Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: Um Estudo de Caso na Secretaria de Administração do Município de Tailândia-PA EVANDRO COSTA DE MACÊDO RUI GILDO FREITAS DA SILVA WANGRESON MORAIS GOMES Orientadora: Prof.ª Sandra Maria da Silva Ferreira, Ma. 2017 | Tailândia
2
Motivação deriva do latim Motivus, movere que significa mover.
INTRODUÇÃO Motivação deriva do latim Motivus, movere que significa mover. Apresentação do Tema Ambiente de Trabalho. A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: Um Estudo de Caso da Secretaria de Administração do Município de Tailândia-PA. Problema de Pesquisa Quais os fatores que exercem influência na motivação dos servidores da SEMAD – Secretaria Municipal de Administração - do município de Tailândia-PA?
3
OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Identificar os fatores que exercem influências na motivação dos servidores da Secretaria de Administração do Município de Tailândia-PA OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar o perfil dos servidores da Secretaria de Administração - SEMAD Investigar os fatores que influenciam a motivação dos servidores públicos. Identificar os fatores que geram satisfação nos servidores.
4
REVISÃO DE LITERATURA LITERATURA
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 2ª ed. Rev. Atual. São Paulo: Campos, 2003. TAVARES, M. S.(2010). Motivação e desempenho dos funcionários da administração pública.
5
REFERENCIAL TEÓRICO CONCEITO GERAL SEGUNDO: Dubrin (2003, p
REFERENCIAL TEÓRICO CONCEITO GERAL SEGUNDO: Dubrin (2003, p. 110): comportamento x metas organizacionais. Chiavenato enfatiza que é difícil definir o conceito motivação. Define tudo aquilo que o impulsiona. Impulsos internos e externos MOTIVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO: Maximiano (2008): motivação é um fator essencial para o desenvolvimento do negócio Bergamini (1997, p. 34): Relacionamento entre líder e seguidor. Líder que reconheça sensibilidade interpessoal Maslow (1972): motivação vem de dentro da pessoa, de seus impulsos. Sem desejo e habilidades presentes, a organização não pode faze nada Moraes (2010: as organizações tem o papel de ENCORAJA-LOS de varias formas Robbins (2001), elucida que a motivação aumentará se o gestor constatar o que é importante para cada indivíduo
6
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Metodologia de pesquisa: descritiva Procedimentos de pesquisa: pesquisa bibliográfica. Martins (2008, p. 86) é o ponto de partida…. Estudo de caso Coleta de dados: questionário Exposição dos resultados
7
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 01: Grau de satisfação em relação às instalações físicas Fonte: Pesquisa de campo (2017)
8
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 02: Relação profissional com o chefe Fonte: Pesquisa de campo (2017)
9
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 03: Grau de satisfação com relação à remuneração Fonte: Pesquisa de campo (2017)
10
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 04: Produtividade em relação à motivação Fonte: Pesquisa de campo (2017)
11
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 05: O grau de satisfação em relação às atividades realizadas Fonte: Pesquisa de campo (2017)
12
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 06: Cursos e treinamentos oferecidos para o exercício de suas atividades Fonte: Pesquisa de campo (2017)
13
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 07: Liberdade em expressar opiniões no ambiente de trabalho Fonte: Pesquisa de campo (2017)
14
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 08: Avaliação de auto realização profissional Fonte: Pesquisa de campo (2017)
15
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 09: Avaliação da valorização e reconhecimento do trabalho pelo supervisor Fonte: Pesquisa de campo (2017)
16
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 10: Adequação do perfil profissional em relação a função que exerce Fonte: Pesquisa de campo (2017)
17
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 11: Avaliação das atividades do dia-a-dia em relação à satisfação Fonte: Pesquisa de campo (2017)
18
OBSERVAÇÕES Considerações finais
O estudo teve por objetivo Identificar os fatores que exercem influência na motivação dos servidores da Secretaria de Administração do Município de Tailândia-PA. Desta forma, nenhum estudo termina aqui, outros poderão dar continuidade (confirmando ou não os resultados obtidos) ao estudo contribuindo com novas pesquisa nesse sentido.
19
OBSERVAÇÕES Referencias
BERGAMINI, Cecília – Motivação nas organizações, Ed. Atlas, São Paulo, 1997 – 4ª edição. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 2ª ed. Rev. Atual. São Paulo: Campos, 2003 Tavares, M. S. (2010). Motivação e desempenho dos funcionários da administração pública cabo-verdiana atual.
20
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: Um Estudo de Caso na Secretaria de Administração do Município de Tailândia-PA EVANDRO COSTA DE MACÊDO RUI GILDO FREITAS DA SILVA WANGRESON MORAIS GOMES Orientadora: Prof.ª Sandra Maria da Silva Ferreira, Ma. 2017 | Tailândia
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.