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Como construir hipóteses?

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Apresentação em tema: "Como construir hipóteses?"— Transcrição da apresentação:

1 Como construir hipóteses?
Gil. Capítulo 3

2 Definição Proposição, ou expressão, verbal suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa; É a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema;

3 Hipótese Pré-escolares (5 anos) nascidos prematuros e com baixo peso apresentam mais problemas de comportamento do que pré-escolares nascidos a termo? Hipótese – sim, a prematuridade é um fator de risco para problemas do comportamento; Se os resultados não mostrarem diferenças entre os grupos, a hipótese não foi confirmada;

4 Classificação das hipóteses
1. Casuísticas Referem a algo que ocorrem em determinado caso; afirmam que um objeto, pessoa ou fato tem determinada característica. Cristovão Colombo nasceu em Portugal e não em Gênova; São comuns na pesquisa histórica;

5 Classificação das hipóteses
2. Frequência de acontecimentos Se determinada característica ocorre com maior ou menor frequência em determinado grupo, sociedade ou cultura; São comuns na pesquisa social;

6 Classificação das hipóteses
3. Associação entre variáveis Variável: refere-se a tudo aquilo que pode assumir diferentes valores ou diferentes aspectos, segundo os casos particulares ou a circunstância; O índice de suicídios é maior entre os solteiros que os casados: Variável: estado civil e índice de suicídios; Essas hipóteses afirmam a existência de uma relação entre as variáveis, mas não causalidade, dependência ou influência.

7 Classificação das hipóteses
4. Estabelecem relação de dependência entre duas ou mais variáveis; Hipóteses desse grupo estabelecem que uma variável interfere na outra; Ex: “O reforço do professor tem como efeito melhoria na leitura do aluno” Variável independente (VI) Variável Dependente; Reforço do professor (VI) melhoria da leitura do aluno (VD); Estabelecem relações causais entre as variáveis;

8 Classificação das hipóteses
Continuação das hipóteses causais; Causalidade – complexa, multiplicidade de fatores interferindo no fenômeno; O pesquisador busca o estabelecimento de relações assimétricas entre as variáveis. Relações assimétricas Os fenômenos não são independentes entre si (relações simétricas); Não se relacionam mutuamente (relações recíprocas); Um exerce influência no outro;

9 Relações assimétricas
Seis tipos: Associação entre estímulo resposta. Filhos de pais alcoólatras apresentam problemas de comportamento? Estímulo: Alcoolismo dos pais; Repostas: Problemas de comportamento nos filhos;

10 Relações assimétricas
2. Associação entre uma disposição e uma resposta. Disposição = hábitos, atitudes, valores, impulsos, traços de personalidade; “Pessoas autoritárias manifestam preconceito racial em grau elevado”. Disposição: Autoritarismo Resposta: preconceito racial

11 Relações assimétricas
3. Associação entre propriedade e uma disposição; Propriedade = sexo, idade, escolaridade etc; “Pais com terceiro grau tendem a ter um estilo parental mais democrático do que pais com o ensino fundamental?” Propriedade: Escolaridade; Resposta: estilo democrático parental;

12 Relações assimétricas
4. Associação entre pré-requisito indispensável e um efeito. Ex: “O capitalismo só se desenvolve quando existem trabalhadores livres”. Pré-requisito: Trabalhadores livres; Resposta: Desenvolvimento do capitalismo;

13 Relações assimétricas
5. Relação iminente entre duas variáveis. Ex: “Observa-se a existência entre urbanização e secularização”; Urbanização Secularização * hipótese - Secularização nasce da urbanização;

14 Relações assimétricas
6. Relação entre meios e fins. Ex: “O aproveitamento dos alunos está relacionado ao tempo dedicado ao estudo”. Tempo dedicado aos estudos leva ao aproveitamento; Críticas: As relações assimétricas são criticadas por muitos autores por apresentarem caráter finalista, dificultando a verificação empírica;

15 Como chegar a uma hipótese
Fontes de onde surgem as hipóteses: Observação dos fatos no dia-a-dia; Resultados de outras pesquisas; Teorias; Intuição;

16 Características das hipóteses testáveis
Conceitualmente clara – definição operacional da variável; Específica – especificam o que de fato pretendem verificar. Pode-se dividir a hipótese ampla em sub-hipóteses mais precisas; Ter referências empíricas – evitar julgamento de valor ou conceitos que não podem ser verificados pela observação; Ser parcimoniosa – uma hipótese simples é preferível a uma mais complexa, desde que tenha o mesmo poder explicativo; Estar relacionada com as técnicas disponíveis; Estar relacionada a uma teoria;

17 Hipóteses São necessárias em todas as pesquisas?
Rigorosamente, todo procedimento de coleta de dados depende da formulação prévia de uma hipótese; Entretanto, em algumas pesquisas as hipóteses não são explícitas, mas pode-se detectar as hipóteses subjacentes pela análise dos instrumentos de coleta; Nas pesquisas que envolvem relações de associação ou dependência entre variáveis é necessário o enunciado claro e preciso das hipóteses;


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