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Mestrado em Educação, Ambiente e Sociedade

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Apresentação em tema: "Mestrado em Educação, Ambiente e Sociedade"— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Educação, Ambiente e Sociedade
DESENVOLVIMENTO HUMANO: Negócios Sociais e Transformação da Sociedade Mestrado em Educação, Ambiente e Sociedade Prof. Luciel Henrique de Oliveira –

2 Critérios que definem um Empreendedor Social
“O empreendedor social se preocupa com a realidade de sua sociedade e atua como um motor para impulsionar mudanças sociais significativas e servir de modelo para muitos.” Idéia inovadora Perfil empreendedor Criatividade Fibra ética Impacto social Vera Cordeiro – Rio de Janeiro Saúde Criança Renascer Empreendedora Social da Ashoka desde 1992

3 O Empreendedor Social tem o mesmo perfil do Empreendedor de Negócios.
Se puder melhorar as figuras + = Empreendedor de negócios Benefícios: geração de riquezas Conjunto de qualidades + = Benefícios: solução de problemas sociais Empreendedor social

4 Empreendedores de Negócios, porém são amplamente reconhecidos pela história. O mesmo não ocorre com Empreendedores Sociais. Por quê? Empreendedores Sociais Mudanças de Sistemas Muhammad Yunus (Bangladesh) Mercado global de microcrédito Cadeia de valor para pequenos produtores (a “revolução branca”) Verghese Kurien (Ìndia) Florence Nightingale (Reino Unido) A revolução sanitarista: novos princípios na enfermagem, hospitais e higiene doméstica Maria Montessori (Italia) Milhões de crianças em todo o mundo aprendem através do Método Montessori hoje.

5 Parcerias Estratégicas
Nos últimos anos, porém, houve uma aproximação entre os Setores Social e Privado. Cada vez mais Empreendedores Sociais e Empresas formam parcerias que geram benefício e desenvolvimento para ambas as partes e para a sociedade. Centro de Competência para Empreendedores Sociais Ashoka - McKinsey Parceria pioneira iniciada no Brasil em 1996 e hoje replicada para mais de 10 países Profissionais da McKinsey oferecem consultoria, treinamentos em planejamento e gerenciamento estratégicos e organizacionais e concursos de plano de negócio para empreendedores sociais, na forma de projetos pro bono. Benefício para Empreendedores Sociais e suas instituições: podem maximizar sua eficiência e aumentar seu impacto social Benefício para os profissionais da McKinsey: desenvolvem novas habilidades e tem a oportunidade de colocar seu saber e conhecimento em prol do desenvolvimento de seu país Parcerias Estratégicas Incluir o logo da McKinsey

6 Um dos grandes desafios do Empreendedorismo Social é a busca de sua sustentabilidade.
Ainda, novas tendências vêm se consolidando no terceiro setor Empreendedores sociais tradicionalmente dependem de doações, provenientes de convênios com o setor público, de parcerias com empresas e do financiamento de fundações ou de indivíduos. Algumas instituições estão inovando para alcançar sua sustentabilidade e reduzir sua dependência externa: desenvolvem estratégias de venda de produtos e serviços que, além de gerar recursos para a própria organização, criam renda para seu público beneficiário, incluindo-os na cadeia de produção ou na prestação de seus serviços. São os chamados negócios sociais.

7 Negócios Sociais Negócios Sociais são empresas que têm a única missão de solucionar um problema social, são autossustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos. Como uma ONG, tem uma missão social, mas como um negócio tradicional, geram receitas suficientes para cobrir seus custos. É uma empresa na qual o investidor recupera seu investimento inicial mas o lucro gerado é reinvestido na própria empresa para ampliação do impacto social. O sucesso do negócio não é medido pelo total de lucro gerado em um determinado período, mas sim pelo impacto criado para as pessoas ou para o meio ambiente.

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9 Os negócios sociais são uma alternativa inovadora pois permitem a uma organização ter uma fonte própria de receita. Ainda, novas tendências vêm se consolidando no terceiro setor São empreendimentos inovadores gerenciados por organizações da sociedade civil e cooperativas que aliam sustentabilidade, geração de renda para as comunidades e inclusão social. Com a oferta de produtos ou a prestação de serviços, além de gerar sua própria receita, as organizações sociais também querem apresentar à sociedade um novo modelo de negócio mais inclusivo e solidário.

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11 Diferentes Modelos de Negócios Sociais

12 Premissas fundamentais que caracterizam um negócio social
Conexão com a missão: o negócio social somente existe para gerar desenvolvimento e renda para as comunidades envolvidas. O impacto social vem primeiro e a geração de receita vem depois. Ex: IPÊ Não somente nas relações primárias e diretas, mas em todas as etapas da cadeia produtiva, devem ser selecionados fornecedores e parceiros socialmente responsáveis e ambientalmente corretos. As próprias organizações devem dar o exemplo. Ex: Terra Viva A precificação vai além das análises tradicionais e inclui critérios de justiça, entendimento do contexto e “acesso”. Ex: IDEAAS

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16 Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade (IDEAAS)
organização não governamental sem fins lucrativos de Porto Alegre fundada em maio de 1997, com o objetivo levar energia renovável para comunidades menos favorecidas por todo território brasileiro.

17 Premissas fundamentais que caracterizam um negócio social
Os excedentes financeiros são integralmente revertidos para a projetos sociais da organização ou da comunidade. Ex : APAEB O negócio social respeita os costumes e tradições locais. As comunidades não são pressionadas para adaptar-se ao mercado. Ex: OIBI Relações de trabalho: O conceito de eficiência produtiva é distinto e considera parâmetros subjetivos, como criação de oportunidades, aumento da auto-estima e da qualidade de vida. Ex. Projeto Quixote

18 APAEB (Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira)

19 Organização Indígena da Bacia do Içana (Oibi)
Fundada em 12 de julho de 1992, a Oibi tem como missão garantir o “bem-viver” do povo Baniwa nas comunidades e promover o desenvolvimento regional sustentável, tendo a interculturalidade como metodologia de ação. Neste periodo mobilizou o povo Baniwa-Coripaco com o apoio de parceiros estratégicos como a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), o ISA, a Fiocruz, a Funai, o Instituto ATÁ, a Natura, a Fundação Rainforest da Noruega, a Aliança pelo Clima e outros parceiros pontuais. Desenvolveu projetos socioambientais e compromissados com o comércio justo nas comunidades.

20 Projeto Quixote - Uma outra história.

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22 Grameen Bank: inovação em grande escala
Primeiro banco de microcrédito para pessoas de baixa renda fundado em 1976, em Bangladesh, por Muhammad Yunus baseado no princípio de que o acesso a crédito é um direito humano Não oferece crédito para consumo, somente para produção. Empréstimo para grupos de 5- 7 pessoas As pessoas não vão ao banco. O banco vai até as pessoas Oferece linhas de crédito especiais para habitação, educação, a juros baixíssimos 94% do banco pertence aos seus clientes, a grande maioria mulheres pobres da zona rural e 6% ao governo Desde 1998, 100% de seus recursos provêm de seu fundo patrimonial e da poupança de seus clientes Linha especial para mendigos: inscritos. Empréstimos livres de taxas,com estímulo para buscar alternativas de subsistência phone-ladies, levando telecomunicações para metade das vilas de Bangladesh Replicado em mais de 100 países Família Grameen conta com 17 empresas associadas: telecomunicações, educação, informática, têxtil, etc. Grameen Bank

23 Um exemplo de eficiência, lucratividade e impacto social
Resultados Obtidos Total de clientes 2.211 filiais em todo o país em 70,370 vilas rurais. Staff de funcionários Atende 97% mulheres pobres das vilas rurais de Bangladesh US$ milhões em empréstimos, nos últimos 12 meses Taxa de inadimplência menor do que 1% Receita gerada em 2005: US$ 122 milhões. Total de gastos: US$ 97 milhões (36% dos gastos referem-se ao pagamento de juros para depósitos bancários, 26% a salários, auxílios de pensão,etc.) Em 2005, o lucro total foi de US$15 milhões destinados ao Fundos de ajuda humanitária para desastres Grameen Bank

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28 Grameen Bank: Projeto Social ou Empresa?

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36 PARA SABER MAIS

37 QUAL O SEU PAPEL COM A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE EM QUE VOCÊ VIVE?
QUAL A SUA IDÉIA? QUAL O SEU PAPEL COM A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE EM QUE VOCÊ VIVE? COMO VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA?


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