A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Unidade 1 Gestão de Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi - 2º. Semestre 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Unidade 1 Gestão de Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi - 2º. Semestre 2010."— Transcrição da apresentação:

1 1 Unidade 1 Gestão de Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi - 2º. Semestre 2010

2 2 ÍndiceÍndice Gestão – Produtos/Marca I)Conceitos e Funções do Produto II)Tipos de Produto III)Características Técnicas IV)Funções do Produto V)Especificações Técnicas I)Design II)Embalagem III)Linha de Produtos III)Resumo III)Exercício de Fixação. TÍTULOS DE ESTUDO IMAGEM I)Bibliografia GOBE, Antonio Carlos: MOREIRA, Júlio César Tavares: PEREZ, Maria Clotilde: CARRAMENTA, Paulo Roberto Campana: PASQUALE, Perrotti Pietrangelo. Gerência de Produtos. 1ª, São Paulo – 2004.Saraiva IRIGARAY, Hélio Arthur: VIANNA, Alexandre: NASSER, José Eduardo: LIMA, Luiz Paulo Moreira. Gestão de desenvolvimento de produtos e marcas. 1ª, São Paulo – 2004. FGV KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implantação e controle. 10ª, São Paulo – 2000.Atlas Prof. Alberto Berthi

3 3 Introdução Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi Em Produtos, Marcas, Novos Produtos e Serviços, veremos a definição de produto, marca e serviço. Alem disso serão apresentados fatores como design e a embalagem de um produto.

4 4 Conceitos e Funções de Produto Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi Produto é algo concreto ou abstrato que satisfaz as necessidades e os desejos do consumidor. Cursos Universitários, Transporte aéreo, Consultorias, e idéias de como parar de fumar, se beber não dirija e Use camisinha são produtos mais abstratos. O produto é uma combinação de atributos, como as dimensões físicas, os materiais, as funções, o desempenho, a marca, o preço e a embalagem. Os atributos geram benefícios e custos – ou Valor percebido – para o consumidor.

5 5 Tipos de Produtos Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi Há dois tipos de produtos Os bens são Produtos tangíveis o físicos como carros, roupas pontes e apartamentos. Os Serviços são produtos Intangíveis, como Shows musicais, tratamento médico, assistência técnica. O conceito de Produto refere-se tanto a bens como a serviços. Os bens são Produtos tangíveis o físicos como carros, roupas pontes e apartamentos. Os Serviços são produtos Intangíveis, como Shows musicais, tratamento médico, assistência técnica. O conceito de Produto refere-se tanto a bens como a serviços. Produtos Tangíveis e Intangíveis Produtos Industriais e de Consumo

6 6 Tipos de Produtos Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi Há dois tipos de produtos Produtos Industriais são adquiridos por empresas de manufatura de prestação de serviços ou pelos governos, a exemplo da matérias-primas – minério de ferro e algodão. Produtos de consumo são adquiridos por pessoas ou famílias, ou seja os consumidores finais – que querem satisfazer neces- sidades e desejos individuais ou domiciliares. Produtos Industriais são adquiridos por empresas de manufatura de prestação de serviços ou pelos governos, a exemplo da matérias-primas – minério de ferro e algodão. Produtos de consumo são adquiridos por pessoas ou famílias, ou seja os consumidores finais – que querem satisfazer neces- sidades e desejos individuais ou domiciliares. Produtos Tangíveis e Intangíveis Produtos Industriais e de Consumo

7 7 Características Técnicas Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi Características Técnicas e Composição Física As características Técnicas do produto definem o que ele é e como ele funciona. Essas características incluem composição física, processos de produção, funções e especificações técnicas Composição física é o resultado de matérias-primas e de componentes incorporados ao produto. As matérias-primas utilizadas dependem da categoria do produto. Roupas – fibras sintéticas ou naturais Componentes são conjuntos pré-montados e instalados no produto para realizar certas funções. As características Técnicas do produto definem o que ele é e como ele funciona. Essas características incluem composição física, processos de produção, funções e especificações técnicas Composição física é o resultado de matérias-primas e de componentes incorporados ao produto. As matérias-primas utilizadas dependem da categoria do produto. Roupas – fibras sintéticas ou naturais Componentes são conjuntos pré-montados e instalados no produto para realizar certas funções.

8 8 Funções do Produto Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi Funções são as operações que o produto realiza. Televisores tem a função SAP escutamos o som na língua original do programa – e o PIP assistimos a mais de um canal ao mesmo tempo. Os manuais de operação, cada vez mais grossos, comprovam a expansão das funções dos produtos. Em contrapartida fica mais difícil para o usuário compreender e utilizar todas elas. Funções são as operações que o produto realiza. Televisores tem a função SAP escutamos o som na língua original do programa – e o PIP assistimos a mais de um canal ao mesmo tempo. Os manuais de operação, cada vez mais grossos, comprovam a expansão das funções dos produtos. Em contrapartida fica mais difícil para o usuário compreender e utilizar todas elas.

9 9 Especificações Técnicas Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi Especificações técnicas descrevem as dimensões, as características de funcionamento e os níveis de desempenho do produto. Um micro computador traz especificações da memória RAM – 512 mega bytes -, capacidade de armazenamento do disco rígido – 80 giga – e a velocidade do processador – 2,8 giga hertz. Para o consumidor leigo, várias especificações técnicas são muito complicadas. Alguns compradores, em uma decisão importante para eles, compreendem e valorizam as especificações técnicas. Especificações técnicas descrevem as dimensões, as características de funcionamento e os níveis de desempenho do produto. Um micro computador traz especificações da memória RAM – 512 mega bytes -, capacidade de armazenamento do disco rígido – 80 giga – e a velocidade do processador – 2,8 giga hertz. Para o consumidor leigo, várias especificações técnicas são muito complicadas. Alguns compradores, em uma decisão importante para eles, compreendem e valorizam as especificações técnicas.

10 10 Design Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi Em outros termos, design significa uma concepção tomada de forma ampla, cobrindo e integrando vários aspectos dos produtos que afetam as atividades humanas. O bom design ajuda a criar uma identidade para produtos e marcas,.como por exemplo, as mochilas Kipling e os computadores IMac. Alem disso, o design melhora as condições de uso do produto, facilitando as situações de compra de instalação de operação e de manutenção. Em outros termos, design significa uma concepção tomada de forma ampla, cobrindo e integrando vários aspectos dos produtos que afetam as atividades humanas. O bom design ajuda a criar uma identidade para produtos e marcas,.como por exemplo, as mochilas Kipling e os computadores IMac. Alem disso, o design melhora as condições de uso do produto, facilitando as situações de compra de instalação de operação e de manutenção.

11 11 Embalagem Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi Como seria se não existissem as embalagens?

12 12 Embalagem Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi


Carregar ppt "1 Unidade 1 Gestão de Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi - 2º. Semestre 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google