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TÍTULO SEMINÁRIO TEMÁTICO Disciplina: CBD0264 Informação, Ciência & Tecnologia IC&T Abril, 2015 Alunos: Orientação: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta.

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1 TÍTULO SEMINÁRIO TEMÁTICO Disciplina: CBD0264 Informação, Ciência & Tecnologia IC&T Abril, Alunos: Orientação: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta

2 RESUMO Palavras-chave ABSTRACT Keywords Introdução: Objetivo: Metodologia: Resultados: Conclusões:

3 Exemplo I: MODELOS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO E WEB SEMÂNTICA: A QUESTÃO DA RELEVÂNCIA
RESUMO Palavras-chave: Informação e Tecnologia. Modelos de Recuperação de Informação. Web Semântica. Relevância ABSTRACT Keywords: Introdução: A preocupação com a recuperação de informações em sistemas computacionais precede o desenvolvimento dos primeiros computadores pessoais. Modelos de recuperação de informações foram e são até hoje muito utilizados em bases de dados específicas de um domínio, cujo escopo é conhecido. o ambiente Web, existe a necessidade de maiores cuidados no que diz respeito ao tratamento descritivo e temático das informações. Objetivos: Verificar como a questão da relevância é tratada nos principais modelos computacionais de recuperação de informação e, sobretudo, como o tema é abordado em relação ao futuro da Web, a chamada Web Semântica. Metodologia: Pesquisa bibliográfica. Resultados: Nos modelos clássicos estudados neste artigo, percebeu-se que a preocupação principal é a recuperação de documentos cuja descrição esteja mais próxima da expressão de busca utilizada pelo usuário, o que não necessariamente implica no que este realmente necessita. Na recuperação semântica há o uso de ontologias, recurso que estende a busca do usuário para uma gama maior de possíveis opções relevantes. Conclusões: A relevância, sendo algo subjetivo e inerente ao julgamento do usuário, dependerá da interação do mesmo com o sistema e, p principalmente, ao que de fato ele espera recuperar em sua busca. Os sistemas que se baseiam em um modelo de relevância não são populares, por exigir maior interação e depender da disposição do usuário. A Web Semântica é, até então, a iniciativa mais eficiente no que tange a recuperação de informação no ambiente digital.

4 Exemplo II - O QUE É CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO?
RESUMO Palavras-chave: História da ciência da informação. Epistemologia da ciência da informação. Conceito de informação. ABSTRACT Keywords: Introdução: Apresenta um panorama da Ciência da Informação em três momentos. Inicialmente, seu surgimento e consolidação na década de 1960, como confluência de vários fatos: a distinção em relação à Arquivologia, à Biblioteconomia e à Museologia; a relação com a Documentação; a ocupação do espaço institucional da Biblioteconomia; as atividades dos primeiros “cientistas da informação”; as tecnologias da informação; e o uso da Teoria Matemática. Objetivo: Analisar a ampliação vivida nas décadas seguintes com o desenvolvimento de subáreas, das caracterizações do campo e da evolução do conceito de informação. Metodologia: Revisão de Literatura. Resultados: São apresentadas as tendências contemporâneas: as sistematizações da área, os três modelos para o estudo da informação e o desafio recente de diálogo com a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia. Conclusões: muitos processos e eventos aconteceram no campo da Ciência da Informação nestes últimos 45 anos. Diferentes subáreas foram formadas, conceitos formulados e reformulados, caracterizações problematizadas e discutidas, relações com outros Campos de conhecimento tensionadas e concretizadas.

5 Exemplo III: A MEDIAÇÃO CULTURAL COMO CATEGORIA AUTÔNOMA
RESUMO Palavras-chave ABSTRACT Keywords Introdução: Reflexão sobre a noção de mediação cultural, como categoria teórica e operacional autônoma, definida em articulação permanente com as da produção e da recepção culturais, considerados processos dinâmicos e complexos que regem a ecologia simbólica. Objetivo: definir a mediação cultural como instância essencial dos processos de produção de sentido Metodologia: estudo dos elementos constitutivos de uma experiência cultural autobiográfica, relatada por Clarice Lispector no conto Felicidade Clandestina. Resultados: a mediação cultural não é simples recurso de transferência de dados/informações, mero “canal” ou instância de apoio visando a criação de elos entre sujeitos. Conclusões: A mediação cultural é ato autônomo, com identidade e lógicas próprias, definidas em relação com as esferas da produção e da recepção de informação e cultura. Tal abordagem, assumindo modelo triádico (mediação-produção-recepção), rompe com compreensões dualistas e mecânicas dos campos da Informação e da Comunicação, mostrando-se heurística, posto que se compatível com a centralidade dos dispostivos de mediação cultural na atualidade.


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