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Como construir hipóteses?
Gil. Capítulo 3
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Definição Proposição, ou expressão, verbal suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa; É a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema;
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Hipótese Pré-escolares (5 anos) nascidos prematuros e com baixo peso apresentam mais problemas de comportamento do que pré-escolares nascidos a termo? Hipótese – sim, a prematuridade é um fator de risco para problemas do comportamento; Se os resultados não mostrarem diferenças entre os grupos, a hipótese não foi confirmada;
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Classificação das hipóteses
1. Casuísticas Referem a algo que ocorrem em determinado caso; afirmam que um objeto, pessoa ou fato tem determinada característica. Cristovão Colombo nasceu em Portugal e não em Gênova; São comuns na pesquisa histórica;
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Classificação das hipóteses
2. Frequência de acontecimentos Se determinada característica ocorre com maior ou menor frequência em determinado grupo, sociedade ou cultura; São comuns na pesquisa social;
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Classificação das hipóteses
3. Associação entre variáveis Variável: refere-se a tudo aquilo que pode assumir diferentes valores ou diferentes aspectos, segundo os casos particulares ou a circunstância; O índice de suicídios é maior entre os solteiros que os casados: Variável: estado civil e índice de suicídios; Essas hipóteses afirmam a existência de uma relação entre as variáveis, mas não causalidade, dependência ou influência.
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Classificação das hipóteses
4. Estabelecem relação de dependência entre duas ou mais variáveis; Hipóteses desse grupo estabelecem que uma variável interfere na outra; Ex: “O reforço do professor tem como efeito melhoria na leitura do aluno” Variável independente (VI) Variável Dependente; Reforço do professor (VI) melhoria da leitura do aluno (VD); Estabelecem relações causais entre as variáveis;
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Classificação das hipóteses
Continuação das hipóteses causais; Causalidade – complexa, multiplicidade de fatores interferindo no fenômeno; O pesquisador busca o estabelecimento de relações assimétricas entre as variáveis. Relações assimétricas Os fenômenos não são independentes entre si (relações simétricas); Não se relacionam mutuamente (relações recíprocas); Um exerce influência no outro;
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Relações assimétricas
Seis tipos: Associação entre estímulo resposta. Filhos de pais alcoólatras apresentam problemas de comportamento? Estímulo: Alcoolismo dos pais; Repostas: Problemas de comportamento nos filhos;
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Relações assimétricas
2. Associação entre uma disposição e uma resposta. Disposição = hábitos, atitudes, valores, impulsos, traços de personalidade; “Pessoas autoritárias manifestam preconceito racial em grau elevado”. Disposição: Autoritarismo Resposta: preconceito racial
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Relações assimétricas
3. Associação entre propriedade e uma disposição; Propriedade = sexo, idade, escolaridade etc; “Pais com terceiro grau tendem a ter um estilo parental mais democrático do que pais com o ensino fundamental?” Propriedade: Escolaridade; Resposta: estilo democrático parental;
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Relações assimétricas
4. Associação entre pré-requisito indispensável e um efeito. Ex: “O capitalismo só se desenvolve quando existem trabalhadores livres”. Pré-requisito: Trabalhadores livres; Resposta: Desenvolvimento do capitalismo;
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Relações assimétricas
5. Relação iminente entre duas variáveis. Ex: “Observa-se a existência entre urbanização e secularização”; Urbanização Secularização * hipótese - Secularização nasce da urbanização;
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Relações assimétricas
6. Relação entre meios e fins. Ex: “O aproveitamento dos alunos está relacionado ao tempo dedicado ao estudo”. Tempo dedicado aos estudos leva ao aproveitamento; Críticas: As relações assimétricas são criticadas por muitos autores por apresentarem caráter finalista, dificultando a verificação empírica;
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Como chegar a uma hipótese
Fontes de onde surgem as hipóteses: Observação dos fatos no dia-a-dia; Resultados de outras pesquisas; Teorias; Intuição;
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Características das hipóteses testáveis
Conceitualmente clara – definição operacional da variável; Específica – especificam o que de fato pretendem verificar. Pode-se dividir a hipótese ampla em sub-hipóteses mais precisas; Ter referências empíricas – evitar julgamento de valor ou conceitos que não podem ser verificados pela observação; Ser parcimoniosa – uma hipótese simples é preferível a uma mais complexa, desde que tenha o mesmo poder explicativo; Estar relacionada com as técnicas disponíveis; Estar relacionada a uma teoria;
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Hipóteses São necessárias em todas as pesquisas?
Rigorosamente, todo procedimento de coleta de dados depende da formulação prévia de uma hipótese; Entretanto, em algumas pesquisas as hipóteses não são explícitas, mas pode-se detectar as hipóteses subjacentes pela análise dos instrumentos de coleta; Nas pesquisas que envolvem relações de associação ou dependência entre variáveis é necessário o enunciado claro e preciso das hipóteses;
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