A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Você é um bom aluno? Dia do Estudante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Você é um bom aluno? Dia do Estudante."— Transcrição da apresentação:

1 Você é um bom aluno? Dia do Estudante

2 A educação é o alicerce da sociedade
A educação é o alicerce da sociedade. Quando fragilizada, de certo, a sociedade também estará. As grandes evoluções sociais somente foram possíveis graças à educação, porém os números da educação brasileira, apesar de terem sido promissores no que se refere ao acesso, não são expressivos no que se refere à qualidade. O número de estudantes, no Brasil, cresceu mais de 100% de 2000 a 2011, segundo a OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento em pesquisa recente). Houve também a abertura de novas universidades públicas e programas de facilitação do acesso ao ensino superior promovidos principalmente pelo governo federal, um expressivo aumento da população estudantil universitária. Numerosa população estudantil, entretanto, não significa qualidade de ensino.

3 Segundo a OECD, o Brasil ocupa a 2ª posição no ranking de 36 países que mais gastam tempo ensinando, mas ocupa a 35ª posição, neste mesmo ranking, em domínio de leitura, conhecimentos matemáticos e conhecimentos em ciências, ganhando apenas da Indonésia. A pesquisa foi realizada entre estudantes na faixa etária de 15 anos, e conta com dados de países, como Finlândia, Coreia do Sul, Noruega, dentre outros que ocupam os primeiros lugares no ranking mundial de qualidade da educação. Tais pesquisas apontam um perfil de conhecimento insatisfatório no alunado do Ensino Médio brasileiro, o que é preocupante, pois, desconsiderando o PIB per capta do país, na pesquisa da OECD, o Brasil tem o maior percentual do PIB investido em educação dentre os 36 países pesquisados.

4 Qualidade educacional é um ponto importante e deve ser discutido com muita responsabilidade, principalmente entre os professores. É perceptível que algo não anda bem na educação, seja pelos números da OECD (identificados pelo PIZA – avaliação internacional), seja pelos índices de evasão no ensino superior, que mostram claramente o fato de os alunos ingressos não estarem preparados para lidar com as exigências impostas por seus cursos. Grande parte deste problema está relacionada à falta de conhecimentos básicos que deveriam ser aprendidos no ensino básico.

5 Diante do problema, é necessário pensar estratégias que amplifiquem a qualidade da educação no país, principalmente nos anos finais do ensino básico e ter um controle mais efetivo das habilidades e competências desenvolvidas durante todo o percurso escolar dos alunos brasileiros. É preciso uma mudança de postura escolar, desenvolver nos estudantes a autonomia da aprendizagem para que estes não sejam dependentes do mestre, mas sim do conhecimento. Fonte dos dados apresentados: OECD

6 A seguir, você verá pequenos textos e informações seguidas por perguntas.
A ideia é propor uma discussão, em sala de aula, do seu fazer como estudante na comparação com outros alunos do país. Preparado?

7 “É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom.” Albert Einstein ( ) foi um físico e humanista alemão, autor da teoria da relatividade. Prêmio Nobel de Física de 1921 Pergunta... De quais valores, como estudante, você não abre mão?

8 Aluno brasileiro tem dificuldade para ler
da Folha de S.Paulo Estudos realizados com alunos brasileiros mostram que a maior parte deles tem dificuldade para ler e compreender textos. Entre os alunos do terceiro ano do ensino médio, apenas 5,34% têm habilidade de leitura compatível com a série que cursam. Pouco mais de 42% têm um desempenho considerado crítico ou muito crítico. Pergunta... Como você sabe que lê bem? Você está representado na estatística da notícia?

9 Estudantes brasileiros têm dificuldades em raciocínio lógico, diz OCDE
O Brasil ocupa o 38° lugar de uma lista de 44 países avaliados na pesquisa sobre a capacidade em solucionar problemas matemáticos da vida cotidiana. O Brasil ocupa um dos piores lugares em uma pesquisa com adolescentes de vários países que avalia a capacidade em solucionar problemas matemáticos da vida cotidiana. Ele está no 38° lugar de uma lista de 44 países. O estudo foi realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e divulgado hoje (1) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), sediada em Paris. Mais uma vez, o melhor desempenho é dos estudantes de países asiáticos. Pergunta... Como anda seu raciocínio lógico? Como você classifica seu raciocínio lógico básico? Você está representado na estatística da notícia? Fonte sobre o assunto:

10 Brasileiro passa muito tempo longe dos livros
IBGE diz que leitura ocupa só 6 minutos do dia; 61% fazem atividades simultâneas Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. Tempo, o bem mais precioso, mas, afinal, como gastamos as 24 horas do dia? Estudo piloto feito pelo IBGE em quatro estados (Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco) mais o Distrito Federal, com mais de 5 mil pessoas com 10 anos ou mais, dissecou essa repartição do tempo, e a leitura ocupa fatia residual no dia do brasileiro: apenas seis minutos em média por dia, enquanto ficamos 2h35m na frente da televisão. O estudo, inédito, mostrou também o que a percepção das pessoas já comprovou. Fazemos várias coisas ao mesmo tempo: 61% dos entrevistados praticaram atividades simultâneas, o que aumenta o dia em quatro horas e 52 minutos. O estudo será apresentado hoje no 35º Congresso Internacional de Uso do Tempo, que acontece no Rio desde quarta-feira, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, IBGE, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ONU Mulheres. Pergunta... Como anda sua leitura? Qual o último livro que você leu? Para que serve a leitura em sua vida? Qual a importância da leitura? Você está representado na estatística da notícia? Fonte sobre o assunto:

11 Mau comportamento dos alunos é maior no Brasil, diz estudo.
Segundo pesquisa da OCDE, professores brasileiros são os que mais relatam perder tempo da aula tentando manter ordem na classe  Os professores brasileiros são os que precisam usar mais tempo da aula mantendo a ordem da classe, segundo uma pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O estudo Teaching and Learning International Survey - Talis (Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizagem, em tradução livre) concluiu que 20% do tempo das aulas brasileiras são destinados a ordenar a classe, maior porcentagem entre os países analisados. Fonte: Revista Educação Pergunta... Seu comportamento em sala de aula contribui para todos? (??) Você é proativo ou indisciplinado? O que sua indisciplina revela sobre seus valores? E sobre sua personalidade? Sua turma está representada na estatística da notícia? Fonte sobre o assunto:

12 Brasileiros lideram ranking de horas gastas em redes sociais, diz estudo
Os brasileiros são os que passam mais tempo online nas redes sociais, totalizando 13,8 horas mensais. Os dados foram levantados pelo SurveyMonkey, em parceria com a Segundo o estudo, os russos ficam em segundo lugar, com 10,8 horas mensais, e os argentinos ficam em terceiro, com 10,2 horas. Os brasileiros também estão entre os que mais compartilham conteúdo nas redes sociais (71% dos internautas nas redes), ficando atrás apenas da China (80%) e de Hong Kong (73%).  Pergunta... Quanto tempo você fica nas redes sociais: Facebook, WhatsApp...? Em que esse tempo contribui para você ser uma pessoa melhor? Você tem disciplina para dizer não ao ócio improdutivo? Sua turma está representada na estatística da notícia? Fonte sobre o assunto:

13 Para pensar... Outras fontes:

14


Carregar ppt "Você é um bom aluno? Dia do Estudante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google