado 8 h ás 12 h.

3 CMS SAMORA MACHEL 12-set-18
Fonte: CEMAPS-RJ / OTICS-RIO/SUBPAV/SMS-RJ, disponível em 12-set-18

4 Mapa da Área de Abrangência
Fonte: CEMAPS-RJ / OTICS-RIO/SUBPAV/SMS-RJ, disponível em

5 CMS SAMORA MACHEL Três equipes de Estratégia de Saúde da Família,
Duas equipes de Saúde Bucal, Apoio NASF (Psicóloga, fisioterapeuta, assistente social e psiquiatra), AVS em todas as equipe da ESF. Fonte: CEMAPS-RJ / OTICS-RIO/SUBPAV/SMS-RJ, disponível em 12-set-18

6 Cadastrados X População da área de abrangência
de Abrangência – Até Junho/2014 CMS Samora Machel Pessoas cadastradas População da área de abrangência (Fonte:SVS) % de pessoas cadastradas (Ficha A) % com plano de saúde 11816 12.019 98,3 % 0,23% Cadastrados X População da área de abrangência Equipes de SF Numero de Pessoas cadastradas 1 % das pessoas cadastradas com CPF ou DNV 2 Total ** 11,816 73,7% Equipe Bela 3.858 72,5% Equipe Praia 3.168 72% Equipe Principal 4.790 73,5% 1Fonte: Sistema de Informação de Atenção Básica 2Fonte: CEMAPS –

7 Pop. Cadastrada ficha A SIAB
Perfil da População Pop. Cadastrada ficha A SIAB Perfil da População Fonte: Pirâmide etária cadastrada CEMAPS-RJ / OTICS-RIO/SUBPAV/SMS-RJ, disponível em e Pirâmide etária população da área de abrangência SVS

8 REUNIÕES COM LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E COLEGIADO GESTOR
Temos uma agenda mensal de reunião (penúltima sexta-feira do mês, porém temos um amplo canal de diálogo com usuários e líderes comunitários e participamos de reuniões bimestrais com líderes comunitários (A Maré que queremos) Ainda não possuímos colegiado gestor, estamos amadurecendo a questão nas reuniões. Ainda estamos estudando novas formas de realizar a reunião com o objetivo de aumentar a participação da população e estimular a criação do Colegiado Gestor Local Usar o nome colegiado gestor.

9 PERFIL ACADÊMICO E PROGRAMA MAIS MÉDICOS
 ALUNOS/PROFISSIONAIS (2014) TOTAL Graduação em Medicina 00 Graduação em Enfermagem e outras De Cursos Técnicos De Pós-Graduação/ Residência Médicos do Provab Programa “Mais Médicos” 01  PERFIL DE PESQUISA (Últimos 4 anos) TOTAL Nº de pesquisas em andamento ou realizadas 00 Nº de artigos ou teses que citaram a unidade 02 Nº de trabalhos enviados a Congressos Nº de trabalhos publicados em Anais de Congressos PERFIL ACADÊMICO E PROGRAMA MAIS MÉDICOS Fonte: Centro de Estudos da Unidade /Gerência ou Direção 2014 Reuniões de Educação permanente 4 Sessões Clínicas ou grupos de estudo

10 INDICADORES VARIÁVEL 2 - 2014
Incentivo à Qualificação das Unidades de Saúde AÇÃO/EIXO ACESSO Meta Pactuada Resultado alcançado no Penúltimo trimestre Resultado alcançado no Último trimestre A1 - Percentagem de consultas realizadas pelo seu próprio médico de família 70% a 90% 93% 98% A2 – Percentagem demanda espontânea em relação a programada mínimo 40% 51% 48% A3 - Taxa de visitas domiciliares por inscritos 260/1.000 (com SB) 421/1.000 443,4/1.000 CITE PELO MENOS 2 ESTRATÉGIAS PARA ALCANCE DAS METAS: Priorização de VDs para os grupos mais vulneráveis. _As visitas domiciliares por vezes precisam ser desmarcadas devido a violência territorial. Meta alcançada Meta não alcançada Fonte: Painel OS INFO ou prontuário eletrônico Fórmulas dos Indicadores - Anexo Técnico II do Contrato de Gestão: Acompanhamento do Contrato. Avaliação e Metas para os serviços de Saúde Considerar sempre o último trimestre analisado pela CTA

11 INDICADORES VARIÁVEL 2 - 2014
Incentivo à Qualificação das Unidades de Saúde AÇÃO/EIXO ACESSO Meta Pactuada Resultado alcançado no Penúltimo trimestre Resultado alcançado no Último trimestre A4 - Taxa de grupos educativos por inscritos 12/1.000 (com SB) 17,37/1.000 17,4/1.000 A5 - Taxa de itens da carteira de serviço implementados mínimo 80% 56% 83% A6 - Percentagem de consultas agendadas por telefone, ou plataforma web do prontuário eletrônico 5% 0% ESTRATÉGIAS Meta alcançada Meta não alcançada ACS irão iniciar o registro desses agendamentos para contabilização no indicador previsto para 2015 (cartões com da equipe e telefone da unidade); Disponibilizar aos usuários os meios para esse tipo de agendamento Capacitação profissional para implementação do serviço . Serviços implementados no penúltimo trimestre (remoção de cerume, incisão e drenagem de abscesso, alteração do horário de funcionamento da unidade Fonte: Painel OS INFO ou prontuário eletrônico Fórmulas dos Indicadores - Anexo Técnico II do Contrato de Gestão: Acompanhamento do Contrato. Avaliação e Metas para os serviços de Saúde Considerar sempre o último trimestre analisado pela CTA

12 INDICADORES VARIÁVEL 2 - 2014
Incentivo à Qualificação das Unidades de Saúde AÇÃO/EIXO ACESSO Meta Pactuada Resultado alcançado no Penúltimo trimestre no Último trimestre D1. Percentagem de mulheres entre os 25 e 64 anos com colpocitologia registrado nos últimos 3 anos mínimo 80% 8% 12% (Informar % de coletas inadequadas do eixo D1) < 5% D2. Percentagem de diabéticos com pelo menos duas consultas registradas nos últimos doze meses, desde que abranjam dois semestres 72% 69% D3. Percentagem de hipertensos com registro de pressão arterial nos últimos seis meses 81% 74% CITE PELO MENOS 2 ESTRATÉGIAS PARA ALCANCE DAS METAS: Estimulo ao correto registro dos resultados de exames no Prime e monitoramento dos dados; Organização do Processo de Trabalho de maneira a promover o registro dos resultados dos exames realizados; Busca ativa das mulheres para oferta de colpocitológico. Perda de médico, enfermeiro e impacto da situação de risco territorial. Meta alcançada Meta não alcançada Fonte: Painel OS INFO ou prontuário eletrônico Fórmulas dos Indicadores - Anexo Técnico II do Contrato de Gestão: Acompanhamento do Contrato. Avaliação e Metas para os serviços de Saúde Considerar sempre o último trimestre analisado pela CTA CALCULO DO PERCENTUAL DE COLETAS REJEITADAS = NUMERO DE COLETAS REJEITADAS / NUMERO DE EXAMES CITOPATOLOGICOS X 100

13 INDICADORES VARIÁVEL 2 - 2013/2014
Incentivo à Qualificação das Unidades de Saúde AÇÃO/EIXO Desempenho Assistencial Meta Pactuada Resultado alcançado no Penúltimo trimestre Resultado alcançado no Último trimestre D4. Percentagem de crianças com calendário vacinal em dia (atualizado) aos 2 anos mínimo 80% 4% D5. Percentagem de crianças com calendário vacinal em dia (atualizado) aos 6 anos 1% D6. Percentagem de primeiras consultas de gravidez no primeiro trimestre 85% 84% D7. Percentagem de primeiras consultas de puericultura efetuadas até aos 28 dias 32% 67% ESTRATÉGIAS: Incorporação do preenchimento dos cartões de vacina novos sempre que a criança realizar a primeira vacina; Reforçar o questionamento quanto a DUM nas visitas domiciliares às mulheres em idade fértil, oferecendo o TIG quando necessário; Primeira consulta de pré-natal no mesmo momento do TIG positivo; Entregar agendamento da consulta de RN assim que nascido em visita domiciliar do ACS; Reforçar a data do agendamento no momento do teste do pezinho; Estamos reinserindo todos os registros relativos aos eixos D4 e D5; Meta alcançada Meta não alcançada Fonte: Painel OS INFO ou prontuário eletrônico Fórmulas dos Indicadores - Anexo Técnico II do Contrato de Gestão: Acompanhamento do Contrato. Avaliação e Metas para os serviços de Saúde Considerar sempre o último trimestre analisado pela CTA 12

14 INDICADORES VARIÁVEL 2 - 2014
Incentivo à Qualificação das Unidades de Saúde AÇÃO/EIXO Desempenho Assistencial Meta Pactuada Resultado alcançado no Penúltimo trimestre Resultado alcançado no Último trimestre D8. Proporção de altas, no tratamento odontológico, dos usuários com tratamento iniciado (acumulativo para os últimos 12 meses) mínimo 80% 80% 82% D9. Proporção de kits de saúde bucal (kits familiares) distribuídos para famílias com vulnerabilidade social 100% 116% 107% Meta alcançada Meta alcançada Meta não alcançada Fonte: Painel OS INFO ou prontuário eletrônico Fórmulas dos Indicadores - Anexo Técnico II do Contrato de Gestão: Acompanhamento do Contrato. Avaliação e Metas para os serviços de Saúde Considerar sempre o último trimestre analisado pela CTA

15 INDICADORES VARIÁVEL 2 - 2013/2014
Incentivo à Qualificação das Unidades de Saúde AÇÃO/EIXO Eficiência Meta Pactuada Resultado alcançado no Penúltimo trimestre Resultado alcançado no Último trimestre E1. Custo médio de medicamentos prescritos por usuário Máximo R$51,78 R$ 1 E.2 Custo médio de serviços de apoio diagnóstico e terapia previstos por usuário R$41,80 R$ 22 R$ 11 E3. Percentagem de medicamentos prescritos da REMUME Mínimo 90% 74% 71% E4. Percentagem de pacientes encaminhados Máximo 10% 15% 19% E5. Percentagem de absenteísmo nas consultas/procedimentos agendadas pelo SISREG Máximo 30% --- ---- ESTRATÉGIAS : Avaliar e minimizar as fragilidades de conhecimento dos médicos; Identificar as especialidades mais encaminhadas e buscar capacitações específicas aos profissionais; matriciamento. Meta alcançada Meta não alcançada Fonte: Painel OS INFO ou prontuário eletrônico Fórmulas dos Indicadores - Anexo Técnico II do Contrato de Gestão: Acompanhamento do Contrato. Avaliação e Metas para os serviços de Saúde Considerar sempre o último trimestre analisado pela CTA

16 Sífilis/HIV Sífilis/HIV 1º Semestre 2013 2º Semestre 2013 1º semestre
 Exames de realização obrigatória em todas as unidades 1º Semestre 2013 2º Semestre 2013 1º semestre 2014 Nº de Testes Rápidos de Sífilis realizados na unidade 106 52 Nº de Testes Rápidos HIV realizados na unidade 36 60 Sífilis/HIV Fonte: TABNET/SIA Distribuição de Preservativos 2011 2012 2013 1º sem 2014 47.000* * 54.000* 27.680 De que forma ocorre a distribuição: * valor aproximado Diretamente ao cliente ( ) - Só no dispenser ( ) - Diretamente ao cliente e no dispenser ( x ) - Nas escolas ( ) Outros ( x ) 15

17 Sífilis Sífilis Gestacional Sífilis Gestacional - 9 12 95% 56% 92%
Sífilis Gestacional Meta 1º sem 2013 2º sem 2014 Nº de casos notificados - 9 12 % de tratamentos prescritos adequadamente às gestantes com sífilis ¹ 95% 56% 92% 100% % de parceiros das gestantes com sífilis tratados adequadamente ² Mínimo 60% 22% 42% Sífilis 1) Fórmula: NUMERADOR: Nº de casos de Sífilis na gestação com tratamento prescrito adequado ( UI de penicilina G benzatina) em um determinado período de notificação e local de residência ou unidade de atendimento DENOMINADOR: Nº de casos de Sífilis na gestação notificados X 100 2) Fórmula: NUMERADOR: Número de parceiros tratados concomitantemente às gestantes em um determinado período de notificação e local de residência ou unidade de atendimento Fonte: SINAN Meta alcançada Meta não alcançada

18 Sífilis Sífilis Congênita Sífilis Congênita
1º sem 2013 2º sem 2014 Nº de casos notificados no território Nº de casos investigados pela unidade confirmados como casos de sífilis congênita Sífilis Fonte: SINAN

19 Tuberculose / DOTS Indicadores Meta 2º sem 2012 1º sem 2013 120 (ano)
Nº Sintomáticos Respiratórios identificados (nº esperado = 1% da população do território)  120 (ano)  30 56 % Proporção de cura de casos novos de Tuberculose Pulmonar Bacilífera ¹ 75% 86% 57% % Proporção de abandono de tratamento de Tuberculose Pulmonar ² Até 13% 0% 29% % Proporção de casos de Tuberculose Pulmonar encerrados por Transferência ³ - 7% 14% Nº Casos TB MDR 4 Fonte: SINAN e DVS/CAP Descreva pelos menos 2 ações para o enfrentamento dos casos de abandono e óbitos: Busca de estratégias individuais para a melhor adesão ao tratamento. Sensibilização da equipe aos casos de SR, principalmente aos usuários que trabalham fora, Aumentar a atenção na investigação dos contactantes. 1) ) Fórmula: NUMERADOR: Nº de casos novos de tuberculose pulmonar (TP) positiva com tratamento completado / DENOMINADOR: Nº de casos novos de tuberculose pulmonar positiva diagnosticados no período X 100 Fonte: SINAN 2) ) Fórmula: NUMERADOR: Nº de casos de tuberculose pulmonar encerrados por Abandono / DENOMINADOR: Nº de casos de tuberculose pulmonar diagnosticados no período X 100 Fonte : SINAN 3) Fórmula: : NUMERADOR: Nº de casos de tuberculose pulmonar encerrados por transferência / DENOMINADOR: Nº de casos de tuberculose pulmonar diagnosticados no período X 100 Fonte : SINAN 4) Informar o número de casos novos de TBMR diagnosticados em cada período (casos de TBMR que começaram tratamento no período) Fonte : SITETB – Solicitar apoio a DVS/CAP

20 Equipe da Farmácia - 2014 Equipe da Farmácia Nome E-mail JAN FEV MAR
Farmacêutico Douglas Conceição Técnico de Farmácia Solange de Souza Lima Auxiliar de Farmácia JAN FEV MAR ABR MAI JUN Nº de medicamentos dispensados (2014) 96,876 100,750 91,184 87,564 125,110 100,097 Total de itens em estoque 99 Total de itens com falta temporária 20 Fonte: Relatório Sigma e Controle Interno 19

21 Programa de Controle de Tabagismo
Equipe de Saúde da Família Número de Pessoas Tabagistas¹ Destes, quantos estiveram ou estão em tratamento através do grupo² 1º sem 2013 2º sem 2014 Equipe Principal 166 -- Equipe Bela 203 Equipe Praia 94 Adicionar número de atividades realizadas no período, para cada grupo. Fonte: Prontuário eletrônico¹ Nº pacientes em tratamento para fumantes – tabnet - e Prontuário eletrônico² Procedimento: – consulta avaliação clínica – 1ª (OBS: Necessário estar claro no CNES que a unidade tem o programa, se não, é glosado) 20

22 NASF MARÉ Interconsultas; Grupos; Acolhimento aos profissionais;
12-set-18

23 Atividades Intersetoriais
Práticas Educativas e Atividades Intersetoriais De que forma são realizadas as práticas educativas ? (roda de conversa, salas de espera, grupos etc...) Grupos Educativos; Rodas de Conversa; Atividades Escolares; Oficinas. Em que locais do território são desenvolvidas as atividades educativas? Território, escolas, creches, ONGs. Quais dificuldades os profissionais encontram na prática educativa em promoção da saúde? -Violência territorial; Adesão dos usuários; Organização das agendas. Cite 2 propostas para solucionar as dificuldades encontradas -Sensibilização dos profissionais quanto a importância desta prática; -Sensibilização dos usuários; Planejamento. Quais suas parcerias intersetoriais? Redes, Vida Real, UERÊ, Luta pela Paz, Força de Pacificação, Viva Rio, Igrejas. 21

24 OUTROS SETORES E PARCERIAS Praticas integrativas e complementares
Práticas Integrativas e Complementares Aurículoterapia Público alvo: Livre demanda, indicação do corpo técnico. Periodicidade: semanal OUTROS SETORES E PARCERIAS Praticas integrativas e complementares Local: Unidade de saúde Os grupos acontecem na área externa da unidade.

25 Parcerias Intersetoriais (livre)
Outros Setores e Parcerias Intersetoriais (livre) Qual a sua maior dificuldade nas ações intersetoriais? O espaço físico (o território apresenta carência de espaços públicos como parques e praças). Ações realizadas: Atividades de Promoção de Saúde Parceiros: Força de Pacificação, RAXXX, Redes, Vida Real, ENSP.

26 Atividades Físicas – Até Junho/2014
Programa Academia Carioca Total de Participantes Proporção segundo total de participantes (%) Proporção segundo o total de População cadastrada na Unidade (%) Grupo de Atividade Física COM Aparelhos e outras atividades SEM aparelhos (Grupos de Caminhada, Alongamento, Ginástica, Dança, ginástica laboral, artes marciais, etc) -- (da meta ASSAF / 600 participantes) 2,15 % Participantes >60 anos 0 (de 425) % x Participantes hipertensos 0 (de 425) Percentual relacionado aos HAS cadastrados Participantes com PA controlada 0 (de 145) Não precisa colocar Participantes diabéticos Percentual relacionado aos DM cadastrados Participantes com a Glicemia controlada 0 (de 59) Participantes Sobrepesos (IMC >25 e <30) Não há relação de cadastrados no perfil Participantes Obesos (IMC >30) Fonte: Sistema do Programa Academia Carioca em integração com os prontuários ATIVIDADES FÍSICAS (META ASSAF*: 600 participantes/Unidades) (REALIZADA POR PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E VVOLUNTÁRIOS, NNA UNIDADE OU NO TERRITÓRIO) 24

27 EQUIPE PRAIA EQUIPE PARQUE GUINLE

28 EQUIPE PRAIA Fonte: CEMAPS-RJ / OTICS-RIO/SUBPAV/SMS-RJ, disponível em

29 Equipe PRAIA CPF NOME DA PESSOA
PESSOAL (CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATORIO) Médico Alcenir Caverzan Alves Junior Enfermeiro Ana Paula vazquez de oliveira Técnico de Enf Rosangela da Silva Tropiano ACS Microárea 1 Lucia de Fátima Guilherme Correa ACS Microárea 2 Vanessa de Souza Felix de Oliveira ACS Microárea 3 Alessandra Guimarães Barbosa ACS Microárea 4 Keila Ferreira de França ACS Microárea 5 Juliana Couto Oliveira ACS Microárea 6 Roberta Gomes Campos AVS Rickson Cruz Dia da semana e horário da reunião de equipe: Sexta-feira 14 h

30 Perfil da população cadastrada Equipe PRAIA
População cadastrada (FICHA A) População acompanhada (FICHA B) % de Acompanhados Meta Nº de crianças de 0 a 1 ano 87 14 16% 100% Nº de crianças de 1 a 2 anos 63 8 12% Nº de crianças de 0 a 2 anos BOLSA FAMILIA 16 Nº de gestantes 23 2 8% com Bolsa Família 06 Nº adolescentes 10 a 19 anos 293 -- Nº de Pessoas com 60 e mais 347 Fontes: Prontuário eletrônico (disponibilidade etária); Variável 2; SIAB junho de 2013 TABNET SUBPAV.

31 Perfil da população cadastrada Equipe PRAIA
Nº Beneficiários cadastrados Bolsa Família 496 Nº Beneficiários acompanhados 307 Cartão Família Carioca 80 45 Fonte: Portal SUBPAV.ORG e Portal Bolsa Família.

32 Situação de Saúde e Complicações Doenças Crônicas Não Transmissíveis
(DCNT) Equipe PRAIA DCNT Prevalência no território da equipe Cadastrados (total até o momento) % cadastrados/ prevalência Acompanhados (total até o momento) % acompanhados/cadastrados Hipertensão 647 267 41,% 159 59,% Diabetes 137 103 75% 60 58,% Pessoas hipertensas do território que já tiveram AVC 11 Pessoas com Diabetes do território que já sofreram uma amputação 1 Pessoas HAS e/ou DM que dialisam 2 Prevalência HAS e DM : calcular 70,5% da população do território = estimativa pop >= 18 anos Depois utilizar para essa população o % do último relatório vigitel : 29,2% para HAS e 6,2% DM Fontes: Prontuário eletrônico (disponibilidade etária); Variável 2; SIAB / TABNET / SUBPAV.

33 Pré-natal e mortalidades Equipe XXXXXXXXXX
Pré-natal e Mortalidade Equipe PRAIA Parâmetro 2011 2012 2013 1º sem 2014 Nº de Gestantes (SIAB) -- 49 43 31 28 Nº de Gestantes <20 anos (SIAB) 18 13 8 3 % Proporção de gestantes com 7 ou mais consultas de PN (Prontuário Eletrônico) ¹ 68% - 57,% % Proporção de gestantes com PN iniciado até a 12ª semana de gestação (SIAB) ² 79% 18% 35% 48% 39% Nº de casos de óbito materno (SIM) Nº de casos de óbito fetal e infantil (SIM)³ 1 2 Pré-natal e mortalidades Equipe XXXXXXXXXX 1) Fórmula: NUMERADOR: Nº de gestantes cadastradas com 7 ou mais consultas de PN encerrado no período / DENOMINADOR: Total de gestantes cadastradas com PN no período X 100 Fonte: Prontuário Eletrônico 2) Fórmula: NUMERADOR: Nº de gestantes acompanhadas que iniciaram o PN no primeiro trimestre em determinado local e período / DENOMINADOR: Total de gestantes cadastradas no mesmo local e período X100 Fonte: SIAB 3) Fonte: SIM solicitar apoio da DVS da CAP.

34 Avaliação dos óbitos maternos e infantis
fetais e infantis 1º sem 2013 2º sem 2013 1º sem 2014 NÚMERO DE CASOS DISCUTIDOS NA COMISSÃO REGIONAL DOS CASOS DISCUTIDOS NA COMISSÃO REGIONAL, QUANTOS FORAM PARA AVALIAÇÃO NAS REUNIÕES COM A EQUIPE CONSIDERANDO TODOS OS CASOS DISCUTIDOS NA EQUIPE, LISTE AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS PRESENTES NAS REUNIÕES: Avaliação dos óbitos maternos e infantis Discussão do caso em equipe apontou que estratégias de enfrentamento no caso de óbitos evitáveis? Cite 3 desdobramentos relacionados à assistência implantados após a discussão do caso na equipe: Fonte:SIAB/SINASC/SIM solicitar apoio da DVS da CAP.

35 Indicadores da Equipe PRAIA (variável 3)
NOME DA EQUIPE DE SAUDE DA FAMILIA: Praia. NOME DO INDICADOR: Grupo 04: Acompanhamento de uma criança, no primeiro ano de vida, por ano Ações de melhoria: VD semanal com Enfermeiro/Medico nas puérperas dentro dos 10 dias do pós parto; Consulta demanda livre com Enfermeiro/Medico, aproveitando o momento do teste do pezinho; Atualização do cartão de vacinação em prontuário por todos os profissionais no momento da consulta, acompanhamento mensal e lançamento pelos ACS; Fonte: Prontuário Eletrônico – Variável 3 33

36 SAÚDE NA ESCOLA / CRECHE / ABRIGO Equipe PRAIA
 Nomes das escolas, creches, EDI e abrigos vinculadas à unidade de saúde Creche Municipal Sagrado Coração de Maria Quais ações de promoção da saúde e prevenção estão planejadas para serem desenvolvidas nestes espaços? Visitas a creche, Avaliação nutricional das crianças, atividades do PSE Número total de alunos 118 Número de alunos com avaliação antropométrica realizada este ano Não Realizada Perfil nutricional dos alunos avaliados este ano Cite 2 ações realizadas diante do perfil encontrado: _________________________________________

37 EQUIPE BELA EQUIPE PARQUE GUINLE

38 EQUIPE BELA Fonte: CEMAPS-RJ / OTICS-RIO/SUBPAV/SMS-RJ, disponível em 37

39 Equipe BELA CPF NOME DA PESSOA
PESSOAL (CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATORIO) Médico Daili Medina Garcia Enfermeiro Viviane Cristina dos Santos Sá Técnico de Enf Bruna de Lima Bezerra ACS Microárea 1 Helena Oliveira Brito ACS Microárea 2 Angélica Alves de Souza ACS Microárea 3 Deuzenir Pio de Souza ACS Microárea 4 Márcia Cristina Pereira ACS Microárea 5 Silvana Soares da Silva ACS Microárea 6 Sheyla de Oliveira F. da Silva do Amaral AVS Wilson Lacerda Santos CPF NOME DA PESSOA PESSOAL (CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATORIO) Médico Enfermeiro Técnico de Enf ACS Microárea 1 ACS Microárea 2 ACS Microárea 3 ACS Microárea 4 ACS Microárea 5 ACS Microárea 6 AVS Dia da semana e horário da reunião de equipe: Terça-feira ás 14 h 38

40 Perfil da população cadastrada Equipe BELA
População cadastrada (FICHA A) População acompanhada (FICHA B) % de Acompanhados Meta Nº de crianças de 0 a 1 ano 93 43 46% 100% Nº de crianças de 1 a 2 anos 62 18 29% Nº de crianças de 0 a 2 anos BOLSA FAMILIA 47 45 95,7% Nº de gestantes 38 84,4% com Bolsa Familia 3 Nº adolescentes 10 a 19 anos 184 - Nº de Pessoas com 60 e mais 500 39 Fontes: Prontuário eletrônico (disponibilidade etária); Variável 2; SIAB junho de 2013 TABNET SUBPAV.

41 Perfil da população cadastrada Equipe BELA
Nº Beneficiários cadastrados Bolsa Família 604 Nº Beneficiários acompanhados 526 Cartão Família Carioca 58 45 Fonte: Portal SUBPAV.ORG e Portal Bolsa Família. 40 40

42 Situação de Saúde e Complicações Doenças Crônicas Não Transmissíveis
(DCNT) Equipe BELA DCNT Prevalência no território da equipe Cadastrados (total até o momento) % cadastrados/ prevalência Acompanhados (total até o momento) % acompanhados/cadastrados Hipertensão 788 504 64% 409 81% Diabetes 167 146 87% 100% Pessoas hipertensas do território que já tiveram AVC 13 Pessoas com Diabetes do território que já sofreram uma amputação 5 Pessoas HAS e/ou DM que dialisam 4 Prevalência HAS e DM : calcular 70,5% da população do território = estimativa pop >= 18 anos Depois utilizar para essa população o % do último relatório vigitel : 29,2% para HAS e 6,2% DM 41 Fontes: Prontuário eletrônico (disponibilidade etária); Variável 2; SIAB / TABNET / SUBPAV.

43 Pré-natal e mortalidades Equipe XXXXXXXXXX
Pré-natal e Mortalidade Equipe BELA Parâmetro 2011 2012 2013 1º sem 2014 Nº de Gestantes (SIAB) - 82 41 38 Nº de Gestantes <20 anos (SIAB) 16 15 6 % Proporção de gestantes com 7 ou mais consultas de PN (Prontuário Eletrônico) ¹ 68% 17% 42,1% % Proporção de gestantes com PN iniciado até a 12ª semana de gestação (SIAB) ² 79% 31,7% 63,1% Nº de casos de óbito materno (SIM) Nº de casos de óbito fetal e infantil (SIM)³ 1 Pré-natal e mortalidades Equipe XXXXXXXXXX 1) Fórmula: NUMERADOR: Nº de gestantes cadastradas com 7 ou mais consultas de PN encerrado no período / DENOMINADOR: Total de gestantes cadastradas com PN no período X 100 Fonte: Prontuário Eletrônico 2) Fórmula: NUMERADOR: Nº de gestantes acompanhadas que iniciaram o PN no primeiro trimestre em determinado local e período / DENOMINADOR: Total de gestantes cadastradas no mesmo local e período X100 Fonte: SIAB 3) Fonte: SIM solicitar apoio da DVS da CAP. 31 42

44 Avaliação dos óbitos maternos e infantis
fetais e infantis 1º sem 2013 2º sem 2013 1º sem 2014 NÚMERO DE CASOS DISCUTIDOS NA COMISSÃO REGIONAL - 1 DOS CASOS DISCUTIDOS NA COMISSÃO REGIONAL, QUANTOS FORAM PARA AVALIAÇÃO NAS REUNIÕES COM A EQUIPE -- CONSIDERANDO TODOS OS CASOS DISCUTIDOS NA EQUIPE, LISTE AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS PRESENTES NAS REUNIÕES: Avaliação dos óbitos maternos e infantis Discussão do caso em equipe apontou que estratégias de enfrentamento no caso de óbitos evitáveis? CAPACITAÇÃO DO CONHECIMENTO DO PRÉ-NATAL E SITUAÇÃO DE RISCO MENSALMENTE NA REUNIÃO DE EQUIPE. Cite 3 desdobramentos relacionados à assistência implantados após a discussão do caso na equipe: REAVALIAÇÃO DE RISCO DA GESTANTE EM CADA CONSULTA, BUSCA ATIVA E CONSULTA DE PUERPÉRIO. 43 Fonte:SIAB/SINASC/SIM solicitar apoio da DVS da CAP. 43

45 Indicadores da Equipe BELA (variável 3)
NOME DA EQUIPE DE SAUDE DA FAMILIA: Bela. NOME DO INDICADOR: Grupo 07: Acompanhamento de uma pessoa hipertensa, por ano. Planejamento como ferramenta para organização do processo de trabalho; Organização da agenda; Continuidade da assistência; Fonte: Prontuário Eletrônico – Variável 3 33 44

46 SAÚDE NA ESCOLA / CRECHE / ABRIGO Equipe BELA
 Nomes das escolas, creches, EDI e abrigos vinculadas à unidade de saúde - Quais ações de promoção da saúde e prevenção estão planejadas para serem desenvolvidas nestes espaços? Número total de alunos Número de alunos com avaliação antropométrica realizada este ano Perfil nutricional dos alunos avaliados este ano Cite 2 ações realizadas diante do perfil encontrado: _________________________________________ 45

47 EQUIPE PRINCIPAL EQUIPE PARQUE GUINLE

48 EQUIPE PRINCIPAL Fonte: CEMAPS-RJ / OTICS-RIO/SUBPAV/SMS-RJ, disponível em 47

49 Equipe PRINCIPAL CPF NOME DO PROFISSIONAL PESSOAL (CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATORIO) Médico Carlos L.F.Cooper Enfermeiro Janaina Martins de Sá Barbosa Técnico de Enf Marilza da Silva dos Santos Gonçalves ACS Microárea 1 Fabiana Barbosa de Morais ACS Microárea 2 Adriana Brasil da Silva ACS Microárea 3 Willian Santana Pereira ACS Microárea 4 Joseni Rodrigues do nascimento ACS Microárea 5 Iasmin de Oliveira Marques dos Santos ACS Microárea 6 Luciana Silva da Conceição ACS Microárea 7 Maria Cristina de Lima ACS Microárea 8 Tânia Cristina Castro de Brito AVS Leonardo Trajano Dia da semana e horário da reunião de equipe: Sexta-feira 14 h 48

50 Perfil da população cadastrada Equipe PRINCIPAL
População cadastrada (FICHA A) População acompanhada (FICHA B) % de Acompanhados Meta Nº de crianças de 0 a 1 ano 169 49 29% 100% Nº de crianças de 1 a 2 anos 99 15 15% Nº de crianças de 0 a 2 anos BOLSA FAMILIA 29 Nº de gestantes 65 22 34% com Bolsa Familia 8 Nº adolescentes 10 a 19 anos 153 -- Nº de Pessoas com 60 e mais 407 --- 49 Fontes: Prontuário eletrônico (disponibilidade etária); Variável 2; SIAB junho de 2013 TABNET SUBPAV.

51 Perfil da população cadastrada Equipe PRINCIPAL
Nº Beneficiários cadastrados Bolsa Família 785 Nº Beneficiários acompanhados 767 Cartão Família Carioca 133 122 Fonte: Portal SUBPAV.ORG e Portal Bolsa Família. 50 50

52 Situação de Saúde e Complicações Doenças Crônicas Não Transmissíveis
(DCNT) Equipe Principal DCNT Prevalência no território da equipe Cadastrados (total até o momento) % cadastrados/ prevalência Acompanhados (total até o momento) % acompanhados/cadastrados Hipertensão 979 481 49% 270 56% Diabetes 207 129 62% 100% Pessoas hipertensas do território que já tiveram AVC 5 Pessoas com Diabetes do território que já sofreram uma amputação 2 Pessoas HAS e/ou DM que dialisam - Prevalência HAS e DM : calcular 70,5% da população do território = estimativa pop >= 18 anos Depois utilizar para essa população o % do último relatório vigitel : 29,2% para HAS e 6,2% DM 51 Fontes: Prontuário eletrônico (disponibilidade etária); Variável 2; SIAB / TABNET / SUBPAV.

53 Pré-natal e mortalidades Equipe XXXXXXXXXX
Pré-natal e Mortalidade Equipe PRINCIPAL Parâmetro 2011 2012 2013 1º sem 2014 Nº de Gestantes (SIAB) - 128 176 55 Nº de Gestantes <20 anos (SIAB) 41 48 10 % Proporção de gestantes com 7 ou mais consultas de PN (Prontuário Eletrônico) ¹ 68% 31% % Proporção de gestantes com PN iniciado até a 12ª semana de gestação (SIAB) ² 79% 50% 37% 47% Nº de casos de óbito materno (SIM) Nº de casos de óbito fetal e infantil (SIM)³ 3 2 Pré-natal e mortalidades Equipe XXXXXXXXXX 1) Fórmula: NUMERADOR: Nº de gestantes cadastradas com 7 ou mais consultas de PN encerrado no período / DENOMINADOR: Total de gestantes cadastradas com PN no período X 100 Fonte: Prontuário Eletrônico 2) Fórmula: NUMERADOR: Nº de gestantes acompanhadas que iniciaram o PN no primeiro trimestre em determinado local e período / DENOMINADOR: Total de gestantes cadastradas no mesmo local e período X100 Fonte: SIAB 3) Fonte: SIM solicitar apoio da DVS da CAP. 31 52

54 Avaliação dos óbitos maternos e infantis
fetais e infantis 1º sem 2013 2º sem 2013 1º sem 2014 NÚMERO DE CASOS DISCUTIDOS NA COMISSÃO REGIONAL - 2 DOS CASOS DISCUTIDOS NA COMISSÃO REGIONAL, QUANTOS FORAM PARA AVALIAÇÃO NAS REUNIÕES COM A EQUIPE -- CONSIDERANDO TODOS OS CASOS DISCUTIDOS NA EQUIPE, LISTE AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS PRESENTES NAS REUNIÕES: Avaliação dos óbitos maternos e infantis Discussão do caso em equipe apontou que estratégias de enfrentamento no caso de óbitos evitáveis? CAPACITAÇÃO DO CONHECIMENTO DO PRÉ-NATAL E SITUAÇÃO DE RISCO MENSALMENTE NA REUNIÃO DE EQUIPE. Cite 3 desdobramentos relacionados à assistência implantados após a discussão do caso na equipe: REAVALIAÇÃO DE RISCO DA GESTANTE EM CADA CONSULTA, BUSCA ATIVA E CONSULTA DE PUERPÉRIO. 53 Fonte:SIAB/SINASC/SIM solicitar apoio da DVS da CAP. 53

55 Indicadores da Equipe PRINCIPAL (variável 3)
NOME DA EQUIPE DE SAUDE DA FAMILIA Principal. NOME DO INDICADOR: Grupo 03: Acompanhamento de uma gravidez. Intensificação das ações: Capitação precoce da gestante (dentro do primeiro trimestre de gravidez); Primeira consulta de pré-natal no mesmo dia ou em até 72 h após o TIG positivo; Busca ativa das faltosas; Grupos de gestantes. Fonte: Prontuário Eletrônico – Variável 3 33 54

56 SAÚDE NA ESCOLA / CRECHE / ABRIGO Equipe PRINCIPAL
 Nomes das escolas, creches, EDI e abrigos vinculadas à unidade de saúde CIEP Presidente Samora Machel Quais ações de promoção da saúde e prevenção estão planejadas para serem desenvolvidas nestes espaços? Saúde bucal, alimentação saudável, higiene, violência Número total de alunos 928 Número de alunos com avaliação antropométrica realizada este ano Não realizado Perfil nutricional dos alunos avaliados este ano Cite 2 ações realizadas diante do perfil encontrado: _________________________________________ Programado para o próximo semestre. 55

57 SAÚDE BUCAL

58 Equipe Saúde Bucal Equipes Saúde Bucal Nome E-mail Cirurgião Dentista
Fernanda Miranda Reis TSB ASB Marineide da Silva Santos Zeliete de Almeida Nogueira Elaine Castro de Brito da Costa

59 Equipe de Saúde Bucal Equipe de Saúde Bucal Resultados Meta 1º sem
2013 2014 Proporção de Exodontia em relação aos procedimentos odontológicos individuais preventivos e curativos <6% 0,064% 0,046% 0,049% Proporção de tratamentos concluídos em relação às primeiras consultas odontológicas programáticas 100%   ,4 % 73 %   88,5% Nº de escovações supervisionadas individuais realizadas na unidade: não se aplica 991 986  1283 Nº de escovações supervisionadas coletivas realizadas na unidade 2173 1396 262 Equipe de Saúde Bucal Fonte: Gil e Prontuário eletrônico

60 Carteirômetro da Unidade
Responsável Técnico Carlos Leal Ferreira Cooper CRM Carteirômetro da Unidade

61 Carteirômetro da Unidade
PROCEDIMENTOS REALIZADOS NO MÊS - NÚMEROS Jan Fev Mar Abr Mai Jun DIUs inseridos Não realizado Suturas realizadas Drenagem de abscesso 1 Lavagem de ouvido Remoção de Unha Remoção de Gesso Teste Rápido de Gravidez 25 23 17 22 26 Carteirômetro da Unidade Fonte: BPA e Prontuário Eletrônico

62 SISREG SISREG – 2014 JAN FEV MAR ABR MAI JUN Encaminhados 55 75 27 35
61 37 Aprovados 65 24 56 94 Negados 03 01 Devolvidos 16 23 07 10 04 06 Reenviados Absenteísmo * Pendentes 05 SISREG ESTRATÉGIAS USADAS PARA REDUÇÃO DAS PENDÊNCIAS: Comunicação entre solicitante e regulador, Educação permanente dos solicitantes (preenchimento correto e completo, manual regulador e notas técnicas, aumento da resolutividade inclusive através de matriciamento. Fonte: SISREG, * absenteísmo está disponível no SISREG com a senha de regulador duvidas entrar em contato com a Central ambulatorial 40

63 Balanço da Ouvidoria - 1746 1º Semestre 2014 %
Total de ouvidorias recebidas 34 Total de ouvidorias respondidas 100% 41 Fonte: Ouvidoria CAP

64 CMS SAMORA MACHEL 12-set-18
Fonte: CEMAPS-RJ / OTICS-RIO/SUBPAV/SMS-RJ, disponível em 12-set-18

65 Obrigada!!!


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