Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuiz Eduardo Clementino Carvalho Alterado mais de 6 anos atrás
1
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Prof. Davi Rodrigues
2
O QUE É PLANEJAMENTO? Planejar é estudar;
Planejar é “assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema” (Paulo Freire); O planejamento é uma necessidade em todos os campos da atividade humana. Quanto mais complexos forem os problemas, maior é a necessidade de planejamento.
3
PROCESSO DE PLANEJAMENTO
O que pretendo alcançar? Em quanto tempo pretendo alcançar? Como posso alcançar isso? O que fazer e como fazer? Quais os recursos necessários? Como analisar a situação para verificar se o objetivo foi alcançado?
4
Na educação, temos três tipos de planejamento:
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; PLANEJAMENTO DE CURRÍCULO; PLANEJAMENTO DE ENSINO.
5
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Tomada de decisões sobre a educação no desenvolvimento geral do país; Objetivos a longo prazo definindo uma política da educação; Vamos dar enfoque no planejamento educacional???? Ex: Políticas Públicas do MS
6
PLANEJAMENTO DE CURRÍCULO
Execução do que já está prescrito, cabendo à instituição interpretar e operacionalizar estes currículos; Deve ser feita a adaptação às situações concretas, selecionando as experiências que poderão contribuir para alcançar os objetivos das famílias e das comunidades. Ex: Atribuições do Enf no PSF
7
PLANEJAMENTO DE ENSINO
É a especificação do planejamento de currículo; Deve-se traduzir em termos concretos e operacionais o que será realizado para alcançar os objetivos educacionais. propostos. Ex: Desenvolvimento de atividades na unidade
8
ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE ENSINO
Conhecimento da realidade; Elaboração do plano; Execução do plano; Avaliação e aperfeiçoamento do plano.
9
CONHECIMENTO DA REALIDADE
SONDAGEM (necessidades, frustações e possibilidades) – fornece os dados DIAGNÓSTICO – interpretação dos dados Sem a sondagem e o diagnóstico, corre-se o risco de propor o que é impossível de alcançar, o que não interessa ou ainda o que já foi alcançado!!!!!
10
ELABORAÇÃO DO PLANO Estabelece o que é possível alcançar, como devemos fazer para alcançarmos os objetivos e como avaliar os resultados. Determinação dos objetivos Seleção e organização dos conteúdos Seleção e organização dos procedimentos de ensino Seleção de recursos Seleção de procedimentos de avaliação
11
EXCECUÇÃO DO PLANO Consiste no desenvolvimento das atividades previstas; Sempre haverá o elemento não plenamente previsto, que exigirão adaptações e alterações no planejamento.
12
AVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO
Avaliar os resultados: do ensino-aprendizagem; a qualidade do plano; a nossa eficiência; e a eficiência do sistema. Ao final, fazer o replanejamento = adaptar e melhorar.
13
COMPONENTES DO PLANEJAMENTO DE ENSINO
OBJETIVOS: Descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade; CONTEÚDO: é um instrumento básico para poder atingir seus objetivos. É a organização do conhecimento; PROCEDIMENTOS DE ENSINO: são ações, processos ou comportamentos que coloca o indivíduo em contato com os fatos.
14
RECURSOS DE ENSINO: são os componentes do ambiente que estimulam o indivíduo. Pode ser dividido em humanos e materiais; AVALIAÇÃO: é o processo onde é possível determinar o grau e a quantidade de resultados alcançados em relação aos objetivos.
15
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
Evita a rotina e improvisação; Contribui para a realização dos objetivos visados; Promove a eficiência e segurança do ensino; Garante economia de tempo e energia.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.