A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 CONCIÊNCIA E AÇÃO SOBRE A PRÁTICA COMO LIBERTAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação Disciplina: O conhecimento em sala de aula: a organização de ensino Professor: Manuel Oriosvaldo de Moura

2 PROFISSIONALIDADE DOCENTE
CONCIÊNCIA E AÇÃO SOBRE A PRÁTICA COMO LIBERTAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES Profusão de saberes potencialmente pertinentes Conhecimentos específicos, destrezas, atitudes e valores Ação Diversidade de funções PROFISSIONALIDADE DOCENTE Análise teórico prático (Tom 1984,1987) ensino Saberes práticos adquiridos pela experiência Derivação de conhecimento: aplicação da ciência Arte: criatividade intelectual Compromisso moral

3 BASE SOCIAL DO PROFESSORADO CONTEXTO CULTURAL E SOCIAL
CONCIÊNCIA E AÇÃO SOBRE A PRÁTICA COMO LIBERTAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES BASE SOCIAL DO PROFESSORADO PROFISSIONALIDADE ENSINO PRÁTICAS ANINHADAS VALORES CURRÍCULO PRÁTICA PEDAGÓGICA AVALIAÇÃO PRÁTICA SOCIAL ALUNOS PROFESSORES FUNÇÃO CONTEXTO CULTURAL E SOCIAL NECESSIDADES

4 SISTEMA DE PRÁTICAS ANINHADAS
CONCIÊNCIA E AÇÃO SOBRE A PRÁTICA COMO LIBERTAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES SISTEMA DE PRÁTICAS ANINHADAS COSTUMES, CRENÇÃS, VALORES, ATITUDES SISTEMA SOCIAL SISTEMA CULTURAL PRÁTICA SOCIAL EDUCAÇÃO DOS FILHOS SISTEMA EDUCATIVO EDUCAÇÃO INSTITUCIONALIZADA ESCOLA FENÓMENO DE ESCOLARIZAÇÃO AULA PRÁTICAS DIDÁTICAS PRÁTICAS CONCORRENTES

5 ESTRUTURA TEÓRICA PRÁTICA DA PROFISSIONALIDADE
CONCIÊNCIA E AÇÃO SOBRE A PRÁTICA COMO LIBERTAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES ESTRUTURA TEÓRICA PRÁTICA DA PROFISSIONALIDADE PENSAMENTO ESTRATÉGICO JUSTIFIÇAÕES ÉTICAS, CIENTÍFICAS E SOCIAIS ESQUEMAS ESTRATRÉGICOS CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA ESQUEMA ESTRATRÉGICO Desenvolvimento de ação Podem ser modificados, combinados, substituídos Esquema prático A Esquema prático B Esquema prático C Esquema prático D Conhecimento formal Experiência pedagógica Autoanálise Observação crítica da prática Investigação na ação

6 IMÁGENES LIBERTADORAS
CONCIÊNCIA E AÇÃO SOBRE A PRÁTICA COMO LIBERTAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES ATIVIDADE DOCENTE IMÁGENES LIBERTADORAS AÇÃO ARTÍSTICA PROCESSADORES ATIVOS DA INFORMAÇÃO AGENTES QUE TOMAN DECISÕES FUNDAMENTAIS INVESTIGADORES NA AULA DESENHADORES REFLEXIVOS DE SITUACÕES NECESSIDADES DE CONTRIBUICÕES PESSOAIS REAÇÃO CONTRA A TECNOLOGÍA CAPACIDADE CRIADORA CONHECIMENTO DE BASE

7 Na prática a teoria é outra?
CONCIÊNCIA E AÇÃO SOBRE A PRÁTICA COMO LIBERTAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES Na prática a teoria é outra? Que forma de conhecimento é que se evidencia na prática? A atividade docente tem que ver com certos conhecimentos específicos, mais estes conhecimentos não se resumem ao conhecimento científico. A perspectiva intelectual para fundamentar a prática será sempre insuficiente. A possibilidade da teoria fecundar a prática é limitada. O apoio do conhecimento à prática é precário. É necessário incentivar a aquisição de uma consciência progressiva sobre a prática, sem desvalorizar a importância dos contributos teóricos. As manifestações do conhecimento sistematizado não são muito evidentes no comportamento do professor, quando passa rapidamente de um aluno para outro e de uma atividades para a seguinte, mas antes ou depois do seu encontro frente a frente com os alunos, o professor parece, com frequência, ocupar-se de um tipo de atividade intelectual que tem muitas das características formais de um método de resolução de problemas. Nestes momentos, o trabalho do professor parece ser altamente racional. (Jackson 1975).


Carregar ppt "J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google