Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
Aula: tese assertiva e esquema
Objetivo: Entender a importância da tese assertiva e do esquema para dar posicionamento ao texto e prática de redação.
3
Esquema O ESQUEMA é um mecanismo de verificação da tese.
É importante fazê-lo antes de começar a redação pois, com uma tese inválida, o desenvolvimento não vai acontecer.
4
Em que o esquema consiste?
1° passo) Faça uma TESE simples e clara; 2° passo) Crie os 2 ou 3 “porquês” da tese – caso haja dificuldade, mude a tese; 3° passo); Elabore o contexto para, em seguida, inserir a sua tese melhorada; 4° passo) Finalmente, passe para o ECOE ou para o FER;
5
Testando a tese Ao verificarmos no esquema que a tese pode ser facilmente defendida, ela se torna válida. Quando encontramos problemas para defendê-la, basta trocar de tese (para algo mais simples).
6
FER | ECOE FER Fecho, Estilo, Retórica;
ECOE Endereço, Como?, O que?, Efeitos; Note que pode haver dificuldade ao criar uma proposta ECOE quando o texto não está problematizado.
7
Problematizando o texto
TESE: A educação é boa. Por que? A educação é a base da cidadania (forma cidadãos conscientes). Problematização: falta investimento do Governo em educação; Por que? A educação promove mudanças (econômicas, sociais, culturais...). Problematização: tais mudanças não são valorizadas.
8
Problematizando o texto
Com o texto problematizado, é possível resolver os problemas na proposta ECOE. Exemplo: Tais mudanças não são valorizadas. ECOE: Cabe ao Governo oferecer incentivos fiscais às empresas para que pesquisas sejam feitas sobre os efeitos de mudanças promovidas pela educação. Apresentando os resultados em eventos culturais, a população será mais informada.
9
Vamos produzir? Elabore uma dissertação argumentativa sobre o tema: A educação brasileira e os paradigmas de país do futuro. Mínimo de 20 linhas e máximo de 30.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.