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ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
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A idéia central do marketing é criar uma compatibilidade entre as capacidades de uma empresa e os desejos dos consumidores afim de atingir os objetivos de ambas as partes.
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Marketing é um processo para:
Definir mercados Quantificar as necessidades dos grupos de clientes (segmentos) dentro destes mercados Determinar as proposições de valor para tender a estas necessidades Comunicar essas proposições de valor a todas as pessoas da organização responsáveis por entregá-las e conseguir que elas cumpram o seu papel Desempenhar um papel adequado na entrega dessas proposições de valor ( em geral apenas comunicações) Monitorar o valor entregue
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E o que é planejamento de marketing?
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O planejamento de marketing é simplesmente uma seqüência lógica e uma série de atividades que levam a determinação de objetivos de marketing e à formulação de planos para atingi-los.
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A maioria dos gerentes concorda que algum tipo de procedimento para o planejamento de marketing é necessário. Portanto, precisam de um sistema que os ajudará a pensar de maneira estruturada e também a explicitar seus modelos econômicos intuitivo do negócio.
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A experiência mostra que um plano de marketing deve conter:
Declaração de missão Resumo financeiro Visão geral do mercado Análise de SWOT Premissas Objetivos e estratégias de marketing Programas contendo detalhes de cronograma, responsabilidades e custos, com previsões de vendas e orçamentos
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A estratégia
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O planejamento estratégico começa quando a administração usa informações sobre o ambiente externo e os pontos fortes e fracos da própria empresa para desenvolver uma visão de longo prazo dos rumos que a organização deve tomar – a missão. A partir daí, o processo de planejamento avança para especificação de como realizar esta missão.
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A missão de organização é seu propósito, sua razão de ser.
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Os esforços de Marketing eficazes são aqueles que possibilitam às empresas alcançarem seus objetivos definidos por meio do processo de planejamento estratégico. O planejamento estratégico forma a base para outros tipos de planejamento na empresa, como planejamento tático e o operacional.
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O planejamento tático é a criação de objetivos e estratégias destinadas a alcançar metas de departamentos específicos ao longo de um intervalo de tempo médio. Normalmente, ele é responsabilidade da média gerência. A criação de planos de marketing é, muitas vezes, um tipo de planejamento tático.
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Planejamento operacional é a criação de objetivos e estratégias para unidades operacionais individuais ao longo de um curto intervalo de tempo.
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Depois que os gerentes sabem para onde desejam ir, é preciso decidir como chegar lá. As estratégias organizacionais desenvolvem planos centradas em alcançar objetivos, e tem sucesso quando levam a empresa a tal.
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Estratégias de crescimento:
Estratégia de penetração no mercado Estratégia de desenvolvimento do mercado Estratégia de desenvolvimento do produto Diversificação
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Desenvolvimento do produto
Mercado/Produtos Produtos atuais Novos produtos Clientes atuais Penetração no mercado Desenvolvimento do produto Novos clientes Desenvolvimento do mercado Diversificação
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Exercício em grupos: Criar uma empresa Definir seu nome e logomarca Definir sua linha de produtos Listar seus diferenciais competitivos Traçar suas estratégias adotadas, justificando-as
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As empresas muitas vezes estão em mais de uma linha de negócio
As empresas muitas vezes estão em mais de uma linha de negócio. Assim, a empresa tem um grupo ou portfólio de unidade de negócio, mais ou menos como um investidor pode ter um portfólio de ações.
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O processo básico para criar um plano de portfólio é avaliar unidades estratégicas de negócios no portfólio da organização e, depois, determinar o que deve ser feito com elas.
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Matriz de crescimento / Participação do Boston Consulting Group
O Boston Consulting Group (BCG) desenvolveu uma matriz que classifica UENs, produtos ou marcas de acordo com duas medidas: taxa de crescimento do mercado e participação relativa no mercado
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Estrelas Pontos de Interrogação Vaca Leiteira Abacaxis
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Trabalho em grupo – Parte 2
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Referências deste encontro:
KOTLER, P. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000, 10ª ed. CHURCHILL, G. e PETER, J Marketing criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000. Fotos:
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