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Comunicação Empresarial

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Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial
Prof. Esp. Cassius Breda Pereira

2 Responsabilidade Social
Um dos pilares da Comunicação Empresarial, uma preocupação, quase que uma obrigação de qualquer organização dos dias atuais.

3 Em MAXIMIANO, 2004, p.399 aponta sobre a questão da Responsabilidade Social:
(...) A responsabilidade social das organizações e o comportamento ético dos administradores estão entre as tendências mais importantes que influenciam a teoria e a prática da administração.

4 BUENO, 2003, p.106 traz o seguinte conceito de Responsabilidade Social:
(...) é o exercício planejado e sistemático de ações, estratégias, e a implementação de canais de relacionamento entre uma organização, seus públicos de interesse e a própria sociedade...

5 Para DRUCKER, 2002, p. 324-325, a concepção moderna de Responsabilidade Social é:
(...) já não pergunta quais são as limitações da empresa, ou o que ela deveria estar fazendo em favor daqueles que se encontram sob sua autoridade imediata. Ela exige que as empresas assumam responsabilidades em relação aos problemas sociais, às questões sociais e às metas públicas e sociais, bem como passem a ser guardiãs da consciência social e as solucionadoras dos outros problemas sociais.

6 A opinião pública e a Responsabilidade Social
Nos dias atuais sem dúvida o trabalho com a Responsabilidade Social tem norteado as decisões do consumidor, obrigando as organizações a reverem a sua própria missão, filosofia e valores. Pois o consumidor não quer comprar produtos associados ao desrespeito ao meio ambiente, empresas que não cumpre o mínimo de condições de trabalho.

7 Para DRUCKER, 2002, p.327 as empresas devem se questionar:
(...) “Como podemos fazer para que nossa produção de carros (ou sapatos) não ofenda os valores e as crenças sociais, nem as pessoas e sua liberdade, nem a boa sociedade de modo geral.

8 Maximiano, 2004, p. 407 aponta: (...) O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.

9 Para Martinelli, 200, p.85 as relações entre a Responsabilidade Social e o valor agregado são:
(...) O valor agregado à imagem da empresa, entendido como atitude favorável que a sociedade atribui a uma organização, como reconhecimento por sua atuação na comunidade.

10 BUENO, 2003, p.112 completa: (...) O consumidor está exigente e tem transferido, pouco a pouco, a avaliação que faz da atuação social das empresas ou entidade para as relações de consumo.

11 É preciso deixar claro que não estamos falando do consumidor que aceitava tudo o que lhe era vendido. O consumidor de hoje é exigente, quer um produto de qualidade, que acrescente não só o valor de status, como o da década de 90, mas o de qual o custo social e ambiental da fabricação desse produto.

12 DRUCKER, 2002, p.328 traz uma frase que pode nortear qualquer discussão sobre o tema:
(...) Nenhuma empresa sadia, universidade sadia ou hospital sadio pode existir em uma sociedade enferma.

13 CORRADO, 1994, p.116, acrescenta: (...) Esse movimento “verde” é o resultado da percepção de que o público prefere produtos seguros do ponto de vista ambiental.

14 A Gerência verde A gerência verde esta baseada na preocupação em preservar o meio ambiente a longo prazo para não necessitar em trabalhar a limpeza da sujeira produzida.

15 A gerência verde deve ser segundo CORRADO uma gerência de envolvimento não só do consumidor e da alta gerência, mas de todos os funcionários que trabalhe na organização.


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