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Computação Gráfica: Blender

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Apresentação em tema: "Computação Gráfica: Blender"— Transcrição da apresentação:

1 Computação Gráfica: Blender
Cores, Edição, Luzes, Câmera & Renderização. Prof. Rafael Vieira THIS WORK IS LICENSED UNDER THE CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION-SHAREALIKE 4.0 INTERNATIONAL LICENSE. TO VIEW A COPY OF THIS LICENSE, VISIT OR SEND A LETTER TO CREATIVE COMMONS, PO BOX 1866, MOUNTAIN VIEW, CA 94042, USA. CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA

2 Normais: Visualizar e Inverter
Janela 3D View (modo de Edição), Subjanela (N) Normais por Vértices, Aresta ou Face (tamanho). Malha → Normais → Inverter Normais (CTRL + N, ou SHIFT + CTRL + N) Mr. Squeegee feet (correção de Normais)

3 Adicionar Cores (Faces)
Janela de Propriedades → Materiais → Novo → Cor de difusão & especular. Mr. Squeegee feet (Adição de Cores) Materiais são relacionados a uma ou mais faces de modo que cada face de um objeto pode possuir um material distinto, ou um mesmo material pode ser compartilhado entre vários objetos.

4 Adicionar Cores (Vértices)
Janela 3D View (modo de Pintura de Vértices), Subjanela (T), Escolher Cor e Pintar como o Paint. Mr. Squeegee feet pintando vértices) Ainda é preciso ter um material base pelo menos.

5 Adicionar Texto Janela 3D View → Criar → Texto → Modo de Edição. (Veja também o ícone F na janela de Propriedades.) Mr. Squeegee feet (Adição de Texto) Textos também podem receber cores, texturas e possuem propriedades similares a outros objetos 3D.

6 Adicionar Curvas Janela 3D View → Subjanela de Ferramentas (T) → Criar → Bézier ou NURBs (Veja também o ícone de curva na janela de Propriedades.) Adição de Pontos (E), Extrude permite engrossar a linha da curva. Mr. Squeegee feet (Adição de Curvas) Curvas também podem receber cores, texturas e possuem propriedades similares a outros objetos 3D.

7 Adicionar Luzes A adição de Luzes pode ser feito pela mesma subjanela de Ferramentas (T) ou pelo menu Add → Lamp (Adicionar → Lâmpada.) Mr. Squeegee feet (Adição de Luzes) Pode-se adicionar quaisquer quantidade de luzes. O básico usar pelo menos 3 pontos de luz. (Triângulo; Fotografia básica.)

8 Adicionar Câmera A adição de Câmeras pode ser feito pela mesma subjanela de Ferramentas (T) ou pelo menu Add →Camera (Adicionar → Câmera.) Mr. Squeegee feet (Adição de Câmera) Pode-se adicionar quaisquer quantidade de câmeras, mas só uma pode estar ativa por vez. (Veja na janela de Propriedades → Cena.)

9 Preparar Cena Janela de Propriedades → Câmera/Cena1/Cena2/Mundo
Em modo objeto, verifique o sombreamento (Shading) para Smooth ou Flat para alterar o modo de interpolação de cores.

10 Edição Extrude (E) Loop Cut (CTRL+R) Knife (K)
Seleção Visualização (CTRL+B) Duplicar (SHIFT+D) Modificadores (vários) Catmull-Clark (CTRL+[1-4]) Espelho (CTRL + M)

11 Renderização por Ciclos
Mapa de Nós Tipos de Materiais pré-definidos Número de Ciclos Path-tracing

12 Exercícios Baixe uma cópia do Blender e pratique o conteúdo do slide.
Blender 2.75a Autores: Blender Foundation. Website: Ano: 2015.

13 Fim


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