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  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva

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Apresentação em tema: "  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 I ENCONTRO FORMATIVO PARA EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARANAIGUARA-GO
AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva Tutora Educacional Junho/2017

2 06 a 17 de novembro

3 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB
Indicador que combina o desempenho na Prova Brasil com as taxas de aprovação. Introduzido em no início de 2007. O objetivo foi o de reduzir o risco que um programa de accountability, baseado apenas em exames padronizados, venha a contribuir para agravar o já dramático quadro de repetência e evasão escolar no país.

4 A Prova Brasil Introduzida em 2005 como expansão do SAEB. Universal (alunos de escolas públicas de 5º e 9º Ano do ensino fundamental) Matemática e Leitura Escala com base na TRI Resultados divulgados por Estados, Municípios e Escolas. A Prova Brasil tem a accountability como seu principal objetivo

5 Aprendizado adequado Tempo de Prova: O aluno terá 25 minutos para responder cada bloco de questões, 10 minutos para preencher o gabarito e 30 minutos para responder ao questionário contextual (22 questões de cada componente).

6 ADA – Avaliação Dirigida Amostral
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DE RIO VERDE ADA – Avaliação Dirigida Amostral

7 O QUE É A ADA? - Instrumento direcionador para propostas de intervenção pedagógica. - Ferramenta para a potencialização da aprendizagem dos estudantes. Avaliação Dirigida Amostral –ADA

8 COMPOSIÇÃO DA ADA Língua Portuguesa 10 Questões/ itens Matemática
Ciências Naturais Totalizando 30 Avaliação Dirigida Amostral –ADA

9 O Público alvo da ADA Alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Alunos da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio Avaliação Dirigida Amostral –ADA

10 Ciclo da ADA ADA (1ª Etapa) Análise dos Resultados (2ª Etapa)
Elaboração coletiva do Plano de Intervenção Pedagógica Execução do Plano de Intervenções Pedagógicas (2ª Etapa) Análise dos resultados do Bimestre Avaliação Dirigida Amostral –ADA

11 O Projeto ADA é dividido em 4 ciclos, sendo 01 (um) em cada bimestre do ano letivo.
Cada ciclo é composto por duas etapas, intermediadas por um Plano de Intervenção. Avaliação Dirigida Amostral –ADA

12 ADA (1ª Etapa) Aplicação da avaliação: Essa etapa tem como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes ao iniciar o bimestre. Conteúdo do Bimestre Avaliação Dirigida Amostral –ADA

13 O QUE FAZER COM ESSES RESULTADOS?
Análise dos Resultados O QUE FAZER COM ESSES RESULTADOS? Após a análise, a equipe gestora e professores propõem e realizam intervenções pedagógicas necessárias para fortalecer a aprendizagem dos estudantes. Escolas fora da Amostra Escolas do Grupo Amostral Avaliação Dirigida Amostral –ADA

14 ADA (2ª Etapa) Aplicação da avaliação: É aplicada uma nova avaliação no mesmo grupo amostral, com os mesmos DESCRITORES da 1ª etapa, ao final de cada bimestre com objetivo de acompanhar o aprendizado do estudante no decorrer do bimestre. Avaliação Dirigida Amostral –ADA

15

16 Avaliação Dirigida Amostral –ADA

17 Exemplo de Item:

18 Avaliação Dirigida Amostral –ADA

19 Avaliação Dirigida Amostral –ADA

20 Reflexões e resultados da Avaliação Dirigida Amostral (ADA) da Unidade Escolar

21 Resultados: 5º - ANO Avaliação Dirigida Amostral –ADA

22 Avaliação Dirigida Amostral –ADA

23 Avaliação Dirigida Amostral –ADA

24 Avaliação Dirigida Amostral –ADA

25 Questão 2 – Descritor D2A D2A - Diferenciar figuras planas de figuras espaciais.

26 Questão 8: Descritor D2D D2D - Relacionar sólidos geométricos com suas respectivas planificações. Avaliação Dirigida Amostral –ADA

27 Reflexões... Quais descritores apresentaram baixo rendimento no 2º ciclo da 2ª Etapa e suas possíveis causas? Como os professores de outras áreas do conhecimento e a gestão da U.E. podem contribuir para que os resultados da ADA sejam satisfatórios? Avaliação Dirigida Amostral –ADA

28 Estratégias para avançar nos resultados:
Utilizar o Material Complementar Utilizar o trabalho com Itens no cotidiano Realizar uma análise detalhada do erro Realizar a devolutiva aos estudantes Utilizar estratégias diferenciadas na retomada dos conteúdos não assimilados.


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