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Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva

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Apresentação em tema: "Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva
Melhoria da Atenção à Saúde de Hipertensos e Diabéticos da UBS Otavio Rocha, Flores da Cunha/RS Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva

2 Introdução Importância da Intervenção:
O projeto surge a partir da necessidade de: Implementação de ESF no distrito Aproximação da saúde à Comunidade Tratamento, controle e seguimento HTA e DBT Estabelecer dados sobre HTA e DBT

3 Introdução Flores da Cunha
Localização: Nordeste RS População: hab.(IBGE 2010) Zona de uva, morango, pêssego, ameixa, cebola 1 produtora de vinhos do Brasil 2 polo moveleiro do estado Colonização italiana Serviços de Saúde: 1 Hospital Privado (convenio com SUS) 1 Unidade Central 5 UBS 1 CAPS

4 Introdução UBS “Otavio Rocha” População estimada: 2600 hab.
Cadastramento: HTA: 196 (antes) (depois) DBT: 42(antes) (depois) Equipe: 1 Médicos 1 Enfermeira 2 Tec. Em enfermagem 4 ACS Apoio de: dentista e psiquiatra Falta de infraestrutura e acessibilidade

5 Objetivo Geral Melhorar a Atenção à Saúde de Hipertensos e Diabéticos

6 Metodologia Ações: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Reuniões semanais da equipe Controle de fichas, prontuário e medicação de pacientes Monitoramento e avaliação das metas nas reuniões de equipe e com a comunidade (oralmente)

7 Metodologia Ações: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO SERVIÇO
Definição das atribuições Cadastro HTA e DBT Agendamento de consultas e exames Visita domiciliar Busca faltosos Organização Palestras, grupos e material

8 Metodologia Ações: ENGAJAMENTO PÚBLICO
Orientações á comunidade sobre HIPERDIA, prevenção e cuidados. (palestras, folhetos, cartaz, conversas sala de espera) Promoção da Saúde Alimentação Saudável Atividade Física Controle bucal Tabaquismo Caminhada Saudável Momentos de Ouvidoria nos grupos

9 Metodologia Ações: QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA
Treinamento da Equipe para preenchimento de planilhas e cadastramento Capacitação das ACS sobre HTA e DBT Capacitação da equipe sobre Protocolo, HIPERDIA, hábitos saudável, educação em saúde, ética professional,

10 Metodologia Logística:
Protocolo: A Organização do Cuidado às Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica em Serviços de Atenção Primária à Saúde” e “A organização do cuidado às pessoas com diabetes mellitus tipo 2, em serviços de atenção primária à saúde". (Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre 2011). Divulgação do projeto para a comunidade Atendimento e exames básicos na unidades Engajamento com Instituições Registro de informação Promoção da saúde

11 Objetivos Específicos
Ampliar a cobertura Melhorar a qualidade da atenção Melhorar a adesão ao programa Melhorar o registro das informações Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular 6. Promover a saúde

12 Metas Cadastrar 90% dos hipertensos e diabéticos no Programa
Realizar exame clínico em 100% dos hipertensos e Diabéticos. Garantir a 100% a realização de exames complementares em dia Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos cadastrados Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico Buscar 100% dos faltosos às consultas

13 Metas Manter ficha de acompanhamento de 100% em dia
Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos cadastrados Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável em 100% dos cadastrados Garantir orientação à prática de atividade física a 100% dos cadastrados Garantir orientação sobre riscos do tabagismo a 100% dos cadastrados Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos cadastrados

14 Resultados Meta: Cadastrar 90% dos hipertensos e diabéticos no Programa Meta cumprida 93,4% da população cadastrada Meta não cumprida 78,6 % da população cadastrada

15 Resultados Meta: Realizar exame clínico em 100% dos hipertensos e Diabéticos. Meta cumprida 93,4% da população cadastrada Meta cumprida 93,4% da população cadastrada

16 Resultados Meta: Garantir a 100% a realização de exames complementares em dia Meta cumprida 100% da população cadastrada Meta cumprida 100% da população cadastrada

17 Resultados Meta: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos cadastrados Meta não cumprida 63,4% da população cadastrada Meta não cumprida 51,3% da população cadastrada

18 Resultados Meta: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico Meta não cumprida 84,8% da população cadastrada Meta não cumprida 89,5% da população cadastrada

19 Resultados Meta Buscar 100% dos faltosos às consultas
Meta cumprida 100% da população cadastrada Meta cumprida 100% da população cadastrada

20 Resultados Meta Manter ficha de acompanhamento de 100% em dia
Meta cumprida 100% da população cadastrada Meta cumprida 100% da população cadastrada

21 Resultados Meta Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos cadastrados Meta cumprida 100% da população cadastrada Meta cumprida 100% da população cadastrada

22 Resultados Meta Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável em 100% dos cadastrados Meta cumprida 100% da população cadastrada Meta cumprida 100% da população cadastrada

23 Resultados Meta Garantir orientação à prática de atividade física a 100% dos cadastrados Meta cumprida 100% da população cadastrada Meta cumprida 100% da população cadastrada

24 Resultados Meta Garantir orientação sobre riscos do tabagismo a 100% dos cadastrados Meta cumprida 100% da população cadastrada Meta cumprida 100% da população cadastrada

25 Resultados Meta Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos cadastrados Meta não cumprida 85;4% da população cadastrada Meta não cumprida 89,5% da população cadastrada

26 Resultados Aspectos qualitativos Mapeamento e censo das zonas
Agilização do pedido de exames de sangre Aumento da demanda de medicamentos do Hiperdia Hábitos saudável que já se vem reflexos na saúde. Maior engajamento entre a equipe e comunidade Consolidação da equipe Maior número de consultas Formação de um sistema de registro mais rigoroso

27 Discussão Importância da intervenção
Para a equipe, Para o serviço Para a comunidade Incorporação da intervenção à rotina Mudanças Realizadas

28 Reflexão sobre o processo de Aprendizagem
Visão de Gerente na organização da UBS Ampliou meu conhecimento sobre trabalho multidisciplinar Importância das ações educativas/preventivas Superação de dificuldades do dia-a-dia; Crescimento professional na elaboração do projeto

29 Reflexão sobre o processo de Aprendizagem
Bom projeto facilita trabalho posterior identificar os inconvenientes fazer mudanças, ter a visão geral das metas e visão especifica dos objetivos semanais

30 Reflexão sobre o processo de Aprendizagem
Importância dos indicadores para mostrar a comunidade e os gestores o trabalho realizado Aspectos mais relevantes Administração de recursos humanos Planificação de um projeto Mediador entre necessidades da comunidade e os gestores

31 Obrigado!


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