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UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 8 Melhoria na Atenção à Saúde.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 8 Melhoria na Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus na UBS Drº Marco Domenico Finocchio, Gaurama/RS Especializanda: Denny Silva Céspedes Orientadora: Luzane Santana Da Rocha Pelotas, 2015

2 Introdução As (DCNT), entre elas a Hipertensão e a Diabetes, são as principais causas de mortes no mundo, e têm gerado elevado número de mortes prematuras, há perda de qualidade de vida com alto grau de limitação nas atividades de trabalho e de lazer, além de impactos econômicos para as famílias, comunidades e para a sociedade em geral, agravando as iniquidades e aumentando a pobreza,

3 Introdução Apesar do rápido crescimento das DCNT,
seu impacto pode ser revertido por meio de intervenções amplas, e custo efetivo de promoção de saúde para redução de seus fatores de risco, além de melhoria da atenção à saúde, detecção precoce e tratamento oportuno.

4 Município Gaurama Localizado no norte do Estado, na Microrregião de Erechim e Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense, Com uma área total de 204,149 km quadrados, uma densidade de 28,71 hab./km, Tem uma altitude de 767m, é conhecida como “Princesa do Alto Uruguai”, Distância até a capital do Estado 381quilômetros, Municípios vizinhos: Erechim, Áurea, Viadutos e Três Arroios, População: 6000 habitantes.

5 Mapa do Município Gaurama R/S.

6 UBS Drº Marcos Domenico Finocchio Município Gaurama R/S.
Composta por duas ESF: dois médicos em atenção á saúde da família, duas enfermeiras, Quatro técnicas de emfermagem,um dentista, Uma auxiliar de odontologia, uma auxiliar de farmácia, Um agente epidemiológico, Uma psicóloga, uma fisioterapeuta, doze Agentes Comunitários de Saúde.

7 Situação da ação programática na Unidade antes da intervenção
A equipe não tinha capacitação e orientação específica sobre DCNT, Cobertura de 62% para HAS e de 40% para DIA. Falta de qualificação da prática clínica, Acompanhamento inadequado dos usuários, Os usuários não recebiam orientação específica sobre a doença, Grande demanda nas consultas, Profissionais desarticulados, O cadastro dos Hipertensos e Diabéticos no programa estava desatualizado.

8 Objetivo geral Melhoria na Atenção à Saúde das Pessoas com Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus na UBS Drº Marco Domenico Finocchio no município de Gaurama/RS.

9 Metodologia As ações foram desenvolvidas nos seguintes eixos:
Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

10 Metodologia/Ações Realizada reunião com a equipe de saúde.
Criado um cronograma de reuniões quinzenais com a equipe. Capacitação dos ACS para cadastramento dos hipertensos e diabéticos. Realizado agendamento da visitas nos sítios mas distantes da UBS juntos com os agentes Comunitários. Formado grupos de hipertensos e diabéticos e realizado atividades de educação na saúde. Agendamento da consultas médicas e odontológicas. Solicitado apoio dos profissionais do NASF.

11 Logística Protocolos do Ministério da Saúde: Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial e diabetes mellitus, 2013. Ficha Espelho. Planilha de coleta de dados.

12 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.1: Cadastrar 80% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da Unidade de Saúde. 1º mês 24,2% (200) 2º mês 52,8% (436) 3º mês 80,9% (668)

13 Dificuldades na cobertura:
Meta 1.2: Cadastrar 60% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da Unidade de Saúde. 1º mês 14,4% (42) 2º mês 28,9% ( 84) 3º mês 52,9% (154) Dificuldades na cobertura: Tamanho da área de abrangência. Baixa adesão.

14 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos.
Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês 96,5% (193) 2º mês 100% (436) 3º mês 100% (668)

15 Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde
1º mês obteve-se 95,2% (40) 2º mês 100% (84) 3º mês 100% (154)

16 A meta foi de 100% nos três meses da intervenção.
Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. 1º mês obteve-se 98,5% (197) 2º mês 100% (436) 3º mês 100% (668) Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. A meta foi de 100% nos três meses da intervenção.

17 Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular/HIPERDIA para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês obteve-se 97,5% (195) 2º mês 99,1% (431) 3º mês 99,4% (663)

18 Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular/ HIPERDIA para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês obteve-se 97,6% (41) 2º mês 98,8% (83) 3º mês 99,4% (153)

19 Meta 2.7: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde 1º mês obteve-se 71,5% (143) 2º mês 99,8% (435) 3º mês 100% (668)

20 Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês 92,9% (39) 2º mês 100% (84) 3º mês 100% (154)

21 Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa.
Meta 3.1: Buscar 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2: Buscar 100% dos diabéticos faltosos cadastrados na unidade de saúde às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. As metas foram alcançadas em 100% nos três meses da intervenção.

22 Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.
Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês obteve-se 92,5% (185) 2º mês 100% (436) 3º mês 100% (668)

23 Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.
1º mês obteve-se 92,9% (39) 2º mês 100% (84) 3º mês 100% (154)

24 Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular.
Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês 92,0% (184) 2º mês 100% (436) 3º mês 100% (668)

25 Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Resultados 1º mês 90,5% (38) 2º mês 100% (84) 3º mês 100% (154)

26 Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.
Meta 6.1: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Meta 6.3: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

27 As metas foram alcançadas em 100% nos três meses da intervenção.
Meta 6.5: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 6.6: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Meta 6.7: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. As metas foram alcançadas em 100% nos três meses da intervenção.

28 Discussão Propiciou uma ampliação da cobertura,
Melhoria da atenção aos Hipertensos e Diabéticos, A equipe se capacitou e procurou seguir as recomendações do Ministério da Saúde, Melhorou a interação da equipe, O impacto ainda é pouco percebido, mas é notório a satisfação dos pacientes, A equipe está mais integrada e interessada em dar continuidade à intervenção na rotina do serviço.

29 Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem.
Conhecimento adquirido teórico e prático, Maior conhecimento da área de abrangência, Possibilidade de melhorar o conhecimento dos pacientes e dos condicionantes sociais, Aumentou o engajamento da equipe de saúde, A análise situacional ampliou a compreensão das necessidades da Unidade e da população, Houve necessidade de se reciclar através do TQC.

30 Ações de prevenção e promoção da saúde

31

32 Muito Obrigada Muito Obrigada


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