A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Trabalho Docente PTD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Trabalho Docente PTD"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Trabalho Docente PTD

2 Porque fazer o PTD?

3 O que deve constar no PTD?
Conteúdos: O que vou ensinar? Justificativa: Porque vou ensinar? Metodologia: Como vou ensinar? Avaliação: O que pretendo do aluno? Referências: Qual referencial utilizei?

4 Conteúdos de acordo com as DCEs
Estruturantes → “conhecimentos de grande amplitude que identificam e organizam os campos de uma disciplina escolar, considerados fundamentais para a compreensão de seu objeto de estudo e ensino.” p. 63 Básicos → “conhecimentos fundamentias para cada série (...), considerados imprensidíveis para a formação conceitual dos estudantes”. p. 87 Específicos → Recorte espaço- temporal

5 Conteúdos em história Estruturantes Básicos Específicos ↓
Tematizados a partir da problematição construída.

6 Justificativa Justificar a escolha dos conteúdos específicos(Qual a importância desses conteúdos para a formação do aluno dessa comunidade escolar considerando a orientação do aluno no tempo passado - presente - expectativa de futuro)‏

7 Encaminhamento metodológico e recursos didáticos
Levantamento de idéias históricas prévias sobre o tema que será estudado. Problematização do tema, poderá ser realizado a partir de músicas, trechos de filmes, textos jornalísticos, debates, etc, buscando mostrar a importância do tema que será estudado, partindo do presente. A problematização delimita o recorte espaço-temporal. P. 72

8 Fontes históricas ( documentos oficias, jornalísticos, literários, etc; imagens, fontes orais, entre outros ), poderão ser analisadas de acordo com as questões sugeridas pela DCE de história, p. 71. Historiografia: Trechos de textos historiográficos sobre os temas retratados, estes textos podem ser complementares entre si, ou antagônicos. Assim o aluno perceberá que a história não é algo pronto e acabado, mas o conhecimento sobre o passado está em constante construção. Na p. 71 das DCEs encontram-se sugestões de analise de textos historiográficos.

9 Produção de narrativa histórica: as idéias históricas que o aluno se apropriou durante o processo de ensino aprendizagem podem ser sistematizadas por meio de narrativas históricas, estabelecendo-se assim um sentido para o tema estudado e baseando a argumentação nas fontes e historiografias analisadas. Busca-se com isso responder a problemática levantada inicialmente. O professor poderá comparar se o aluno desenvolveu idéias históricas mais elaboradas sobre o tema estudado ao retomar o levantamento de idéias históricas prévias. As narrativas históricas podem ser realizadas na forma de seminário, texto, história em quadrinhos, etc. DCEs p. 77

10 Critérios de Avaliação
Elaborar critérios de avaliação abordando o processo de produção do conhecimento histórico e sobre os conteúdos/temas/conceitos abordados.

11 Ex. de critério que aborda a produção do conhecimento histórico:
Identifica em um documento histórico: autor, data de produção, função, tema, sujeitos históricos retratados. Interpreta a intenção do autor do documento, Destaca e indica as informações que o documento contém. Ex. de critério que aborda o conteúdo/tema estudado Compreende o conceito de patrimônio histórico, Diferencia patrimônio material e imaterial, Identifica bens culturais em sua localidade;

12 Instrumentos de avaliação
O professor deve escolher instrumentos de avaliação que possibilitem verificar se os critérios de avaliação foram atingidos.

13 Referências Citar o referencial utilizado.


Carregar ppt "Plano de Trabalho Docente PTD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google