A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX PROGRESSO. PROGRESSO, GUERRA E REVOLUÇÃO SÉCULO XX: GRANDES TRANSFORMAÇÕES NUM SÉCULO SÓ 2 GRANDES GUERRAS AVANÇOS DA MEDICINA AUMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX PROGRESSO. PROGRESSO, GUERRA E REVOLUÇÃO SÉCULO XX: GRANDES TRANSFORMAÇÕES NUM SÉCULO SÓ 2 GRANDES GUERRAS AVANÇOS DA MEDICINA AUMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX PROGRESSO

2 PROGRESSO, GUERRA E REVOLUÇÃO SÉCULO XX: GRANDES TRANSFORMAÇÕES NUM SÉCULO SÓ 2 GRANDES GUERRAS AVANÇOS DA MEDICINA AUMENTO DA DESTRUIÇÃO FOME, MISÉRIA REVOLUÇÕES: 1917 – REVOLUÇÃO RUSSA BRASIL: 1984 UMA EM CADA 3 PESSOAS PASSAVAM FOME NO PAÍS;

3 ESCOLA????? VASTO MOVIMENTO DE IDEIAS QUE VÃO PERMEAR A ESCOLA NO SÉCULO XX – ADEQUANDO-SE A NOVOS TEMPOS; CONTUDO, NA PRÁTICA A ESCOLA RESISTE EM SE TRANSFORMAR – AINDA PERSISTE O MODELO DE ESCOLA TRADICIONAL – EDUCAÇÃO FORMAL

4 NOVOS MÉTODOS ALUNO COMO CENTRO DAS DECISÕES: ALUNO SÓ APRENDE NA MEDIDA EM QUE AQUILO QUE É ENSINADO É SIGNIFICATIVO A ELE – SATISFAZER SUAS NECESSIDADES – ABORDAR SEU CONTEXTO DE MUNDO; MÉTODOS ATIVOS: O ALUNO DEVE DEIXAR DE SER UM SIMPLES SUJEITO PASSIVO E DEVE PARTICIPAR DA SUA FORMAÇÃO. NÃO DEVE SOMENTE REPETIR AQUILO QUE O PROFESSOR ABORDA

5 DEWEY E A EDUCAÇÃO PELA AÇÃO JOHN DEWEY (1859-1952): PREOCUPOU-SE COM O LADO PRÁTICO. MOMENTO DE GRANDE REVOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICOS. COMO PREPARAR NOSSO ALUNO FRENTE AS MUDANÇAS? LADO PSICOLÓGICO: EXTERIORIZAR AS POTENCIALIDADES DO INDIVÍDUO; LADO SOCIAL: ESCOLA DEVE PREPARAR O INDIVÍDUO PARA ESSAS MUDANÇAS; DISCIPLINA ESCOLAR DEVE SURGIR DA VIDA DA CRIANÇA

6

7 WILLIAM KILPATRICK DEU SEGUIMENTO AOS TRABALHO DE DEWEY PROPÔS O MÉTODO DE PROJETOS MÉTODO: ATIVIDADE INTENCIONAL ( EX. CONSTRUIR UMA CASINHA DE COELHOS) INSERIR ESSAS IDEIAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO ATIVIDADES MOTIVADAS, PLANO DE TRABALHO, DIVERSIDADE GLOBALIZADA, AMBIENTE NATURAL ( ATIVIDADES MANUAIS)

8 OVIDE DELCROLY INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E EXPERIÊNCIA INFANTIL UNIDADES DE GLOBALIZAÇÃO ( CENTROS DE INTERESSE) VAI DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DA CRIANÇA – ALIMENTAÇÃO, RESPIRAÇÃO, ASSEIO, PROTEÇÃO CONTRA O PERIGO, JOGO E TRABALHO – AS MATÉRIAS DAS ESCOLAS DEVEM PROMOVER ESSE CONHECIMENTO DESCRITO ACIMA RELAÇÃO DA CRIANÇA COM O UNIVERSO

9 MARIA MONTESSORI TRABALHO NA RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS ESPECIAIS UTILIZANDO MATERIAIS EDUCATIVOS EDUCAÇÃO É UMA AUTO EDUCAÇÃO: PROCESSO ESPONTÂNEO – ESTÁ ADORMECIDO UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS QUE DESPERTEM NA CRIANÇA ESSA VONTADE CRIANÇA SE EDUCA A SI MESMA LIBERDADE A CRIANÇA – OFERECE A CRIANÇA MATERIAIS PARA QUE ELA TRABALHE COM ELES

10 GEORG KERSCHENSTEINER ESCOLA DO TRABALHO EDUCATIVO X ESCOLA MEMORISTA E INTELECTUALISTA PRECURSOR DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS – TRABALHO PEDAGÓGICO DEVE SUPOR UM CAMINHO ÚTIL ESCOLA DO TRABALHO: DEVE ESTAR DISPOSTA A CONCEPÇÃO INDIVIDUAIS – PREPARAR PAR A O TRABALHO;

11 CELESTIN FREINET IMPRENSA NA ESCOLA: DENUNCIAR AS MAZELAS DA EDUCAÇÃO DO RICO X POBRE UTILIZAÇÃO DO TEXTO LIVRE: ELABORADO PELOS ALUNOS LIVRO DA VIDA ONDE O ALUNO EXPÕES SUAS IMPRESSÕES ATIVIDADES DE UMA ESCOLA FREINET LEITURA, DESENHO LIVRE, ENSINO MORAL PARTINDO DAS EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS DOS ALUNOS, LEITURA FEITA DE CORRESPONDÊNCIA ENTRE ESCOLAS, REDAÇÃO DIÁRIA, CÁLCULO, ILUSTRAÇÃO DO TEXTO, TRABALHO EM GRUPOS

12 ANTON MAKARENKO PEDAGOGIA SOCIALISTA: ESCOLA SERIA UMA COMUNIDADE QUE PRODUZIRIA BENS ECONÔMICOS IDEIA DO COLETIVO: VIVENDO ATRAVÉS DO TRABALHO – DEVE PREVALECER A VONTADE DO GRUPO ORGANIZAÇÃO DE UMA ESCOLA ESTATAL: ANTES DA REVOLUÇÃO DE 1917 80% DA POPULAÇÃO RUSSA ERA ANALFABETA ESCOLA ERA ÚNICA PARA TODOS – GRATUITA ORGANIZAÇÃO DE UMA JUVENTUDE COMUNISTA

13


Carregar ppt "EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX PROGRESSO. PROGRESSO, GUERRA E REVOLUÇÃO SÉCULO XX: GRANDES TRANSFORMAÇÕES NUM SÉCULO SÓ 2 GRANDES GUERRAS AVANÇOS DA MEDICINA AUMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google