A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária
GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária

2 Educação do Campo: direito nosso, dever do Estado!
Educação do Campo X Educação no campo “(...)o ‘do’ da Educação do Campo tem a ver com esse protagonismo. Não é ‘para’ e nem mesmo ‘com’, é dos trabalhadores (...) Um do que não é dado, mas que precisa ser construído pelo processo de formação dos sujeitos coletivos”(CALDART, 2009) Educação do campo como conceito “(...)o debate conceitual é importante a medida que nos ajuda a ter mais claro quais são os embates e quais os desafios práticos que temos pela frente.”(CALDART,2007) Educação do campo – Militância “(...)o momento atual não nos parece ser o de buscar ‘fixar’ um conceito, fechá-lo em um conjunto de palavras: porque isso poderia matar a idéia de movimento da realidade(...)” (CALDART, 2007)

3

4 A natureza da Educação do Campo
“(...)sua natureza e seu destino estão profundamente ligados ao destino do trabalho no campo e, consequentemente, ao destino das lutas sociais dos trabalhadores e da solução dos embates de projetos que constituem a dinâmica atual do campo brasileiro, da sociedade brasileira, do mundo sob a égide do capitalismo em que vivemos” (CALDART, 2007) Não confundir educação com escola nem absolutizar a educação escolar, como fez no discurso a pedagogia moderna liberal, para que o capital pudesse “educar” mais livremente as pessoas em outras esferas, como “preparação para”, diferente do que a Educação do Campo busca: “formação desde”- com o vínculo entre educação e trabalho

5 “A escola é um direito de todas as pessoas (
“A escola é um direito de todas as pessoas (...) Mas, reconhecer isso não é/não precisa ser o mesmo que absolutizar a educação escolar, como se apenas ela ‘contasse’ na vida das pessoas e pior, considerar a escola como referência única para pensar todos os processos formativos. Isso é um reducionismo, enganoso do que de fato é a realidade da própria sociedade capitalista atual. Reducionismo que é agravado pela difusão de uma visão igualmente simplificadora de escola, como se o processo educativo escolar fosse igual a dimensão da instrução ou do ensino”(CALDART, 2007)

6 Censo Escolar - número de estabelecimentos de ensino no campo
Fechar escola é crime A Campanha “Fechar escola é crime” foi lançada pelo MST neste ano de A Campanha busca alertar e mobilizar a sociedade brasileira contra o processo de fechamento de escolas no campo. Nos últimos 10 anos mais de 37 mil escolas foram fechadas no campo brasileiro o que representa um profundo desrespeito aos direitos das crianças, jovens e adultos do campo que dessa forma têm negado o direito à educação. Censo Escolar - número de estabelecimentos de ensino no campo 2002 2009 83.036 Fonte: INEP

7 Manifesto da Campanha “...fechar uma escola do campo significa privar milhares de jovens de seu direito à escolarização, à formação como cidadãos e ao ensino que contemple e se dê em sua realidade e como parte de sua cultura. Num país de milhares de analfabetos, impedir por motivos econômicos ou administrativos o acesso dos jovens à escola é, sim, um crime!”

8 ÍNDICE TRÊS VEZES MAIOR DO QUE EM ÁREAS URBANAS!
ANALFABETISMO NA ÁREA RURAL CHEGA A 23% ENTRE A POPULAÇÃO DE 15 ANOS OU MAIS. ÍNDICE TRÊS VEZES MAIOR DO QUE EM ÁREAS URBANAS! PROBLEMAS DE ACESSO, INFRAESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES AGRAVAM ESSA SITUAÇÃO MAIS DE 37 MIL ESCOLAS FECHADAS NO CAMPO

9 “A AUSÊNCIA DO ESTADO NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO SE TRADUZ NA PRECARIEDADE DA OFERTA. AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS FORAM PEQUENAS. OS PROFESSORES SÃO MAL FORMADOS, NÃO HÁ INFRAESTRUTURA E NEM MATERIAL PEDAGÓGICO.” Mônica, Professora da UnB

10

11 REFORMA AGRÁRIA E EDUCAÇÃO
“Ter acesso à terra é a primeira condição para o cidadão permanecer onde está e levar os filhos para a escola. O que está causando o fechamento das escolas não é só a nucleação. As áreas rurais estão sendo engolidas pela concentração fundiária. E os pais enfrentam de tudo para as crianças estudarem”

12 “Não gosto de viajar todos os dias pra tão longe, reclama o menino que sente enjoo no sacolejo do ônibus escolar” Escolas são fechadas e substituídas por um sistema de escolas-pólo. Há uma nucleação que não respeita o desejo dos moradores, obrigando as crianças a se deslocarem por grandes distâncias ou abandonarem a escola.

13

14 O que vocês acham da política de fechar escolas no campo e levar as crianças para estudar nas cidades? Qual o sentido de se ter escolas diferenciadas para o campo e a cidade? Vocês se sentem motivados e preparados para dar aula numa escola do campo?


Carregar ppt "Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google