A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inclusão: que nos aproxima e o que nos afasta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inclusão: que nos aproxima e o que nos afasta"— Transcrição da apresentação:

1 Inclusão: que nos aproxima e o que nos afasta
David Rodrigues

2 Inclusão (1) O que nos aproxima O que nos afasta
“The whole school approach” Toda a escola é responsável pelo sucesso de todos os alunos. Todos os alunos contam e contam da mesma maneira Tudo o que crie “serviços exclusivos” para alunos com dificuldades. Tudo o que afaste do currículo (e de tudo o que o currículo englobe). Tudo o que encerre o aluno em “parques de estacionamento”.

3 Inclusão (2) O que nos aproxima O que nos afasta
O foco na identificação e eliminação de barreiras à aprendizagem e ao acesso ao currículo Centros de Apoio à Aprendizagem que não sejam para todos os alunos.

4 Inclusão (3) O que nos aproxima O que nos afasta
Recursos necessários e atempados Restrição de recursos (só os existentes em fases mais atrasadas da evolução?) Possibilidade das escolas encontrarem os recursos que não encontram nos CRI’s.

5 Inclusão (4) O que nos aproxima O que nos afasta
Equipas multidisciplinares ágeis e competentes Equipas extensas, burocráticas e cujos elementos tenham uma disponibilidade minguada para participar

6 Inclusão (5) O que nos aproxima O que nos afasta
Professores de Educação Especial que trabalhem como dinamizadores, articuladores e especialistas em diferenciação e meios de aprendizagem. Não existência de mediação entre técnicos e professores do Ensino Regular, entre escola e família, (…) Não existência de profissionais que em trabalho direto possam identificar e recolher dados para aconselhamento da diferenciação necessária.

7 Para saber mais….


Carregar ppt "Inclusão: que nos aproxima e o que nos afasta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google