A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTREVISTA INICIAL O processo de diagnóstico psicopedagógico passa por etapas. Vejamos cada uma delas: A entrevista inicial é o primeiro contato efetivo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTREVISTA INICIAL O processo de diagnóstico psicopedagógico passa por etapas. Vejamos cada uma delas: A entrevista inicial é o primeiro contato efetivo,"— Transcrição da apresentação:

1 ETAPAS DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO COM O CLIENTE, A ESCOLA E A FAMÍLIA

2 ENTREVISTA INICIAL O processo de diagnóstico psicopedagógico passa por etapas. Vejamos cada uma delas: A entrevista inicial é o primeiro contato efetivo, pessoal, entre o terapeuta e os clientes. Dependendo da linha teórica e epistemológica seguida pelo profissional, essa entrevista pode acontecer primeiro com os responsáveis, com a escola ou com a criança. Tudo irá depender da compreensão que o profissional fizer do caso.

3 ENTREVISTA CONTRATUAL/INICIAL
Primeiro contato. - Quem está contatando? Pais, escola? - Qual é forma de contato? O que você pode observar desse primeiro contato? Verificar o tipo de vínculo que o contratante deseja estabelecer. Isso é possível através da investigação do envolvimento dos familiares com a problemática da criança. Se foi encaminhando pela instituição observar se ela tenta colocar o problema “fora” da escola.

4 ENTREVISTA CONTRATUAL
Honorários na primeira entrevista - Quem deverá vir a primeira entrevista? - Explicar ao contratante qual o objetivo da primeira entrevista. Roteiro entrevista inicial. Pagina 53 a 55 (livro: Técnicas de diagnóstico psicopedagógico. Leila Sara José Chamat)

5 ALINHAMENTOS NECESSÁRIOS NA PRIMEIRA ENTREVISTA
- Esclarecimentos dos papeis: terapeuta, pais, familiares, escola, professores. - Vinculação dos responsáveis pelo sujeito no processo diagnóstico. Previsão do número de sessões e forma de encerramento do trabalho

6 ALINHAMENTOS NECESSÁRIOS NA PRIMEIRA ENTREVISTA
Definição de horários, dias e duração das sessões Definição dos locais de atendimento Valor e forma de recebimento dos honorários OBS: NÃO DEIXE DE LER O CAPITULO IV DO LIVRO TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO

7 ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (EOCA)
Visca, J. Clínica psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. Primeiro contato com o sujeito da aprendizagem. Vantagem: não contaminação do observador Alguns autores realizam antes da entrevista inicial. A ideia é garantir que o profissional possa conhecer o sujeito da aprendizagem através de seus “próprios olhos”, sem a contaminação de outras pessoas. Sem rótulos.

8 EOCA OBJETIVOS Detectar sintomas e formular hipótese sobre as prováveis causas das dificuldades, sem julgamento prévio ou contaminação. Levantar os possíveis obstáculos que emergem na relação do sujeito com o conhecimento. Obter dados a respeito do sujeito nos aspectos afetivos e cognitivos, a fim de formular um sistema de hipóteses e delinear linhas de investigação.

9 EOCA PROCEDIMENTOS O entrevistador deve estar em uma situação por descobrir ou por revelar, não há objetivos a serem atingidos. “Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que lhe ensinaram e o que você aprendeu” Este material é para que você o use, se precisar, para me mostrar o que lhe falei e o que queria saber de você. Colocar diversos materiais aleatoriamente. Não separar os materiais por gênero ou idade.

10 EOCA PROCEDIMENTOS Materiais básicos:
Folhas lisas de papel oficio, folhas pautadas, lápis de cor sem ponta, apontador, caneta esferográfica, borracha, tesoura, papeis coloridos, régua, revistas e livros, canetas hidrográficas, cola, grampeador.

11 EOCA Observar 3 aspectos:
- temática que esta sendo desenvolvida: tudo o que o sujeito diz, tema escolhido, mensagem transmitida. - dinâmica do processo: tudo o que o sujeito faz: gestos, postura, maneira de pegar os materiais, expressões faciais, impasses... - O produto: o que o sujeito realizou: aquilo que ele realizou está de acordo com o esperado para sua idade?, que mensagens esse sujeito está transmitindo? Ele é capaz de assimilar instruções?

12 RESULTADOS A partir desses 3 aspectos teremos o primeiro sistema de hipóteses sobre o sujeito. Estas deverão ser submetidas a uma verificação mais rigorosa. Veja exemplo de caso nas paginas 75 a 79 do livro.

13 ROTEIRO DE AVALIAÇÃO EOCA
ASPECTOS AÇÃO DO SUJEITO POSSIVEIS CAUSAS TEMÁTICA DINÂMICA PRODUTO OBSTÁCULOS NA RELAÇÃO COM O SUJEITO HIPÓTESES DELINEAMENTO DA INVESTIGAÇÃO

14 ANAMNESE Importância do instrumento no processo diagnóstico
Quando realizar? Diferentes metodologias: tradicionais x epistemologia convergente de Visca Modelo semi-aberto Diversos tipos de Anamnese Duração do procedimento Fatores emocionais e a atuação do profissional Nunca usar a Anamnese como um questionários de perguntas e respostas, por isso nunca pedir para os pais responderem como se fosse uma ficha.

15 ENCAMINHAMENTOS EXAMES
Diagnóstico Psicopedagógico: trabalho multidisciplinar. Quando encaminhar? Tipos de exames O que observar? Necessidade de conhecimentos básicos de outras especialidades Cuidado com o diagnóstico precipitado.

16 ENTREVISTA COM A CRIANÇA
Quando realizar? Metodologia adotada O que observar? Cuidado com a contaminação gerada pela queixa inicial Como iniciar? Necessidade de uma hipótese previa a partir da metodologia adotada para o trabalho A importância do vinculo e o contrato com a criança

17 Atividade em sala de aula
Leia o artigo “Diagnóstico e Avaliação psicopedagógica”. Faça uma resenha critica do artigo com os seguintes apontamentos: Qual o tema trabalhado? Qual o ponto de vista defendido pelo autor Qual a conclusão do estudo?


Carregar ppt "ENTREVISTA INICIAL O processo de diagnóstico psicopedagógico passa por etapas. Vejamos cada uma delas: A entrevista inicial é o primeiro contato efetivo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google