A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos da pesquisa – coleta de dados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos da pesquisa – coleta de dados"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos da pesquisa – coleta de dados
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC MÉTODOS DA PESQUISA  Métodos da pesquisa – coleta de dados Profa. Ms. Nicole Glock Maceno

2 Métodos da pesquisa (ou técnicas de pesquisa)
TÉCNICA é um conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência ou arte; é a habilidade para usar esses preceitos ou normas, a parte prática. Toda ciência utiliza inúmeras técnicas na obtenção de seus propósitos. Toda pesquisa implica em levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregadas. Esse material-fonte geral é útil não só por trazer conhecimentos que servem de contexto ao campo de interesse, como também para evitar possíveis duplicações e/ou esforços desnecessários; pode, ainda, sugerir problemas e hipóteses e orientar para outras fontes de coleta. Livro: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 4ª. Ed. São Paulo : Atlas 2001.

3 Forma de levantamento de dados:
1.1 Utilização de documentos Uso de materiais impressos, tais como jornais, revistas, arquivos históricos, livros, diários, dados estatísticos, biografias, bíblia, enciclopédia, entre outros. São fontes que otimizam a busca de dados pelo pesquisador. 1.2 Entrevista Formulação de questões abertas, a serem perguntadas para o depoente. Possibilita a obtenção de dados sobre diversos aspectos da vida social, apresenta maior profundidade, permite direcionamento a outras questões, ser mais fidedigna as ideias do sujeito e melhor compreensão sobre as visões dele. As desvantagens incluem as respostas falsas, a inadequação da resposta em relação à pergunta, dificuldade de expressar seus pontos de vista.

4 1.3 Questionários Permite as pesquisas de grande escala, não exige treinamento, garante o anonimato das pessoas, e facilita a tabulação de dados por conduzir as respostas. Afeta o resultado da pesquisa, não permite a participação de analfabetos, impede que informante tire dúvidas de entendimento nas questões pelo fato de o pesquisador não estar presente, são curtos e pode não ser respondido totalmente. 1.4 Observação É a apreensão pelos sentidos. A observação pode ser realizada na vida real, no próprio local onde o evento ocorre, em um ambiente normal e cotidiano, registrando-se os dados à medida que forem ocorrendo, ou em laboratório, que requer condições especiais, geralmente exige organização cuidadosa e controlada, o uso de equipamentos adequados possibilita observações mais rigorosas.

5 1.5 Histórias de Vida Relato de experiências de alguém, suas vivências, que tenham significado importante para o conhecimento do objeto em estudo. A técnica permite estudar o impacto da interação social sobre as crenças e decisões dos indivíduos. 1.6 Testes Os testes são muito usados nas organizações, especialmente no processo de seleção ou quando se deseja analisar o potencial dos indivíduos. Os testes possuem alguns requisitos como a sua validade, a sua precisão e sua padronização. São apresentados de várias formas como, por exemplo, verbais, de lápis e papel, visuais e podem ser feitos individualmente ou coletivamente.

6 Atividade 4: Retomar o arquivo do programa Word da aula passada e complementar com as seguintes informações (ainda que um esboço ou informações preliminares): Delimitação da pesquisa: possíveis técnicas de coleta de dados e sujeitos/objetos/coisas envolvidos. Salvar o arquivo com nome: Aula 4_Nomecompleto.rtf e enviar para:


Carregar ppt "Métodos da pesquisa – coleta de dados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google