Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Teoria Social Cognitiva
Albert Bandura Teoria Social Cognitiva
2
Teoria Social Cognitiva
A teorização inicial de Bandura foi baseada na teoria do condicionamento operante de Skinner e mais tarde ampliou-se atribuindo importância às atividades cognitivas. Muito da nossa aprendizagem envolve modelos. Aprendizagem por observação, resulta da imitação de modelos.
3
Mesmo crianças de dois ou três anos se imitam e servem de modelo umas para as outras.
Para Bandura existe uma enorme importância da nossa capacidade de antecipar as consequências de nossos comportamentos, de simbolizar e perceber relações causa e efeito. Para ele o poder dos modelos tem a ver com a sua função informativa. Os modelos nos informam como fazer as coisas e também quais consequências nosso comportamento pode ter
4
Processos envolvidos na aprendizagem por observação
Atenção – Estar atento ou não ao comportamento de um modelo depende muito do valor que atribuímos a esse comportamento e ao modelo. Depende também do quanto o comportamento é nítido, complexo, prevalente e útil. Retenção – Representação visual ou verbal
5
Processos envolvidos na aprendizagem por observação
Reprodução motora – Capacidades de habilidades físicas, motoras, verbais cognitivas. Processos motivacionais -
6
Imitação e condicionamento operante
Comportamentos imitativos são aprendidos da mesma forma que os comportamentos operantes. Habilidades complexas não podem ser facilmente adquiridas por meio de modalagem apenas.
7
Fontes de reforçamento na imitação
Reforçamento direto. Reforçamento pela imitação. Consequências reais do próprio comportamento imitado. Reforçamento vicário. Ver as pessoas serem reforçadas ou punidas. Ser imitado é reforçador.
8
Condicionamento clássico
Reações emocionais condicionadas.
9
Três efeitos da imitação
Efeito modelador – Aquisição de novas respostas. Efeito inibitório e desinibitório – Supressão de comportamentos previamente aprendidos. E engajar-se em um comportamento previamente inibido. Efeito eliciador – respostas eliciadas que estão relacionadas ao modelo.
10
Influências cognitivas
Auto-eficácia Mesmo na aprendizagem operante, o essencial é a capacidade de pensar, simbolizar, perceber as implicações das relações causa e efeito e antecipar as consequências do próprio comportamento.
11
Bandura defende a idéia de que é impossível explicar o comportamento humano apenas pela referência à estímulos internos ou externos. O behaviorismo pode ser definido pela sua preocupação com os estímulos externos, o cognitivismo pelos eventos internos. Bandura tende a integrar as duas abordagens.
12
As pessoas são agentes de suas próprias ações.
Intencnalidade Previsão Auto reatividade e auto-reflexão
13
Auto-eficácia Valor que o indivíduo atribui a sua eficiência pessoal
Julgamentos sobre auto-eficácia parecem ter profunda influencia sobre o que fazemos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.