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Docência Online: Funções e Competências do Professor

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Apresentação em tema: "Docência Online: Funções e Competências do Professor"— Transcrição da apresentação:

1 Docência Online: Funções e Competências do Professor
Docência Online: Funções e Competências do Professor.   Rosana Amaro Welinton Baxto

2 Docência Online: Funções e Competências do Professor

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4 Lócus da Pesquisa Local da pesquisa
8 curso de licenciaturas a distância; Sujeitos da pesquisa Professores que atuam como docentes online Coleta dos dados Aplicação de questionário via google docs Categorias a priori: competências sobre o conteúdo a ensinar; competências metodológicas; competências tecnológicas; competências de concepção ou design; competências de tutoria; competências de gestão, de coordenação ou de administração. A partir desse conjunto de competências, pretende-se acurar o olhar para a docência online realizada na Universidade de Brasília

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8 Quanto ao Perfil Docente
Portanto, o perfil de experiência e formação dos professores é composto, em grande parte, por docentes qualificados quanto à formação e titulação específica nas áreas em que atuam. Em maioria, se consideram profissionais potencialmente ativos. De modo significativo, há professores com maior experiência docente na modalidade presencial do que na EaD. Todavia, parte já realizaram formação específica para atuar na EaD, bem como, continuam envolvidos em ações de EaD junto à instituição. Pelo menos, metade dos professores acreditam que a EaD possa ser um mecanismo eficaz para mediar o processo educativo na UnB.

9 Quanto ao Perfil Docente
Perfil pessoal 51,75% maior representação fem e 48,25% masc. 84,62% dos professores em plena atividade profissional - 26 a 56 anos. Perfil de formação acadêmica 79,72% dos professores são Licenciados 58,74% com título de Doutor e 33,57% são Mestres Perfil profissional 52,45% professores do quadro efetivo e, 47,55% são colaboradores; 85 professores possuem experiência significativa na docência presencial, sendo 66 professores > 6 anos. Perfil profissional na EaD quanto ao tempo de dedicação, em horas, na preparação/oferta de disciplinas 75,52% dos professores dedicam, de 6 a 10 horas Experiência em EaD 58,74% adquiriram experiências externas a UnB e, 41,26% na UnB 11,19% são professores com Mais de 10 anos; 61,54% estão entre 03 a 09 anos de experiência na EaD Motivações para trabalhar com a EaD 53,15% professores acreditam que a EaD é eficiente e possibilita um rico ensino-aprendizagem 46,85% para conhecer melhor a metodologia 39,16% porque gostam de trabalhar com novos recursos tecnológicos, 30,77% por necessitar completar a renda, 11,19% que após fazer um curso à distância teve interesse pela modalidade.

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14 Quanto aos aspectos Pedagógicos, Metodológicos e, Tecnológicos
Os resultados apontaram a predominância dos aspectos pedagógicos e metodológicos em relação aos aspectos tecnológicos, de tutoria e de gestão. Neste sentido, depreende-se que a concepção de docência online dos professores é governada pelos aspectos pedagógicos e metodológicos, possivelmente, fortemente influenciados da prática docente na modalidade presencial.

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17 Docência Online na Educação Superior
Rosana Amaro

18 Tecnológicos e de Gestão
Quanto aos aspectos Tecnológicos e de Gestão Assim como no segundo objetivo, as falas dos professores exprimiram, em maior ocorrência, comentários sobre os aspectos pedagógicos e metodológicos quando comparados aos aspectos tecnológicos, de tutoria e de gestão. Conquanto, tenham proferido diferentes explicações na tentativa explicitar os elementos que compõe a sua docência online, assim como explicar como se dava a sua intervenção na prática a dificuldade para explicá-las foi evidente. Neste sentido, em maioria, as falas não apontaram para um discurso claro, estruturado e sistematizado quanto a concepção ou design, tutoria e gestão na EaD.

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20 Limitações do Estudo a ausência de dados sistematizados no âmbito do DEGD e coordenações de cursos falta de adesão de muitos professores (aproximadamente 363 s) Importância do Estudo Assim, a sistematização desse estudo contribui diretamente: com a docência online realizada no âmbito da Universidade de Brasília; fornece um percurso teórico-metodológico para pesquisas futuras sobre a docência online; fornece subsídio no âmbito da coordenação de curso, coordenação pedagógica e de tutoria para tomadas de decisões no âmbito do curso; auxilia nas ações futuras que envolvem a docência online na universidade; fornece subsídios importantes para se pensar processos formativos para a docência online tanto no âmbito da universidade quanto de outras instituições de ensino que atuam com a EaD; contribui com a educação superior, especialmente, com a Educação Superior a Distância e de forma ampla contribui com a temática da docência online na Educação a Distância brasileira; Além disso, esta investigação pode subsidiar ações para formação para docência online, apontar procedimentos para a Educação Online, bem como contribuir com a meta de formação de professores prevista no Plano Nacional de Educação

21 Muito Obrigada! Rosana Amaro – Universidade de Brasília – Welinton Baxto – Universidade de Brasília –


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