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Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014.

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1 Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire

2 Normalmente os gerentes estão focados no sintoma e não na causa;
PESQUISA DE MERCADO Resumo A etapa mais importante no projeto de pesquisa é a definição dos problemas de: pesquisa e marketing; Normalmente os gerentes estão focados no sintoma e não na causa; Para formulação do problema deve-se: discutir com gerentes, especialistas, avaliar dados secundários e realizar pesquisa qualitativa (se necessário); Carlos Freire – 2014

3 4. Deve-se analisar o contexto ambiental;
PESQUISA DE MERCADO Resumo 4. Deve-se analisar o contexto ambiental; 5. O problema gerencial diz respeito a qual decisão deve ser tomada e o problema de pesquisa a quais as informações são necessárias para; 6. Para definição da abordagem deve-se elaborar estruturas analíticas, formular perquntas de pesquisa e hipóteses. Carlos Freire – 2014

4 Pesquisa Exploratória
PESQUISA DE MERCADO Modelos Básicos de Pesquisa Modelos de Pesquisa Pesquisa Exploratória Pesquisa Conclusiva Pesquisa Descritiva Pesquisa Causal Carlos Freire – 2014

5 Normalmente são três os tipos de pesquisa mais utilizados:
PESQUISA DE MERCADO Tipos de Pesquisa Normalmente são três os tipos de pesquisa mais utilizados: Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa; Combinação das duas anteriores. Em cada uma das modalidades existem metodologias específicas. Carlos Freire – 2014

6 Pesquisa Exploratória É conduzida para explorar problemas;
PESQUISA DE MERCADO Tipos de Pesquisa Pesquisa Exploratória É conduzida para explorar problemas; Obter ideias e descobertas para o problema que a gerência tem e não sabe o porquê; Carlos Freire – 2014

7 . Formular um problema ou definir um problema mais precisamente;
PESQUISA DE MERCADO Usos da Pesquisa Exploratória . Formular um problema ou definir um problema mais precisamente; . Identificar cursos de ação alternativos; . Desenvolver hipóteses; . Isolar variáveis e relacionamentos-chave para exame futuro; . Obter esclarecimentos para desenvolver uma abordagem do problema; . Estabelecer prioridades para pesquisas futuras. Carlos Freire – 2014

8 . Levantamentos com especialistas; . Levantamentos-piloto;
PESQUISA DE MERCADO Métodos da Pesquisa Exploratória . Levantamentos com especialistas; . Levantamentos-piloto; . Estudos de caso ; . Análise de dados secundários; . Pesquisa qualitativa. Carlos Freire – 2014

9 PESQUISA DE MERCADO Dados Secundários ? Carlos Freire – 2014

10 PESQUISA DE MERCADO Dados Secundários Dados secundários são dados que já foram coletados para outros propósitos que não o problema em questão. Esses dados podem ser levantados rapidamente e com baixo custo. Carlos Freire – 2014

11 . Identificar o problema. . Definir e entender melhor o problema.
PESQUISA DE MERCADO Usos dos Dados Secundários . Identificar o problema. . Definir e entender melhor o problema. . Desenvolver uma abordagem para o problema. . Elaborar um modelo de pesquisa apropriado (por exemplo, identificar as variáveis principais). . Responder a determinadas perguntas de pesquisa e testar algumas hipóteses. . Interpretar dados primários com maior clareza. Carlos Freire – 2014

12 . Especificações: metodologia utilizada para coletar os dados.
PESQUISA DE MERCADO Critérios para avaliação dos Dados Secundários . Especificações: metodologia utilizada para coletar os dados. . Erros: precisão dos dados. . Atualização: quando os dados foram coletados. . Objetivo(s): o propósito para o qual os dados foram coletados. . Natureza: o conteúdo dos dados. . Segurança: no geral, quão confiáveis são os dados. Carlos Freire – 2014

13 PESQUISA DE MERCADO Classificação dos Dados Secundários
Internos Externos Prontos para uso Serviços sindicalizados Materiais publicados Requerem processamento adicional Bancos de dados computadorizados Carlos Freire – 2014

14 PESQUISA DE MERCADO Dados Secundários Quando os Dados Secundários não são conclusivos ou suficientes, pode-se lançar mão de uma Pesquisa Qualitativa para levantamento de informações e direcionamento da Pesquisa Quantitativa. Carlos Freire – 2014

15 Pesquisa Qualitativa PESQUISA DE MERCADO Tipos de Pesquisa
Carlos Freire – 2014

16 PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Qualitativa As pesquisa qualitativas são questionados por não poderem ser mensuradas estatisticamente. No entanto, são de grande utilidade no levantamento de informações para o projeto de pesquisa e também como elemento informativo, por si só. Carlos Freire – 2014

17 Grupos Focais PESQUISA DE MERCADO
São entrevistas realizadas em grupo, mantendo critérios metodológicos e acompanhadas por profissionais de diversas áreas. Carlos Freire – 2014

18 Características dos Grupos Focais
PESQUISA DE MERCADO Características dos Grupos Focais Tamanho do Grupo 8 a 12 participantes Composição do Grupo Homogêneo, entrevistados pré-selecionados. Cenário Físico Descontraído e informal. Sala de Espelho Duração 1 a 3 horas Registro Uso de gravadores e filmadoras Moderador Habilidades observacionais, interpessoais e comunicativas do moderador são fundamentais. Carlos Freire – 2014

19 PESQUISA DE MERCADO Estrutura dos Grupos Focais Vidro espelhado
Carlos Freire – 2014

20 PESQUISA DE MERCADO Estrutura dos Grupos Focais – Sala de Observação
Carlos Freire – 2014

21 PESQUISA DE MERCADO Vídeo Grupos Focais Carlos Freire – 2014

22 PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Os resultados obtidos em Grupos Focais não podem ser considerados estatisticamente. Carlos Freire – 2014

23 PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Os resultados obtidos em Grupos Focais não podem ser considerados estatisticamente. Os grupos são utilizados para fornecer subsídios mais seguros para uma pesquisa quantitativa e para auxiliar na continuidade ou abandono de alguma ideia em curso. Carlos Freire – 2014

24 PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Os resultados obtidos em Grupos Focais não podem ser considerados estatisticamente. Os grupos são utilizados para fornecer subsídios mais seguros para uma pesquisa quantitativa e para auxiliar na continuidade ou abandono de alguma ideia em curso. Existem técnicas a serem observadas para realização de grupos de discussão. Carlos Freire – 2014

25 PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Se o objeto de estudo estiver explícito no grupo, pode-se adotar um roteiro sequencial de variações dentro do assunto, para ser debatido entre os participantes. P.Ex.: Avaliação de importância de atributos em determinado produto/serviço. „ Quando o sr.(a) escolhe um serviço de autoelétrico, o que é mais importante? „ Nesses casos é avaliada a construção verbal das opiniões e declarações. Carlos Freire – 2014

26 PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Por outro lado, se o que vai ser mensurado são sentimentos, emoções, percepções que normalmente não são declaradas verbalmente ou, mesmo que sejam, o são tentando cumprir um papel social, precisa-se contar com outros recursos para avaliação. Nesses casos a verbalização não conta e o que vale é o conjunto de ações e reações do grupo. P.Ex.: Exibir uma série de imagens fortes (boas ou más) e avaliar as reações. Carlos Freire – 2014

27 6 a 10 é positivo, sendo 10 o mais positivo
PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Vamos exibir uma série de imagens e vocês vão dar notas de 0 a 10 de acordo com as sensações que tiverem e colocar 1 palavra que reflita esse sentimento. 5 é neutro; 6 a 10 é positivo, sendo 10 o mais positivo 0 a 4 é negativo, sendo 0 o mais negativo. Carlos Freire – 2014

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49 Avaliação e Discussão da apresentação de imagens.
PESQUISA DE MERCADO Avaliação e Discussão da apresentação de imagens. Carlos Freire – 2014

50 Formação de 4 grupos - 10 pessoas cada.
PESQUISA DE MERCADO Seminários 1o BIMESTRE Formação de 4 grupos - 10 pessoas cada. Passar composição dos grupos agora. Vamos estudar a Pesquisa 'O Sonho Brasileiro - Política' – Fase Qualitativa Objetivos, Público e Metodologia Blog: assessoriacommkt.wordpress.com Textos de Aulas Carlos Freire – 2014

51 Letras – Língua Inglesa
PESQUISA DE MERCADO Seminários 1o BIMESTRE Com base nesse estudo vamos estruturar uma pesquisa qualitativa, segmentando os cursos da Uninorte na Unidade 6 Logística Gestão da Qualidade Administração Turismo Gestão de RH Ciências Contábeis Letras – Língua Inglesa Carlos Freire – 2014

52 “O Processo de Impeachment de Dilma Roussef” Elaborar:
PESQUISA DE MERCADO Seminários 1o BIMESTRE Tema da Pesquisa: “O Processo de Impeachment de Dilma Roussef” Elaborar: Objetivos da Pesquisa Conhecer Compreender Entender Identificar Comportamentos Identificar Características Carlos Freire – 2014

53 Definir Roteiros de Pesquisa Aplicar: 1 grupos de discussão
PESQUISA DE MERCADO Seminários 1o BIMESTRE Definir Roteiros de Pesquisa Aplicar: 1 grupos de discussão 1 Entrevistas em Profundidade 1 Vivências 1 Conversas com especialistas Carlos Freire – 2014

54 PESQUISA DE MERCADO Seminários 1o BIMESTRE
Elaborar relatório com resultados nos moldes da pesquisa Sonho Brasileiro Bases demográficas Faixa Etária, Gênero, Classe Social, Região em que mora, Estado civil/ Filhos, Ocupação, Serviços Públicos que utiliza, Serviços sociais que usa/ usou, Como utiliza a Internet, Definição do lugar onde mora, Orientação Sexual, Religião Significado do Impeachment de Dilma Roussef dezembro de 2015 a Agosto de 2016 Observações Históricas ( vide pesquisa) Fatos que marcaram o período de impeachment (pesquisa Dados Secundários) Carlos Freire – 2014

55 PESQUISA DE MERCADO Seminários 1o BIMESTRE Datas de Apresentação: Grupos 1 e 2: 04/04 Grupos 3 e 4: 05/04 Prova: ARE 1 – 11/04


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