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Transposição Didática
Yves Chevallard
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Transposição Didática
Relação Didática Professor Ensino Conhecimento
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Transposição Didática
Intenção didática Conhecimento utilizado Conhecimento ensinado
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Transposição Didática
Aplicações Sociais Conhecimento Utilizado Conhecimento Ensinado
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Transposição Didática
Michel Ferret (1975) – “transposição didática” Transposição Didática Dessincretização Despersonalização Formatação por Programabilidade
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Transposição Didática
Fatos Fenômenos
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O USO DE GAMES PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Taiane Carrilho Rosa Vinicius Carvalho Beck Denise Nascimento Silveira 2017
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Objetivo Descrever e analisar a percepção de professoras dos anos iniciais de escolaridade sobre o uso pedagógico de games no ensino de conceitos matemáticos.
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Referencial Teórico Kenski (2007): geração que convive com tecnologias
Abar e Barbosa (2008): desafio para o educador e para a estrutura escolar Borba e Penteado (2001): Quadro negro on-line???
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Referencial Teórico Frosi e Schlemmer (2010): “... Os professores precisam familiarizar-se com os games ...” Spinelli (2005): OVA – “Um recurso digital reutilizável e que auxilia na aprendizagem de algum conceito” Prensky (2012): O uso de games de entretenimento na aprendizagem é uma tendência para os próximos anos
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Metodologia Pesquisa Qualitativa
Dados obtidos por entrevistas semiabertas com professoras dos anos iniciais Análise do game a partir das entrevistas e referencial teórico sobre internet, games, e avanços tecnológicos
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“Como é que tu vê a relação entre pesquisa e sala de aula, em geral?”
P1: “Eu acredito que a escola precisa utilizar estas tecnologias, porque a maioria destas crianças já tem acesso, eles usam em casa”.
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“Como é que tu vê a relação entre pesquisa e sala de aula, em geral?”
P2: “... Com certeza falta cursos de capacitação...”. “... muitos professores são de uma geração anterior ainda, que não está acostumada a mexer em coisas simples, eu tenho colegas que não sabem mexer no mouse ...”. “ ... curso prático falta, tem muito curso teórico, muito curso para discutir a parte teórica, ‘o que a informática tem a contribuir para a educação’, eu penso que esta discussão já está desgastada, o que se tem mesmo necessidade é de oficinas práticas”. “... no fundo está todo mundo gostando muito do que está vendo, só que não sabe fazer e está envergonhado, ficam assim ‘ai que legal que tu sabes fazer isto’, como se fosse uma coisa maravilhosa e muito difícil, quando na realidade é uma coisa muito simples ...”.
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“Como é que tu vê a relação entre pesquisa e sala de aula, em geral?”
P3: “Eu acho importante, mas ela é pouco utilizada, mais é nas aulas de informática, ... apesar que nos trabalhos eu acredito que a maioria, hoje em dia, pesquise em internet, não mais em livros ... ”.
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“Tu utilizaria um game educacional para auxiliar na aprendizagem em sala de aula?”
P1: “Sim, já utilizo”.
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“Tu utilizaria um game educacional para auxiliar na aprendizagem em sala de aula?”
P2: “... diariamente, todo dia da semana, todas as manhãs”.
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“Tu utilizaria um game educacional para auxiliar na aprendizagem em sala de aula?”
P3: “Não. Só na aula de informática, ... , na minha sala não tem como, não tem recurso, ... , todas as semanas eles têm aula de informática e eles fazem esses jogos com fins pedagógicos, fins educativos, não é um jogo para simples diversão, tem um outro lado por trás ...”
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“Em que etapa tu acha que é legal usar um game: na etapa de construção de conceitos, de exercícios ou de avaliação?” P1: “Geralmente, eu gosto, sempre quando eu introduzo um conceito ou um conteúdo novo, de fazer algo diferente, e aí esse algo diferente acontece com fantoches, algo concreto assim, ou com um game, quando estou introduzindo ... e para aprofundar o conteúdo também ... , como avaliação ainda não usei”.
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“Em que etapa tu acha que é legal usar um game: na etapa de construção de conceitos, de exercícios ou de avaliação?” P2: “Aqui eu utilizo sempre adiantando o conteúdo, então por exemplo, se eles vão trabalhar ‘hora’, eu tenho uma atividade aqui, que é um relógio, que antigamente seria um relógio de madeira que eles mexeriam, e aqui eu tenho ele no computador ...”.
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“Em que etapa tu acha que é legal usar um game: na etapa de construção de conceitos, de exercícios ou de avaliação?” P3: “Fixação na minha opinião, ... , até aprendem mais com isso do que propriamente, às vezes exercitando em sala de aula ...”
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Análise das Entrevistas
P1: Inclusão das novas tecnologias na escola (Kenski, 2007) P2: Familiarização dos professores com as novas tecnologias (Frosi e Schlemmer, 2010) P2: Dificuldades no uso da internet na escola (Abar e Barbosa, 2008) P1, P2 e P3: Diferença de opinião sobre etapa / experimentação (Borba e Penteado, 2001) P3: Internet como principal fonte de informações (Borba e Penteado, 2001)
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Transposição Didática
Conhecimento do sábio Conhecimento a ser ensinado Conhecimento ensinado
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Transposição Didática
Conhecimento do sábio Transposição Didática Externa Conhecimento a ser ensinado Transposição Didática Interna Conhecimento ensinado
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Transposição Didática
Noosfera Envelhecimento biológico Envelhecimento moral
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Transposição Didática
Teoria dos Espaços Métricos Noção de distância nos livros didáticos Conceito de distância ensinado na escola
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