A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESULTADOS E DISCUSSÃO"— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS E DISCUSSÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE ANDRESSA DA SILVA SOUSA SIQUEIRA¹, MIRTES GONÇALVES HONÓRIO² (1) Aluna de Licenciatura em Pedagogia CCE/UFPI/ TERESINA – PI (2) Profª. Drª.do Departamento de Métodos e Técnicas /CCE/UFPI/Campus Ministro Petrônio Portella INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO Os dados coletados foram organizados em categorias e analisados com base nos estudos de Freire (1996) e Pimenta (2009) e apontam que a professora considera de fundamental importância na sua ação pedagógica preparar suas aulas, dirigir as atividades dos alunos, ter boa interação com a turma, compreender o que os alunos dizem e se fazer entender por eles. Este estudo faz parte das atividades da disciplina Didática Geral do curso de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR da Universidade Federal do Piauí e tem o objetivo de identificar como a professora dos anos iniciais do ensino fundamental constitui os saberes necessários para exercer a profissão levando em conta os novos desafios contemporâneos. Nesse contexto, pergunta-se quais saberes são necessários hoje para o exercício docente nos anos iniciais do ensino fundamental? Como esses saberes são percebidos e encontrados na prática pedagógica desta professora? CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo demonstrou que a pratica pedagógica envolve os saberes docentes, e estes não são conhecimentos empíricos que se esgotam no espaço da prática no chamado “aprender fazendo” mas requer uma base consistente de reflexão teórica. Que favoreçam o exercício da condição intelectual do professor. OBJETIVOS Identificar como a professora dos anos iniciais do ensino fundamental constitui os saberes necessários para exercer a profissão levando em conta os novos desafios contemporâneos. REFERÊNCIAS BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5 ed. Vozes. Petrópolis, RJ Cap. 2, 3 p CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sergio R.A (Orgs): Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa didática e ação docente. Champagnat. Curitiba FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. NADAL, Beatriz Gomes; SALLES, Gilsani Dalzoto ...[et al.]: Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Editora UEPG. Ponta Grossa PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. METODOLOGIA A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, na modalidade estudo de caso, por meio de questionário e observação da prática pedagógica da professora dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de ensino do município de Timon/MA. Figura 1 - Entrada da Escola Timon-MA Figura 2 – Sala de Aula do Educandário Flores. Fonte: Foto do arquivo da pesquisadora (2015) Fonte: Foto do arquivo da pesquisadora (2015)


Carregar ppt "RESULTADOS E DISCUSSÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google