A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Social Cognitiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Social Cognitiva"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Social Cognitiva
Albert Bandura Teoria Social Cognitiva

2 Teoria Social Cognitiva
A teorização inicial de Bandura foi baseada na teoria do condicionamento operante de Skinner e mais tarde ampliou-se atribuindo importância às atividades cognitivas. Muito da nossa aprendizagem envolve modelos. Aprendizagem por observação, resulta da imitação de modelos.

3 Mesmo crianças de dois ou três anos se imitam e servem de modelo umas para as outras.
Para Bandura existe uma enorme importância da nossa capacidade de antecipar as consequências de nossos comportamentos, de simbolizar e perceber relações causa e efeito. Para ele o poder dos modelos tem a ver com a sua função informativa. Os modelos nos informam como fazer as coisas e também quais consequências nosso comportamento pode ter

4 Processos envolvidos na aprendizagem por observação
Atenção – Estar atento ou não ao comportamento de um modelo depende muito do valor que atribuímos a esse comportamento e ao modelo. Depende também do quanto o comportamento é nítido, complexo, prevalente e útil. Retenção – Representação visual ou verbal

5 Processos envolvidos na aprendizagem por observação
Reprodução motora – Capacidades de habilidades físicas, motoras, verbais cognitivas. Processos motivacionais -

6 Imitação e condicionamento operante
Comportamentos imitativos são aprendidos da mesma forma que os comportamentos operantes. Habilidades complexas não podem ser facilmente adquiridas por meio de modalagem apenas.

7 Fontes de reforçamento na imitação
Reforçamento direto. Reforçamento pela imitação. Consequências reais do próprio comportamento imitado. Reforçamento vicário. Ver as pessoas serem reforçadas ou punidas. Ser imitado é reforçador.

8 Condicionamento clássico
Reações emocionais condicionadas.

9 Três efeitos da imitação
Efeito modelador – Aquisição de novas respostas. Efeito inibitório e desinibitório – Supressão de comportamentos previamente aprendidos. E engajar-se em um comportamento previamente inibido. Efeito eliciador – respostas eliciadas que estão relacionadas ao modelo.

10 Influências cognitivas
Auto-eficácia Mesmo na aprendizagem operante, o essencial é a capacidade de pensar, simbolizar, perceber as implicações das relações causa e efeito e antecipar as consequências do próprio comportamento.

11 Bandura defende a idéia de que é impossível explicar o comportamento humano apenas pela referência à estímulos internos ou externos. O behaviorismo pode ser definido pela sua preocupação com os estímulos externos, o cognitivismo pelos eventos internos. Bandura tende a integrar as duas abordagens.

12 As pessoas são agentes de suas próprias ações.
Intencnalidade Previsão Auto reatividade e auto-reflexão

13 Auto-eficácia Valor que o indivíduo atribui a sua eficiência pessoal
Julgamentos sobre auto-eficácia parecem ter profunda influencia sobre o que fazemos.


Carregar ppt "Teoria Social Cognitiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google