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Gestão de Produtos e Marcas

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Apresentação em tema: "Gestão de Produtos e Marcas"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Produtos e Marcas
1 Gestão de Produtos e Marcas Unidade 3 Prof. Alberto Berthi º. Semestre 2010

2 Gestão – Produtos/Marca
Prof. Alberto Berthi 2 Índice Gestão – Produtos/Marca TÍTULOS DE ESTUDO Novos Produtos Características dos novos produtos Categorias 1, 2, 3, 4 Razões para a criação de novos produtos Estratégias de desenvolvimento Processo de desenvolvimento Geração de Ideias Investigação Preliminar e Detalhada Desenvolvimento do produto Teste e Validação. Resumo Atividade IMAGEM I) Bibliografia • GOBE, Antonio Carlos: MOREIRA, Júlio César Tavares: PEREZ, Maria Clotilde: CARRAMENTA, Paulo Roberto Campana: PASQUALE, Perrotti Pietrangelo. Gerência de Produtos. 1ª, São Paulo – 2004.Saraiva IRIGARAY, Hélio Arthur: VIANNA, Alexandre: NASSER, José Eduardo: LIMA, Luiz Paulo Moreira. Gestão de desenvolvimento de produtos e marcas. 1ª , São Paulo – FGV KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implantação e controle. 10ª, São Paulo – 2000.Atlas

3 • O novo produto é uma evolução de produtos existentes.
3 Introdução Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas • O novo produto é uma evolução de produtos existentes.

4 4 Atributos das Marcas Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas • Quanto maior o percentual da receita obtida com novos produtos, melhor a posição relativa da empresa no ramo. A figura a seguir mostra quatro categorias de novos produtos, que resultam da combinação das dimensões do conhecimento do produto pela empresa e do conhecimento do produto pelo mercado.

5 5 Categoria 1 Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas • Categoria 1 são novos produtos derivados de outros produtos já conhecidos da empresa e pelo mercado. O novo produto é uma evolução de produtos existentes. O produto lançado tem materiais, funções sistemas, estruturas, embalagens, métodos de projeto, produção e estratégias de mercado dominados pelas empresas. O mercado conhece benefícios, sacrifícios, funções, modelos, aplicações e critérios para decidir a compra do produto.

6 6 Categoria 2 Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas • Categoria 2 são novos produtos para empresa, mas conhecidos do mercado. A empresa ingressa no mercado ao colocar produtos com os quais não trabalhou antes. O produto no entanto, já existe no mercado, como também as tecnologias de projeto, de produção e comercialização. As empresa irão decidir como adquirir as competências e os recursos necessários.

7 7 Categoria 3 Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas • Categoria 3 são novos produtos para o mercado, mas conhecidos da empresa. A empresa já conhece o produto, que foi desenvolvido antes para outros segmentos, outras regiões ou outros países. Um caso de categoria 3 foi o Vaporetto , máquina de limpeza a vapor, vendida a muito tempo na Itália, mas desconhecida no Brasil.

8 • Categoria 4 são novos produtos para o mercado, e para as empresas.
8 Categoria 4 Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas • Categoria 4 são novos produtos para o mercado, e para as empresas. O novo produto incorpora novas tecnologias aplicadas em outros produtos e leva novos perfis de benefícios aos consumidores, alem de custos, em comparação ao que existia. Trata-se de grandes novidades para os consumidores, de inovação radical.

9 Criação de Novos Produtos
9 Criação de Novos Produtos Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas O impacto dos novos produtos, no desempenho empresarial, decorre dos seguintes fatores....

10 Criação de Novos Produtos
10 Criação de Novos Produtos Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas O impacto dos novos produtos, no desempenho empresarial, decorre dos seguintes fatores....

11 Criação de Novos Produtos
11 Criação de Novos Produtos Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas O impacto dos novos produtos, no desempenho empresarial, decorre dos seguintes fatores....

12 Criação de Novos Produtos
12 Criação de Novos Produtos Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas O impacto dos novos produtos, no desempenho empresarial, decorre dos seguintes fatores....

13 Criação de Novos Produtos
13 Criação de Novos Produtos Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas O impacto dos novos produtos, no desempenho empresarial, decorre dos seguintes fatores....

14 Estratégias de novos produtos
14 Estratégias de novos produtos Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas São estratégias de desenvolvimento de novos produtos:

15 Estratégias de novos produtos
15 Estratégias de novos produtos Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas São estratégias de desenvolvimento de novos produtos:

16 Processos de Desenvolvimento
16 Processos de Desenvolvimento Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas • O método de etapas e portões é muito aplicado no desenvolvimento de novos produtos. A cada etapa, segue um portão de passagem, com um conjunto de critérios que devem ser atendidos antes de o projeto prosseguir para etapa seguinte. Os critérios tentam identificar as propostas com maiores chances de sucesso e que merecem seguir em frente.

17 Processos de Desenvolvimento
17 Processos de Desenvolvimento Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas A cada etapa, os critérios aplicados exigem informações progressivamente mais específicas, detalhadas e precisas. Os critérios tentam identificar as propostas com maiores chances de sucesso e que merecem seguir em frente. Geração de Idéias Investigação Preliminar Investigação Detalhada Desenvolvimento do produto Teste e Validação.

18 RESUMO • Unidade 3 – Novos Produtos Novos Produtos
18 RESUMO Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas • Unidade 3 – Novos Produtos Novos Produtos Características dos novos produtos Categorias 1, 2, 3, 4 Razões para a criação de novos produtos Estratégias de desenvolvimento Processo de desenvolvimento Geração de Ideias Investigação Preliminar e Detalhada Desenvolvimento do produto Teste e Validação.

19 ATIVIDADE • Unidade 3 – Novos Produtos
19 ATIVIDADE Prof. Alberto Berthi Produtos e Marcas • Unidade 3 – Novos Produtos Utilizar todo material sobre Produtos e Marcas e desenvolver o Produto “ Achocolatado Papito”. Em grupo Entrega:


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