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Negociação e Conflito Hampton (1991) identifica quatro modos de administrar conflitos: acomodação; dominação; Compromisso; Solução integrativa de problemas.

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1 Negociação e Conflito Hampton (1991) identifica quatro modos de administrar conflitos: acomodação; dominação; Compromisso; Solução integrativa de problemas. Acomodação Pode ser considerado um instrumento para manipular o conflito. Quando os problemas são simplesmente encobertos, não se resolvem por si mesmos, usualmente se agravam. Segundo alguns pesquisadores as organizações menos eficientes são marcadas pela tendência a esconder o problema. Muitas pessoas nas organizações tendem a encobrir os problemas através de uma serie de técnicas: diminuir a importância do problema, negar sua existência, ou trata-lo superficialmente.

2 Negociação e Conflito Dominação
Pode ser considerado como o exercício do poder levado ao extremo. Em algumas sociedades a aceitação do poder é algo mais aberto, não havendo grandes restrições ao seu uso. Em outra culturas, porem, o poder levado ao extremo pode causar grandes insatisfações, atritos e restrições por parte dos oprimidos no processo. A dominação, por outro lado tem a vantagem de resolver prontamente e de forma decisiva o problema. O defeito da acomodação é ignorar o problema, o defeito da dominação é que a pessoa dominada não obter nada e ressentir-se. A solução do conflito é imediata porem tem altos custos motivacionais. Compromisso Significa que cada parte desiste um pouco daquilo que procurava, cada um cede um pouco, a fim de resolver o problema. O compromisso pode resultar em soluções satisfatórias que atendem pelo menos parcialmente o interesse original por trás do conflito, permitindo tratar outros assuntos. O compromisso não é aceito por muito autores como técnica de resolução de conflitos e de negociação, pois não satisfaz ambas partes completamente, por este motivo as vezes ele não é utilizado.

3 Negociação e Conflito Solução integrativa
Oferece a possibilidade de satisfazer completamente ambas as partes. O método não apresenta barganha de posições na qual cada parte cede para conseguir alguma outra coisa do outro, nem tentativas de imposição de uma pessoa sobre a outra ou comprometimentos indesejados, o método busca encontrar uma solução que seja completamente satisfatória para ambas partes embora essa possibilidade, as vezes, não seja possível na pratica.

4 Negociação e Conflito Solução Integrativa / Exemplo e análise
  Duas pessoas numa biblioteca discutem sobre manter uma janela aberta ou fechada. Finalmente decidem abrir a janela ao lado e não a janela em frente, como tinha sido feito de inicio. Aquela pessoa que não queria a janela aberta a queria assim para que o vento não incidi-se sobre ele, ao passo que a outra pessoa queria abrir a janela apenas para manter mais ar na sala, nenhuma das duas pessoas tinham como objeto de discussão a janela em frente à mesa onde se encontravam. A solução integrativa permitiu uma solução integradora que atende aos interesses de ambos. Tem, ainda, que considerar se o fato de abrir outra janela não irá fazer vento sobre uma terceira pessoas, fato que apenas deslocaria o conflito. A solução integrativa contrasta co a solução de barganha, na barganha as partes estabelecem suas posições, algumas vezes até deturpando-as, ou fortalecem seus pressupostos, o assunto é abordado como uma situação ganhar ou perder.

5 Negociação e Conflito A solução integrativa envolve três passos:
Identificar as considerações básicas ou subjacentes a ambas as partes; Procurar alternativas e identificar suas conseqüências para as duas partes; Identificar a alternativa mais favorável. A eficácia da solução integrativa depende da de uma troca sincera de informações precisas. Requer uma redefinição flexível e criativa do assunto e extrema confiança. Assim o processo garante que haverá dois ganhadores, por tanto uma solução ganha-ganha. Segundo Pinzon & Valero-Silva (1996) um individuo que está em conflito tem basicamente quatro maneiras de lidar com o outro: 01. Confronto direto, podendo acontecer com ou sem dialogo anterior, provavelmente o mais forte irá atingir os seus objetivos; 02. Abandonar todos os seus objetivos aceitando que a outra parte imponha suas decisões; 03. Negociar com o outro lado tentando buscar seus objetivos, fazendo concessões para que os interesses do outro lado também sejam satisfeitos.

6 Negociação e Conflito 04. Buscar a intervenção de uma terceira parte que pode ter autonomia para impor uma solução, esta alternativa pode se dividir em: mediação ou arbitragem. Na mediação a terceira parte apenas ajuda os lados a obter um acordo. Na arbitragem a terceira parte tem autonomia de impor uma solução. Quanto maior a organização maior a possibilidade de conflito, quanto mais ela se expande mais divisões e subdivisões haverá dentro da empresa e a possibilidade de conflito se expande na mesma proporção. Em certas situações o conflito é inerente à função: Policiais não podem desempenhar suas funções sem estar em conflito com os transgressores da lei; Advogados defendendo uma causa estão em conflito com o outro lado; Em muita empresas o auditor interno é requisitado para fazer uma auditoria que ´pode conflitar com os procedimentos padrão da área;

7 Negociação e Conflito Característica Distributiva Integrativa
Outros autores adicionam dois conceitos: Barganha distributiva: tudo que eu conseguir ganhar será em detrimento do outro lado e vice versa; Barganha integrativa: pressupõe que há um ou dois acordos que podem gerar ganhos para ambos lados Característica Distributiva Integrativa Recursos disponíveis Quant. Fixa de recursos a dividir Quant.variável de recursos a dividir Motivações primárias Eu ganho, você perde Eu ganho, você ganha Interesses Primários Oposição um ao outro Congruência com o outro Enfoque do Relacionamento Curto Prazo

8 Negociação e Conflito Outros autores adicionam dois conceitos:
Barganha distributiva: tudo que eu conseguir ganhar será em detrimento do outro lado e vice versa; Barganha integrativa: pressupõe que há um ou dois acordos que podem gerar ganhos para ambos lados


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