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Projeto de Redes 4º Semestre Aula 5 Prof
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 5 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS
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Análise de Requisitos
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O Cliente Conhecer a empresa, departamentos, tipo de negócio, fornecedores, parceiros, escritórios locais e filiais (remotos)... Entender a meta do projeto de rede: Por que o cliente deseja este projeto de rede? Para que a rede será utilizada e como? De que maneira o cliente terá mais aproveitamento com o projeto?
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O Cliente Compreender bem o que é o melhor aproveitamento para o seu cliente... (Expansão do negócio? Aumento de produtividade? Novas filiais?) Entender que as metas de projeto (técnicas) são normalmente diferentes das metas de negócio!!!
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O Cliente Pesquisar o foco do negócio do cliente...
Em qual mercado se encontra? Fornecedores, serviços, concorrentes... Estrutura organizacional da empresa. Identificação do escopo (ou abrangência) do projeto: Somente um segmento / um conjunto de LANs / a rede de acesso remoto / uma WAN / toda empresa.
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O Cliente Identificação dos aplicativos de rede do cliente:
Classificação em grau de importância, tipo de tráfego gerado. Ex.: Controle de vendas, compartilhamento de arquivos...
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O Cliente Trabalhar com o impacto de um possível “fracasso”:
O que acontecerá se o projeto falhar? Ou se a rede não atender às especificações desejadas? Qual será a visibilidade do projeto para gerência de nível superior? O sucesso (ou a falha) será imperceptível para os executivos? Até que ponto um comportamento imprevisto da nova rede poderia provocar a ruptura das operações da empresa?
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O Cliente Em RESUMO: Tentar SEMPRE colher o máximo possível de informações. Nem sempre os projetos de rede são aceitos pelas diretorias / níveis superiores das empresas... Mentes não-abertas / sem conhecimento... Não desanimar... Quando acontecer a falha total, o projetista será lembrado...
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Política X Religião Políticas do Cliente
Melhor “ouvir” do que “falar”; Programas de trabalho oculto; Hostilidades; Tendências; Descobrir seus defensores e seus oponentes (entrar na mente destes... Mostrar que uma rede pode trazer benefícios... “pelo menos na implantação”).
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Política X Religião Religiões tecnológicas Preferências dos clientes;
Plataformas abertas X Plataformas licenciadas; Padronizações de protocolos, equipamentos, etc; Distribuição de autoridades. Quem terá autoridade sobre o gerenciamento e controle da(s) rede(s)?
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Política X Religião Na ânsia de chegar aos requisitos técnicos, às vezes os projetistas ignoram detalhes não técnicos, e isto é um grande equívoco para o sucesso do projeto.
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Analisar Requisitos Pesquisar políticas e normas da empresa
Procurar não ir de encontro as “regras existentes” de trabalho; Analisar o que poderia levar seu projeto ao fracasso; Descobrir a distribuição de “autoridades” sobre a rede. Restrições orçamentárias e de pessoal Quanto o cliente “quer” gastar (ou “pode” gastar)? Regra geral: CONTER OS CUSTOS! Previsão de compra de equipamentos, licenças de software, contratos de manutenção / suporte / treinamento.
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Analisar Requisitos Planejar visando a expansão da rede (de 2 a 5 anos...) Cabeamento (CAT 5/6) / Capacidade de switches / Disponibilidade de pontos de rede. Requisitos de disponibilidade da rede Identificar os aplicativos “críticos”; Dimensionar o “custo” do tempo de inatividade; Seleção de equipamentos. Analisar desempenho e eficiência esperados Parâmetros de desempenho.
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Analisar Requisitos Questão da segurança X facilidade de uso
Definição de políticas de segurança (física / lógica); Facilidades de uso (do ponto de visto do usuário); Facilidades de gerenciamento (do ponto de vista do administrador). Análise da inter-rede existente Caracterização da infra-estrutura existente (cabeamento / interligações / equipamentos); Caracterização da “saúde” da rede (pontos de “gargalo” / tempos de resposta dos aplicativos / reclamações frequentes).
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Agrupando informações
Atentar que a maioria das informações coletadas pode ser agrupada nas características: Preocupações com o cliente; Necessidades do cliente; Especificações de hardware; Especificações de software; Especificação de links e conectividade.
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Vamos ao trabalho...
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