A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONHECIMENTO CONHECIMENTO-DIRETO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONHECIMENTO CONHECIMENTO-DIRETO"— Transcrição da apresentação:

1 CONHECIMENTO CONHECIMENTO-DIRETO
FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR Sônia Bayão Vianna 19/ago/2017

2 Treinamento Esotérico
- desenvolvimento da consciência de alma - expansão da consciência para incluir e não excluir O essencial é a crença nas realidades espirituais e na divindade essencial da humanidade. - inclui um coração cheio de amor, uma mente aberta, uma vida dedicada ao serviço e ao alívio do sofrimento humano.

3 Mundo Ardente II, § 15 e 115 “ Mas o começo deste conhecimento-direto jaz na devoção à Hierarquia... Somente a verdadeira devoção... ensinará a não distorcer as indicações dos Mestres.” “O coração, no conhecimento-direto, é guiado pela Hierarquia.”

4 O Conceito de Conhecimento
Origina-se no latim ‘cognoscere’ que significa saber. É o ato ou efeito de conhecer algo; é ter ideia ou a noção de alguma coisa. Crença verdadeira e justificada. [Platão] O conhecimento se baseia no sujeito, aquele que é capaz de aprender e, no objeto, aquilo que se pode conhecer.

5 Platão – conhecer é estabelecer com o objeto uma relação de identidade [ou que se aproxime o mais possível da identidade]: significa tornar semelhante o pensante ao pensado.

6 Santo Agostinho – O homem pode conhecer Deus enquanto ele mesmo é imagem de Deus.
Hegel – Conhecer como processo de unificação. A ideia é a consciência que se realiza, gradual e necessariamente, como unidade com o objeto. O conhecer é, assim, o processo que unifica o mundo subjetivo com o mundo objetivo, ou melhor, que leva à consciência a unidade necessária de ambos.

7 Consciência, senso íntimo, introspecção, intuito, intuição são os termos que a filosofia moderna, a partir do romantismo, entrega para indicar o conhecimento caracterizado pela identidade com o objeto, daí, privilegiado na sua certeza.

8 Consciência ou intuição – a revelação que Deus faz ao homem, ora de um seu atributo fundamental ou do seu próprio processo criativo. Tipos de conhecimento: 1- científico 2- filosófico 3- intuitivo

9 Campos do Conhecimento
Aspirante – está relacionado com o aspecto da divindade – a alma- na forma; a área coberta pelo seu conhecimento é a dos três mundos, mais o nível mental no qual sua alma está focalizada. Iniciado – Ocupa-se com a alma e o espírito. Seu conhecimento está relacionado com a faculdade da intuição e com aquela percepção divina que vê todas as coisas como dentro dela própria. É a percepção direta de Deus.

10 Categorias do Conhecimento
1- Conhecimento teórico – inclui todo conhecimento de que o homem dispõe e que é aceito por ele pelas afirmativas de outras pessoas e pelos especialistas nos vários ramos do conhecimento. 2- Conhecimento discriminativo – tem qualidade seletora e se utiliza da apreciação inteligente e aplicação prática de método mais especificamente científico. 3- Conhecimento intuitivo – é o conhecimento superior, real e objetivo; uma espécie de visão direta com os olhos da alma. A intuição corresponde às faculdades da mente superior.

11 Agni Ioga, § 156 “Nós indicamos a linha reta da verdade perfeita, isenta de elemento pessoal. Esta possibilidade pode ser percebida por meio do conhecimento-direto. A experiência acumulada no centro do Cálice dá um conhecimento invencível... Assim, a verdade não é uma abstração relativa; ela é a compreensão das leis cósmicas baseada na experiência direta.”

12 Mundo Ardente II, § 296 “A Hiero-Inspiração desce através de uma só condição. Nem a concentração nem o comando da vontade, mas o amor pela Hierarquia faz nascer a comunhão direta. Nós não sabemos como se pode expressar melhor ou mais precisamente a lei que guia do que como um fluxo de amor.”

13 O verdadeiro conhecimento é amor inteligente, pois ele é a fusão do intelecto com a devoção. A unidade é sentida no coração; sua aplicação inteligente à vida tem sido desenvolvida através do conhecimento.

14 Cartas de Helena Roerich Vol. I Tomo I
“Sem aplicação à vida, o conhecimento não tem valor e não trará os resultados esperados.”

15 Discipulado da Nova Era Vol. I Tomo I
“O caminho que é trilhado pelo Servidor é o caminho do fogo que passa através do seu coração e conduz à cabeça.”

16 “O discípulo aceito, conectado à Hierarquia, tem que expressar, através de seu serviço, a mesma qualidade do serviço hierárquico à humanidade. Esta qualidade é a sabedoria, expressando-se através do amor. Não basta que seu serviço seja inteligente, porque ele tem muito conhecimento. Este conhecimento deve ser traduzido em sabedoria pelo poder dinâmico de um amor vivo.”

17 “Toda sabedoria é conhecimento ganho pela experiência e implementado pelo amor.”

18 Concluindo Agni Ioga, § 545: “A cultura do conhecimento-direto exige aspiração cuidadosa; por isto, somente os melhores e os simples se unirão na compreensão.” Agni Ioga, § 158: “A aspiração verdadeira para a conscientização das possibilidades mais elevadas deveria encher a maior parte da vida do homem, como uma mais necessária e atraente ocupação.”

19 “Devoção e pureza de motivo são nossas únicas âncoras no caos dos elementos em fúria.” Cartas de Helena Roerich

20 BIBLIOGRAFIA Helena Roerich: Mundo Ardente II e III, Agni Ioga
Alice A. Bailey: Discipulado da Nova Era, Do Intelecto à Intuição, Os Raios e as Iniciações, Magia Branca. H. P. B: Glossário Teosófico Dicionário de Filosofia


Carregar ppt "CONHECIMENTO CONHECIMENTO-DIRETO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google