Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE. MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS: APRENDENDO A APRENDER NO COTIDIANO DOS SERVIÇOS E DA COMUNIDADE GUIDORENI,A.S. 1; CARDOSO, M.D. 1; COSTA, L.D.1; SANTOS, A.K. 1; OLIVEIRA, B.C.2; ; OCTAVIANO, V.W. 2; GANDOS, D.R. 3. INTRODUÇÃO As atividades estabelecidas para os estudantes de medicina participantes do Projeto “Mais Estudantes da Saúde. Mais Qualificação no SUS” visando o reconhecimento do território onde o Projeto será implementado nos próximos dois anos, possibilitou a introdução do “Diário de Campo” (DC), como ferramenta de registro das observações e posterior organização do diagnóstico local para a Oficina de Planejamento. O DC, fica restrito às descrições sobre observações das atividades desenvolvidas pelas equipes de saúde e, habitualmente não faz parte do cotidiano do curso de medicina. Entretanto, ao ser utilizado como ferramenta de ensino/aprendizagem através do diagnóstico e análise de uma situação loco-regional e integrar-se ao mapa conceitual, outro recurso para organização do pensamento, ele ganhou potência, ao permitir visualizar problemas, perceber soluções e ajudar nas reflexões necessárias à formação desses profissionais , configurando a importância das metodologias ativas de aprendizagem nos cursos da área de saúde.
2
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE. MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS: APRENDENDO A APRENDER NO COTIDIANO DOS SERVIÇOS E DA COMUNIDADE MÉTODOS E TÉCNICAS Observação das atividades desenvolvidas nas unidades e comunidades. Registro das vivências no “Diário de Campo”. Construção de esquema para relato das vivências, obedecendo a lógica do Mapa Conceitual.
3
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE. MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS: APRENDENDO A APRENDER NO COTIDIANO DOS SERVIÇOS E DA COMUNIDADE REFERENCIAL TEÓRICO A integração ensino-serviço-comunidade ao possibilitar o contato com a sociedade e o domínio dos seus aspectos históricos e culturais é, conforme apreendido em Vigotsky, um dos pontos significativos para a transformação que deverá ocorrer nos participantes do Projeto “Mais Estudantes da Saúde. Mais Qualificação no SUS”. Muitos autores chamam a atenção para a importância dos diferentes cenários de prática para a formação do profissional de saúde, dentre eles Schraiber e Merhy. Alia-se a isto a importância da utilização de recursos próprios ou daqueles já sistematizados pelas Metodologias Ativas de Aprendizagem, pelos estudantes . Ao integrarmos esses conceitos na prática da educação médica, pretende-se que os estudantes ao refletirem sobre os processos de ensino aprendizagem em que estão inseridos reescrevam o seu aprender a aprender, a partir dessa nova realidade. (Freire, 2003).
4
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE. MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS: APRENDENDO A APRENDER NO COTIDIANO DOS SERVIÇOS E DA COMUNIDADE RESULTADOS E CONCLUSÃO
5
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE. MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS: APRENDENDO A APRENDER NO COTIDIANO DOS SERVIÇOS E DA COMUNIDADE RESULTADOS E CONCLUSÃO Ao relatar as observações do DC e organizar sua apresentação de maneira criativa, porém não inédita, utilizando os princípios do Mapa Conceitual, que permite a organização do pensamento através de esquemas gráficos, estudante do Curso de Medicina, do Projeto “Mais Estudantes da Saúde. Mais Qualificação no SUS”, reforça a importância das vivências compartilhadas no cotidiano e das metodologias de aprendizagem ativa para a construção do processo de ensino/aprendizagem.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.