A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos"— Transcrição da apresentação:

1 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
Mercados Agrícolas Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos

2 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
Aluno: Fellipe Klaus Brugnago 3º Modulo – Técnico em Agronegócio Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

3 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
Diante do aquecimento do mercado global de alimentos e da importância do agronegócio para a economia brasileira, a indústria nacional de frutas exporta pouco. Dados do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) para o segmento de frutas frescas indicam que a exportação média é de 0,5% sobre a produção total brasileira e raramente chega a 3%, para produtos específicos, como é o caso do melão e da uva. O objetivo é fazer com que o Brasil se aproxime de níveis de exportação que já atingiram países como África do Sul e Espanha, países do Caribe e, na América do sul, o Chile.

4 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
O estudo elaborou objetivos de curto e de longo prazo para que as ações sejam direcionadas no momento certo e também para o local correto. No curto prazo, o plano estratégico prevê ações voltadas ao interior das empresas, visando ao desenvolvimento de seu grau de internacionalização com projetos de capacitação da mão de obra para comercialização, estruturação de website para o setor e elaboração de material de comunicação bilíngue para as empresas

5 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
Fatores como, registros de defensivos agrícolas para a produção de diversas frutas também se mostraram de grande necessidade para a exportação de frutas. Isso por que para muitas frutas não existem defensivos registrados o que se torna uma barreira junto a mercados de países compradores que requerem a certificação do produto com boas práticas agrícolas e de qualidade.

6 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
As frutas têm apresentado importância crescente no país, tanto no mercado interno como no internacional. Em 2015, o valor das exportações de frutas (inclui nozes e castanhas) foi de U$ 888,8 milhões, e a quantidade exportada foi de 854,8 mil toneladas. (Agrostat/Mapa, 2016). Mamões frescos, mangas e melões são as frutas que apresentaram os melhores resultados em valor das exportações.

7 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
Mas o Brasil exporta ainda quantidades pequenas de frutas. A proporção entre exportação e produção em 2016 é bastante baixa: banana, 1,2%; maçã, 5,8%; manga, 13,5%; mamão, 2,5%. Entre as frutas, a banana é a que apresenta maior dispersão geográfica no país, mas São Paulo e Bahia são os principais produtores com 28,4% da produção nacional na safra 2015/16. A maçã e a uva se concentram no Sul. Rio Grande do Sul respondem por 95,8% da produção nacional. A maçã está distribuída no Rio Grande do Sul e Santa Catarina que respondem por 94,5% da produção nacional. A uva está distribuída em Rio Grande do Sul, com 43,5% da produção, seguido por Pernambuco, 25%, e São Paulo por 15,0% da produção.

8 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos

9 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos

10 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos

11 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
As projeções de produção até 2025/2026 mostram que os maiores aumentos de produção no período das projeções devem ocorrer no melão, 37,5% em relação a 2015/16, manga, 23,2%; maçã, 22,6%; mamão, 12,9%; banana, 7,1% e uva, 6,7%. Calculando a relação entre quantidade exportada de frutas e produção nacional, verifica-se que o país deve continuar com pouca inserção externa ao final do período das projeções.

12 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
A maior proporção entre exportações e produção local deve ocorrer no melão, 37,0% e na manga, 19,7%. Nas demais frutas analisadas essa relação varia entre 1,0 a 5,0%. Pesquisadores da Equipe Hortifruti-Brasil do Cepea/USP, consultados sobre as projeções de frutas, indicaram vários pontos que qualificam os resultados das projeções de frutas. Entre os pontos observados, há tendência de maior crescimento da uva industrial, destinada à fabricação de suco e vinho.

13 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos

14 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos

15 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
São vistas perspectivas de aumento de produção pois há investimentos em variedades que permitem duas safras ao ano. As dificuldades climáticas podem limitar a produção de uva e suas exportações a médio prazo. Segundo esses pesquisadores, os produtores de uva querem aumentar a produção de uva sem semente no primeiro semestre para reduzir os custos e ganhar mercado hoje ocupado pelas uvas do Chile e Argentina.

16 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
Com relação à manga, as observações foram que a tendência de crescimento da produção faz sentido pois os produtores estão investindo para aumentar a produtividade, ter mais de uma florada no ano, e fazendo o adensamento dos pomares. Acreditam que na hipótese do adensamento dos pomares, a área de manga não deve aumentar (Hortifruti-Brasil, Cepea).

17 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos

18 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos

19 Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
“A fruticultura é uma atividade econômica importante e pode contribuir ainda mais com o esforço do governo federal de elevar a participação das exportações do agronegócio brasileiro de 6,9% para 10% do comércio agrícola mundial nos próximos 10 anos”, afirma o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi.”

20 Referencias Fonte: www.portaldoagronegocio.com.br
Noticias ABPM : Projeções do Agronegócio 2015/16 a 2025/26 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Política Agrícola


Carregar ppt "Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google