Palavras gramaticais e lexicais

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Apresentação em tema: "Palavras gramaticais e lexicais"— Transcrição da apresentação:

1 Palavras gramaticais e lexicais

2 O Léxico e a gramática Como definir, de fato, se o usuário da língua sabe o que significa determinada palavra ou um texto qualquer? Não há solução mágica: cada um deve testar suas ideias, aprender por si mesmo, criticar e avaliar o que aprende e, dessa forma, criar um conhecimento novo. Se o cientista da linguagem precisa, de antemão, saber utilizar a linguagem, qualquer pessoa que saiba se comunicar em determinada língua é um potencial cientista. Assim, um aluno do 9º ano do Ensino Fundamental também pode fazer experiências e sentir-se um cientista.

3 Para iniciarmos a investigação acerca da linguagem, partiremos das seguintes perguntas motivadoras:
Será possível ter consciência de qual é o referente das palavras que são comumente utilizadas? 02. Como encaixar essas palavras em classes ou categorias, a fim de aprender como melhor utilizá-las em textos orais ou escritos?

4 Estes são alguns exemplos de como encaixar palavras em grupos:
Aquelas que se referem ao mundo físico. Exemplos: casa, pedra, caminhar, quebrar, grande, redondo etc. b. Aquelas que se referem ao mundo biológico. Exemplos: árvore, flor, peixe, bem-te-vi, homem, viver, crescer etc. c. Aquelas que se referem ao mundo psicológico. Exemplos: amor, ciúme, esperança, afetuoso, querido, amável, simpatizar, odiar, amar etc. d. Aquelas que se referem ao mundo social. Exemplos: pai, patrão, diretor, amigo, atrasado, ilegal, aceitável, desrespeitoso, reunir, festejar etc. e. Há, ainda, aquelas que servem para articular a língua e a comunicação. Exemplos: o, um, ele, nós, meu, seu, todos, quem, de, para, com, sem, sobre, entre, pois, porque, e, mas, enquanto, já que, lá, aqui, hoje, agora, ai!, oh! etc.

5 Agora, já podemos definir dois grandes grupos de palavras: o grupo das palavras que se referem a objetos e a eventos do mundo real (ou da imaginação) e o grupo das palavras que só existem para o bom funcionamento da língua. Dessa divisão, surgem as palavras lexicais e as gramaticais. As palavras pertencentes aos mundos físico, biológico, psicológico e social são as palavras lexicais, pois fazem referência a objetos ou processos existentes no mundo cotidiano e, portanto, equivalem aos nomes (substantivos, adjetivos) e aos verbos. As palavras gramaticais abrangem os pronomes e os artigos (que se limitam a localizar o ser no discurso, sem lhe acusar características) e os conectivos (elementos que ligam palavras ou articulam discursos e ideias), subdivididos em conjunções e preposições.

6 Partindo da semântica A semântica é a área da linguagem que estuda o significado das palavras numa língua, tanto ao longo da história quanto na contemporaneidade. Tudo o que existe é ser e cada ser tem um nome. Substantivo é a classe gramatical de palavras variáveis, as quais denominam os seres. Além de objetos, pessoas e fenômenos LEXICAIS Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo. Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: ação (correr); estado (ficar); fenômeno (chover); ocorrência (nascer); desejo (querer).

7 Gramaticais Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos. Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma. De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas e subordinativas. No primeiro caso, os elementos ligados pela conjunção podem ser isolados um do outro. Esse isolamento, no entanto, não acarreta perda da unidade de sentido que cada um dos elementos possui. Já no segundo caso, cada um dos elementos ligados pela conjunção depende da existência do outro. Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre os elementos ligados pela preposição não há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula.

8 Flexionando Palavras O que fazer quando não sabemos o significado de uma palavra? Normalmente consultamos um dicionário, eletrônico ou impresso, e descobrimos o sentido dela. Entretanto, se quisermos saber o significado dos vocábulos “homens”, “redondinha”, “caminhei” e “odiaríamos”, por exemplo, teremos de buscar “homem”, “redondo”, “caminhar” e “odiar”. Mas por que isso acontece? Isso acontece porque o dicionário apresenta as palavras sem estarem flexionadas, ou seja, as palavras estão em seu modo primitivo. Flexões são as variações possíveis das palavras, com base em um vocábulo primitivo.

9 Portanto Em um dicionário, por não estarem flexionados, os substantivos são apresentados no grau normal e no singular; os adjetivos, no grau normal, no masculino e no singular; e os verbos, no infinitivo. Isso permite afirmar que, em língua portuguesa, as palavras podem se flexionar, ou seja, variar em grau (normal, aumentativo e diminutivo), gênero (masculino e feminino), número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda e terceira), tempo (presente, passado e futuro) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo).

10 Gênero, representa as flexões que se atribuem às classes de palavras, tais como os substantivos, os adjetivos, entre outros, quanto à classificação em feminino ou masculino. Enfim, flexões que permitem que tais classes permutem, variem. O gênero diz respeito à variação da forma masculina e da feminina, inerente a alguns vocábulos. Ele, assim como tantos outros elementos que perfazem a língua como um todo, torna-se passível de alguns questionamentos por parte de alguns usuários – fato esse que deu origem à finalidade discursiva do presente artigo. Numeral é a palavra que indica os seres em termos numéricos, isto é, que atribui quantidade aos seres ou os situa em determinada sequência. Varia a forma verbal pra indicar a pessoa gramatical a que se refere. 1a Pessoa: Orador (que fala) 2a Pessoa: Interlocutor (com quem se fala) 3a Pessoa: Assunto (de que se fala)

11 Varia a forma verbal para indicar o número de sujeitos a que se refere.
Singular: Refere-se a um único sujeito. Exemplo: O menino fala. Plural: Refere-se a mais de um sujeito. Exemplo: Os meninos falam. Tempo:  Presente: Indica que a ação acontece durante o momento em que se fala. Eu estudo. Pretérito: Indica que a ação aconteceu antes de se falar. Exemplo: Eu estudei. Futuro: Indica que a ação vai acontecer depois de se falar. Exemplo: Eu estudarei. Modos Verbais: Modo Indicativo: Indica uma realidade. Exemplo: Papai deseja que eu estude. Modo Subjuntivo: Indica uma dúvida, uma possibilidade. Exemplo: Talvez eu estude. Modo Imperativo: Indica uma ordem, um pedido, um conselho, um desejo, uma súplica. Exemplo: Estuda, menino.


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