A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EAD 0626 Inteligência Emocional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EAD 0626 Inteligência Emocional"— Transcrição da apresentação:

1 EAD 0626 Inteligência Emocional
Ana Cristina Limongi-França FEAUSP – 30-agosto-2017

2 Inteligência Emocional
Compreendendo as emoções e as razões no relacionamento interpessoal no trabalho e na vida

3 Inteligência Emocional
capacidade de intuir através dos sentimentos, emoções e sensibilidade social o que é auto-conhecimento 1`- auto-motivação 2- gerência das relações 3- componentes da I.E. espontaneidade 4- 5- empatia gerência das emoções 6-

4 Coração e Razão ..Por que a evolução da espécie humana deu a emoção um papel tão essencial em nosso psiquismo? Os sociobiólogos verificaram que, em momentos decisivos, ocorreu uma ascendência do coração sobre a razão. Ana Cristina Limongi-França,profa.dra.

5 As emoções predispõem para a ação
Cada tipo de emoção que vivenciamos nos predispõe para uma ação imediata; cada uma sinaliza para uma direção que, nos recorrentes desafios enfrentamos como ser humano ao longo da vida. Ana Cristina Limongi-França,profa.dra.

6 O QI depende do QE Para o bem ou para o mal quando são as emoções que dominam, o INTELECTO não pode nos conduzir a lugar nenhum.

7 Cada emoção desempenha uma função específica
Raiva: o sangue flui para as mãos Medo: o sangue corre para os músculos do esqueleto Felicidade: aumenta a atividade do centro do cérebro e inibe sentimentos negativos Amor, surpresa, repugnância, tristeza...

8 O CÉREBRO EMOCIONAL Emoções expressões intensas de sentimentos diante de situações vividas Sequestro Emocional desencadeado pela amígdala humana localizada no cérebro ao lado da cabeça (paixões, choro e outras afeições) Alarmes anacrônicos força das emoções na vida mental: - “armadilha neural.” Sentimentos impulsivos dominam o racional.

9 O CÉREBRO Emocional O cérebro emocional, pag. 33. Livro Inteligêcia Emocional. Daniel Goleman

10 O sequestro emocional... O sinal visual vai primeiro da retina para o tálamo, onde é traduzido para a linguagem do cérebro. A maior parte da mensagem segue então para o córtex visual, onde é analisada e avaliada em busca do significado e da resposta adequada; se a resposta é emocional, um sinal vai para a amígdala ativar os centros emocionais. Mas uma parte menor do sinal original vai direto do tálamo para a amígdala, numa transmissão mais rápida, permitindo uma resposta mais pronta (embora menos precisa). Desse modo a amígdala pode disparar uma resposta emocional antes que os centros corticais tenham entendido plenamente o que se passa.

11 Objetivos da Educação para
Inteligência Emocional Objetivos da Educação para aprender a lidar com as emoções melhorar a capacidade de se relacionar bem respeitar suas características pessoais respeitar características pessoais dos outros Educação para o bem-estar e a felicidade

12 A NATUREZA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
aprendizado sobre as emoções os sentimentos os relacionamentos desenvolvimento social aptidões para a vida competência social e emocional educação afetiva

13 MAL - ESTAR EMOCIONAL (*)
retraimento ou problemas sociais problemas de atenção ou de pensar ansiedade e depressão delinqüência ou agressividade problemas de AIDS, FUMO, DROGAS, MARGINALIDADE (*) Goleman, pg. 249

14 Inteligência Emocional
Aplicada inteligência emocional x pressão social diferenças emocionais: atração x afastamento

15 PARADIGMAS DE VIDA (*) argumentos da vida experiências interesses
(*) fonte Walter Ruth, 1996 Como vê a realidade Ana Cristina Limongi-França,profa.dra.

16 Quociente Emocional “Mandamentos” do Q.E. auto-conhecimento
arte do relacionamento Quociente Emocional empatia administrar emoções auto-motivação

17 GERENCIA DA I.E. gerência emocional (as emoções) gerência de gerência
criação (o futuro) gerência relacional (os outros) gerência ética (os valores)

18 JANELAS DE OPORTUNIDADE
Separar sentimentos próprios e dos outros Aprender a reconhecer, controlar e canalizar os sentimentos Empatizar: captar os sentimentos, valores e necessidades do outro. Lidar com os sentimentos que surgem Criar oportunidades de sucessos e realização

19 Dar lugar para a qualidade de vida dentro e fora do trabalho

20 Bom FERIADO! Com Felicidade!


Carregar ppt "EAD 0626 Inteligência Emocional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google