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Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori

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Apresentação em tema: "Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori"— Transcrição da apresentação:

1 Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção aos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus na UBS/ESF 02 Mascarenhas de Moraes em Uruguaiana-RS Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori

2 Uruguaiana - Situada na micro-região da campanha ocidental do RS: fronteira ao sul com o Uruguai, oeste com a Argentina (MERCOSUL). - Apresenta um Comércio Exterior fortalecido e tem o maior Porto Seco Rodoviário da América Latina. - População estimada no ano de 2015 com habitantes (IBGE).

3

4 CARACTERÍSTICAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 02
A unidade básica de saúde 02 fica na área Urbana do município de Uruguaiana, no bairro Mascarenhas de Moraes, mais conhecido como “Ilha do Marduque“. Este nome se deve ao fato deste bairro estar isolado da cidade, sendo contornado pelo Rio Uruguai em quase sua total extensão. É uma unidade no modelo tradicional, em processo de mudança para a Estratégia de Saúde da Família.

5 o perfil demográfico predominantemente de idosos.
A população estimada da área adstrita é de aproximadamente 2400 habitantes, tendo o perfil demográfico predominantemente de idosos.

6 A equipe de saúde é formada por:
03 médicas; 09 ACS; 01 recepcionista; 02 técnicas em enfermagem; 01 enfermeira.

7 A estimativa total de hipertensos com 20 anos ou mais residentes na área é de: 563 usuários (68%);
A estimativa total de diabéticos com 20 anos ou mais residentes na área é de: 153 usuários (59%);

8 OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção aos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus na UBS/ESF 02 Mascarenhas de Moraes em Uruguaiana, RS.

9 OBJETIVOs específicos
1. Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e diabéticos. 3. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. 4. Melhorar o registro das informações. 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doenças cardiovasculares. 6. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

10 METODOLOGIA Esta intervenção foi estruturada para ser desenvolvida no período de 16 semanas na Unidade de Saúde da Família (USF) Rio dos Índios, em Rio dos Índios, RS. Entretanto, foi desenvolvida durante 12 semanas pelo calendário ajustado pela Coordenação do Curso. Participaram da intervenção todos os usuários diabéticos e hipertensos com 20 anos de idade ou mais.

11 METODOLOGIA As ações programáticas foram realizadas em 04 eixos pedagógicos: Monitoramento e avaliação; Organização e gestão do serviços; Engajamento público; Qualificação da prática clínica;

12 AÇÕES REALIZADAS Capacitação e treinamento da equipe.
Reunião com a equipe. Mapeamento e Cadastramento dos hipertensos e diabéticos da área adstrita. Acolhimento dos usuários Palestras na comunidade.

13 Grupos de educação permanente.
Visitas domiciliares da equipe. Busca ativa dos faltosos às consultas. Atendimento clínico (médico e enfermeira). Avaliação, digitação e monitoramento dos dados da intervenção.

14 LOGÍSTICA Foram adotados os Protocolos:
Caderno de Atenção Básica nº 36 (Diabetes Mellitus); Caderno de Atenção Básica nº 37 (Hipertensão Arterial Sistêmica).

15 resultados

16 3º mês = 361 usuários hipertensos cadastrados.
Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.1: Cadastrar 60% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Indicador 1.1: Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde. 1º mês = 80 usuários 2º mês = 197 usuários 3º mês = 361 usuários hipertensos cadastrados. Gráfico de cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde. Rio dos Índios/RS

17 3º mês = 124 usuários diabéticos cadastrados.
Meta 1.2: Cadastrar 80% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Indicador 1.2: Cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde. 1º mês = 16 usuários 2º mês = 61 usuários 3º mês = 124 usuários diabéticos cadastrados. Gráfico de cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde. Rio dos Índios/RS

18 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e diabéticos.
Meta 2.1 e 2.2 Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos. Meta 2.3 e 2.4 Garantir a 100% dos hipertensos e diabéticos a realização dos exames complementares em dia de acordo com protocolo. Metas alcançadas em 100% nos três meses da intervenção: 100% dos usuários assistidos estavam com os registros adequados.

19 Meta 2.5 Realizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos pacientes hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Indicador 2.5. Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia priorizada. 1º mês = 352 usuários 2º mês = 352 usuários 3º mês = 348 usuários hipertensos com prescrição na FP. Gráfico da proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia priorizada.

20 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e diabéticos.
Meta 2.6 Realizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos pacientes diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.7 e 2.8 Avaliação das necessidades de atendimento odontológico em 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Metas alcançadas em 100% nos três meses da intervenção: 100% dos usuários assistidos receberam prescrição de medicamentos da Farmácia Popular.

21 Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa.
Meta 3.1: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Indicador 3.1. Proporção de hipertensos faltosos às consultas médicas com busca ativa. 1º mês = 151 usuários 2º mês = 151 usuários 3º mês = 141 usuários faltosos com busca ativa. Gráfico da proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa.

22 Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa.
Meta 3.2. Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Indicador 3.2.Proporção de diabéticos faltosos às consultas médicas com busca ativa. 1º mês = 5 usuários 2º mês = 18 usuários 3º mês = 39 usuários faltosos com busca ativa. Gráfico da proporção de diabéticos faltosos às consultas com busca ativa.

23 Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.
Meta 4.1 e 4.2 Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Metas alcançadas em 100% nos três meses da intervenção: 100% dos usuários assistidos estavam com os registros adequados. Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doenças cardiovasculares. Meta 5.1 e 5.2. Realizar a estratificação de risco cardiovascular em 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Metas alcançadas em 100% nos três meses da intervenção: todos os usuários foram submetidos a estratificação de risco cardiovascular.

24 Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos. Meta 6.1 e 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e diabéticos Meta 6.3 e 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Meta 6.5 e 6.6: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Meta 6.7 e 6.8. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Metas alcançadas em 100% nos três meses da intervenção: 100% dos usuários assistidos estavam com os registros adequados.

25 DISCUSSÃO Ampliação da cobertura da atenção aos hipertensos e diabéticos, a melhoria dos registros e a qualificação da atenção destes usuários. Aumento de números de visitas domiciliares a este grupo de pacientes. Integração entre a equipe de saúde. Integração entre a equipe de saúde e a comunidade.

26 DISCUSSÃO Regularidade e periodicidade nas consultas e nos exames complementares. Conscientização da comunidade a respeito de suas afecções. A intervenção foi incorporada à rotina da UBS com a intenção de continuar e melhorar a ação programática, não só apenas para este grupo de usuários, mas também intervir em outros grupos.

27 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE MEU PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
Aprendizado contínuo da equipe e da comunidade; Melhorou a integração entre os profissionais de saúde. Proporcionou o trabalho multidisciplinar. Importância do engajamento público e da educação permanente em saúde.

28 Alguns Momentos

29 Obrigada! Riham M. Barakat


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