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Curso de Especialização de Enfermagem em UTI

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Apresentação em tema: "Curso de Especialização de Enfermagem em UTI"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Especialização de Enfermagem em UTI
Disciplina : Metodologia da Pesquisa Doutora Sueli Rezende Cunha

2 Curriculun vitae da professora
Pós- doutorado em Enfermagem/EEAN/UFRJ Doutora e Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ Especialização em Docência Superior/ Liceu de Artes e Ofício/RJ Coordenadora do GEPENFE/IFF/FIOCRUZ Responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica/IFF/Fiocruz Membro do Conselho de Ética em Pesquisa/ CEP/IFF/Fiocruz Enfermeira assistencial : Cardiologia e Pediatria Professora de Pós- graduação Latu e stricto sensu da FIOCRUZ Endereço do lattes: Diretório de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/

3 Objetivos da disciplina
Apresentar o papel da pesquisa para enfermagem Apresentar os referencias teóricos de metodologia da pesquisa Instrumentalizar para a construção do projeto de pesquisa Desenvolver laboratório aplicado do projeto de Pesquisa na reunião do grupo de Pesquisa em Enfermagem Cardiovascular

4 Papel da Pesquisa em enfermagem:
“A pesquisa em enfermagem fornece uma base de conhecimentos científicos que fortalecem a profissão... Promovendo uma enfermagem de execelência” ( Wood e Habel, 1998) O maior desafio: Pesquisas se concentrando em áreas acadêmicas .. Muitas vezes distanciadas das áreas assistenciais... ( Silva e Fernandes, 1995)

5 O papel das pós- graduações na construção do conhecimento
Os grupos de pesquisa e sua interface como o mundo assistencial de enfermagem... Desafios a serem enfrentados... Grupo de pesquisa Enfermagem Cardiovascular Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/ Identificação Situação do grupo:Certificado Ano de formação:2004 Data da Situação:24/03/ :06 Data do último envio:27/10/ :41 Líder(es) do grupo:Deyse Conceição Santoro Batista Tereza Cristina Felippe Guimarães Área predominante:Ciências da Saúde; Enfermagem Instituição do grupo:Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Unidade:Escola de Enfermagem Anna Nery

6 AS LINHAS DE PESQUISA DE ENFERMAGEM
São delineadores norteadores dos trajetos que os pesquisadores percorrem com seus alunos e integrantes do grupo Linhas de pesquisa do Grupo de pesquisa em Enfermagem Cardiovascular: Enfermagem Cardiovascular Enfermagem Hospitalar Tecnologia em Enfermagem Cardiovascular

7 Os alunos e sua contribuição ao grupo de Pesquisa: são membros
Os alunos e sua contribuição ao grupo de Pesquisa: são membros.. Parte da rede Como: Primeiro passo: Ter seu currículo no CNPq Segundo passo: Ter um estudo em andamento: Monografia Ter um orientador que vai cadastrar você no diretório de grupos Você faz parte da construção do conhecimento de enfermagem Somos uma rede... Construindo possibilidades do cuidado

8 PRODUTOS DA PESQUISA: HÁ QUE SE PENSAR NA APLICAÇÃO DOS RESULTADOS
A pesquisa não é somente para ficar em prateleiras, ela deve integrar a vida da enfermagem, os usuários do sistema, os pares, ela deve fazer a diferença no cuidado

9 PRODUTOS DA PESQUISA PODE SER APRESENTADO DE DIFERENTES FORMAS: COM UM ELO COMUM : SEGUIR OS PRNCÍPIOS ÉTICOS E VALORIZAR A VIDA

10 Pesquisar então é Dedicar uma parte do seu tempo para aprofundar e conhecer melhor uma determinada realidade na qual geralmente estamos imersos e muitos vezes não dispomos de instrumentos para ver de maneira clara Pesquisar é abraçar desafios, testar crenças para utilizar o que funciona e assim mudar a prática à luz de nova evidência. Evidência Científica: é o conjunto de elementos utilizados para suportar a confirmação ou a negação de uma determinada teoria ou hipótese científica.

11 A metodologia científica como caminho
Para seguir o caminho científico é preciso utilizar as ferramentas que a ciência dispõe para facilitar este caminhar... Unir teoria e prática para realizar um bom alicerce e alcançar um bom resultado... Metodologia Científica pode ser vista como conhecimento geral e habilidade que são necessárias ao pesquisador para que se oriente no processo de investigação; tomar decisões oportunas, selecionar conceitos, hipóteses, técnicas e dados adequados. Associado à pratica da pesquisa, o estudo da metodologia exerce uma importante função de ordem pedagógica, isto é, a formação do estado de espírito e dos hábitos correspondentes ao ideal da pesquisa científica (THIOLLENT, 1988, p. 25).

12 A construção do projeto de pesquisa
A temática Problema( O quê quero estudar? Justificativa ( Porque é importante) Objetivos: ( o que eu quero investigar) Metodologia: ( Como? De que forma eu posso atingir os objetivos Qual o tipo de estudo me levaria ao objetivo: A aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Referencial Teórico ( os autores que li e dão apoio conceitual ao trabalho de pesquisa) Cronograma: quanto tempo disponho para realizar esta pesquisa) Bibliografia : quais os autores dão suporte ao meu estudo??? ESTRUTURÇAO DO RELATÓRIO FINAL: Após a coleta de dados... Análise dos dados colhidos Conclusões e considerações finas A APRESENTAÇÃO FINAL DESTE REALTÓRIO PODE SER FEITO NO FORMATO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO/um produto/

13 Escolher o tema é o primeiro passo para a pesquisa...
A temática O que me incomoda no momento? O que gostaria de compreender melhor? Como esta temática contribui para a profissão? Que área esta temática se relaciona? Busque identificar dentro do tema o problema que quer investigar: Anote seus temas e depois vá buscando dentro dele uma pergunta especifica: o que realmente me incomoda Escolher o tema é o primeiro passo para a pesquisa...

14 A temática : onde se situa
Campo do cuidado? No campo gerencial? No campo tecnológico? PROMOÇÃO REABILITAÇÃO TRATAMENTO O que me interessa neste tema? Escolher em que campo seu tema se localiza Destacar do tema sua pergunta ?

15 Definir a partir do tema o seu problema de estudo...
Exemplos de tema: promoção da saúde cardiovascular... O problema dever ser definido a partir dos eixos da Promoção da Saúde: Preciso de um texto de apoio da meu tema para escolher o problema: Ex: Família do paciente em UTI Meu problema: Desafio do relacionamento do profissional de enferamgem com a família em UTI

16 O PROBLEMA DA PESQUISA O Problema de pesquisa é um questão específica que você quer investigar dentro do seu tema. “problema” precisa ser concebido como algo que irá auxiliar o pesquisador a ter uma visão mais ampla daquilo que se dispõe a descobrir, a investigar... ANALISAR ... ENXERGAR

17 COMO FORMULAR O PROBLEMA?
ao se formular uma pergunta, sabe-se com exatidão o tipo de resposta que deve ser procurado; 2. o pesquisador é levado a uma reflexão benéfica e proveitosa sobre o assunto (problematização); 3. um problema ou uma pergunta fixa freqüentemente fornece roteiros para o início do levantamento bibliográfico e da coleta de dados;

18 Tarefas para próximo encontro
Escolher sua temática Usar sua experiência prática na escolha do tema Partir da sua realidade prática Procurar um texto base sobre este tema Ler o texto e definir pontos principais Definir uma pergunta: qual o problema a estudar Apresentar na aula seguinte em uma pagina escrita O que eu quero estudar? Definir o problema Apresentar por escrito em uma lauda

19 Bibliografia ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997. PIETROBON, S. R. G. A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p , jul.-dez POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. de Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1988. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. LAKATOS, E.V. Fundamentos da metodologia científica. 6 ed. São Paulo. Atlas, 2005 JUNG, F.C. Metodologia para Pesquisa & Desenvolvimento: Aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel. 2004

20 Aula disponível no site:


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